O homem sonha e Deus realiza

.


Por: Rev. Marcos André Marques


A frase acima parece mais uma das encontradas em pára-choque de caminhão, mas não é. Ela faz parte de um novo tipo de adeptos de frases de auto-ajuda, que estão presentes hoje em muitas traseiras de automóveis, que circulam pelas ruas das cidades espalhadas por esse imenso Brasil.

Porém, quero me utilizar dela para combater o que os adeptos da teologia da prosperidade, da confissão positiva e também, dos já populares teólogos da auto-ajuda, estão divulgando em suas canções, preleções e ações.

Na busca pela divinização do homem e na humanização de Deus, que implica em tornar o homem onipotente e Deus em subserviente à vontade humana, esse grupo (não quero cometer o extremo de chamá-lo de quadrilha, embora muitos o façam) tem afirmado, constantemente, que “Deus tem sonhos”. Isso tem me incomodado imensamente por pelo menos três motivos:

1) Deus não dorme. Como poderia sonhar. O salmista no salmo 121.4, afirma: “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel”. Acho que estão cometendo um grande engano, pois estão querendo colocar Deus para dormir;

2) O sonho é algo passível de acontecer ou não. Pelo que eu sei das Escrituras Sagradas afirmam que Deus é soberano;

3) Deus não sonha; Deus tem planos e nenhum deles podem ser frustrados (cf. Jó 42.2).

Alguns, inadvertidamente, querem defender a idéia de que sonho e plano são sinônimos, porém, observe o que diz o Dicionário Aurélio XXI sobre sonho e plano:

Sonho [Do lat. somniu.], substantivo, masculino;

1. Seqüência de fenômenos psíquicos (imagens, representações, atos, idéias, etc.) que involuntariamente ocorrem durante o sono;
2. O objeto do sonho (1); aquilo com que se sonha;
3. Seqüência de pensamentos, de idéias vagas, mais ou menos agradáveis, mais ou menos incoerentes, às quais o espírito se entrega em estado de vigília, geralmente para fugir à realidade; devaneio, fantasia;
4. Desejo veemente; aspiração;
5. Aquilo que enleva, transporta, pela extraordinária beleza natural ou estética;
6. Coisa ou pessoa muito bonita; visão;
7. Idéia dominante perseguida com interesse e paixão;
8. O que é produto da imaginação; fantasia, ilusão; quimera (exemplo: seus planos não passam de sonhos)

Plano [Do lat. planu.], substantivo, masculino;

1. Projeto;
2. Projeto ou empreendimento com fim determinado;
3. Conjunto de métodos e medidas para a execução de um empreendimento;
4. Documento que encerra um conjunto de ações governamentais a serem adotadas, visando determinado objetivo;
5. Arranjo ou disposição de uma obra;

Ao meu modo dever e seguindo o que ensina a Bíblia Sagrada, essas palavras não são usadas uma pela outra, principalmente quando se referem a Deus.

Além dos motivos expressos acima, o que realmente está por trás desse tremendo equivoco, são os pressupostos humanistas e secularizado, desses teólogos de meia-tijela, que além de defender uma hermenêutica contemporânea, que nega o sentido do texto como dádiva do autor, buscando justificar as suas afirmações e doutrinas, torcem a verdade de Deus para a sua própria condenação.

Por isso, invertem os papéis. Querem tornar os homens deuses e transformar Deus em seu servo, uma completa loucura! Tais teólogos, via de regra, se utilizando de meios de comunicação em massa (rádio ou TV), fazem, diariamente, afirmações esdrúxulas do tipo: Deus tem sonhos! Ou: Exija seus direitos! Ou ainda, coloque Deus no recanto da parede e exija o que ele lhe prometeu!

Infelizmente, devido à ignorância bíblica do povo, que se diz de Deus, esses falsos mestres, falsos pastores e falsos apóstolos têm conseguido grande número de adeptos. Esses se importam apenas em barganhar com Deus a fim de obterem mais lucros e se tornarem cada vez mais ricos. Desejam gozar “o lado bom da vida”, mergulhando num imenso hedonismo e, deixando de lado o que é mais importante: os dividendos espirituais. Devemos lembrar o que disse o Senhor Jesus: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.19-20).

Em vista disso, embora pareça démodé, prefiro a frase ingênua e típica de pára-choque de caminhão: O homem sonha e Deus realiza, a comprometedora, equivocada e herética frase dos defensores da Teologia da Prosperidade, quando afirmam: “Eu não morrerei enquanto o Senhor não cumprir em mim todos os sonhos que ele mesmo sonhou pra mim”.


Rev. Marcos André Marques
Fonte: [ Blog do autor ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Ruy,

Excelente postagem. Parabéns!

um forte abraço!

Marcos Sampaio

Responder

Mais um post super interessante, parabéns!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!