De um lado esse carnaval... de outro a fome total!

.
Por Leonardo Gonçalves

Vão dizer que eu surtei! Que agora virei herege com H maiúsculo! Quer saber? Pouco me importa; já não ligo para a opinião do gueto gospel. Quem prega a doutrinação burra de uma salvação metafísica sem solução prática, vendendo indulgência aos cristãos do mesmo modo que a Igreja Católica fez na idade média, não é digno de opinar sobre este tema.

Estou cheio do futurismo apocalíptico da geração gospel que distorce as palavras de Jesus e seus apóstolos, e faz da promessa de morar no céu uma justificativa para não mover uma palha em prol do próximo aqui na terra!

Há tempo não sou edificado ouvindo gospel, mas hoje chorei ao ouvir o Hebert Vianna cantando A Novidade! Chorei, senti Deus e senti tristeza ao meditar na letra "inspirada" da Novidade... O paradoxo estendido na areia. A igreja cala... As pedras clamam!

A grande novidade - esta sim é verdadeira heresia – vem disfarçada de evangelho, é pregada por homens legalistas que atribuem tudo ao demônio. Aliás, quase tudo: A avareza, pecado largamente condenado pela Bíblia, passa despercebida na análise destes imperadores de igrejas, capatazes do Vã-gelho.

Trízimos, ofertas de 900 reais, sacrifícios financeiros, tudo isto é cobrado do gado marcado que marcha ao som de um shofar qualquer, MADE in BH! “É para ajudar a obra!”, eles dizem. Mas veja você mesmo que tipo de obra estes homens estão fazendo:


[Foto: uma das mansões do bispo Edir Macedo, dono da IURD]

[Foto 2: King Air 350, avião particular do RR Soares e Renê Terra Nova]


Enquanto isso, as crianças do Haiti comem bolacha feita de terra! Enquanto Renê Terra Nova e RR Soares viajam de avião pelo Brasil, centenas de meninos são escravizados pela FARC na Colômbia, seqüestrados pelos guerrilheiros no Congo, vitimados pela religiosidade gospel na Nigéria, catam lixo pra comer no Rio de Janeiro, são aprisionados em contêineres na Eritréia, se prostituem ou passam fome nos assentamentos em Piura – Peru.




Oh, mundo tão desigual... Tudo é tão desigual... Ohohohoh...
De um lado este carnaval... do outro a fome total... Ohohohoh...

Dessa espiritualidade cega, surda e muda eu estou cansado. Esta religiosidade “gospel” que não estende a mão, que não se importa com os oprimidos, que não se alia aos menos favorecidos, que não socorre os doentes, e ainda por cima prega essa maldita teologia do umbigo, desta religião movida a pão e circo, suor e água benta, eu estou farto! Já me curei dessa doença...


Mas quero dizer que apesar das duras críticas recebidas ao longo de 2009, ainda amo essa gente gospel! Ainda amo essa gente que pensa que se diverte com ópio! Essa galera que paga caro pra ter prosperidade, e quando descobre que foi terrivelmente lesada pelos marajás do E-Vã-Gelho, ficam perdidos... finalmente entendem que foram traídos, e quão solitário é este sofrimento! É quando os irmãos de fé viram as costas, e os amigos de “caminhada” te deixam jogado, ferido, e o que era um sonho se transforma em decepção.

A novidade que seria um sonho... O milagre risonho da sereia...
Virava um pesadelo tão medonho... Ali naquela praia, ali naquela areia!

Sim, eu amo o gospel! Mas me oponho veementemente a quase tudo que dele provém. Já não aceito nenhuma proposta cristã que não seja integral, que não se assemelhe à conduta ministerial de Jesus, nem seja movida pela mesma motivação. Jesus salvava a alma e alimentava o corpo. "Dai-lhes vós de comer!". Deixe de alimentar esses profeteiros ordinários, e invista seus recursos na verdadeira obra de Deus!

Mas o que me deixa mais triste é a certeza que os “crentes gospel” vão me criticar porque eu ouço música secular! Sim, porque com certeza eu vou para o inferno por curtir Hebert Vianna, e quando a morte me arrastar para as mansões inferiores, ainda serei martirizado com a visão de uma multidão Vã-gélica, sendo levada ao céu, abraçada pelos anjos de Gizuz, afinal, eles tiveram fé para comprar a tal bíblia de 900 reais, ofertando para o mini-histério do Silas Malafaia e Morris Cerullo!

Ora, francamente! Vão ler a bíblia, crentes-gospel, e aprendam o que significam as palavras de Jesus: "MISERICÓRDIA quero; e não SACRIFÍCIO"!




***
Comentou Leonardo Gonçalves, no dia do seu aniversário, no [ Púlpito Cristão ]

[*] Notas:
1. O vídeo sobre a fome no Haiti é antigo, mas não obsoleto. O Haiti continua sendo um país miserável.
2. A palavra "gospel" é empregada no texto com conotação pejorativa e irônica. Ela não é tomada literalmente segundo o seu significado (evangelho), mas no sentido popular - conforme vem sendo usada no brasil. Não há nenhuma intenção de debochar do evangelho, nem dos evangélicos sérios. A crítica se dirigem aos falsos profetas que se fazem passar por servos de Deus, e também aos seus seguidores.
3. O vídeo dos Paralamas é um presente aos ouvidos santos dos leitores do blog. Há uma versão no youtube com a participação dos Titãs, que é muito bonita, mas não possui código de incorporação.
.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

É bom ouvir esta voz. Gosto daqueles que acreditam que estão aqui para resolver, dar de comer, construir um reino justo. Chega de açucar, é hora do sal.
"Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo" (Lc 14,37). Os 11 discípulos respeitaram isto. Os primeiros cristãos também. Apenas Judas preferiu o dinheiro e a propriedade particular. Você se considera Judas, o traidor, ou discípulo? Se você se considera Judas temos algo em comum e muito a conversar.

Responder
Anônimo mod

Passo por situação semelhante na minha vida. Cansei do "Gospel".
Me vejo desambientado nesse mundo onde a Bíblia é apenas um pretexto para justificar o saque ao dinheiro e à dignidade humana.
O pior de tudo é não encontrar amigos nessa hora para poder ter uma verdadeira comunhão.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!