O propósito último da hermenêutica

.
Por Daniel Grubba

Para todo aquele que ama a Escritura Sagrada e deseja uma completa transformação por intermédio da Palavra, o estudo da hermenêutica bíblica é imprescindível. Não somente porque a hermenêutica lida com os princípios técnicos para a correta compreensão e interpretação das Escrituras, mas principalmente porque incluiu em sua proposta fundamental a aplicação da Palavra à vida, sendo este, o propósito último de todo labor hermenêutico.

Devemos afirmar que a interpretação bíblica não é um fim em si mesmo, mas um meio que visa a um fim. Roy Zuck, professor do Seminário Teológico de Dallas, diz que “o a objetivo do estudo da Bíblia não se limita a apurar o que ela diz e o seu significado; inclui a aplicação dela à vida”. Portanto, o verdadeiro objetivo do estudo da Bíblia não é informar; é transformar. A informação neste caso, só passa a ter valor à medida que nos transforma, pois caso o contrário vira tão somente um processo mental cognitivo, sem valor existencial e espiritual. A redução da revelação bíblica a um depósito de informações corretas é um conhecimento que ensoberbece (I Co 8.1).

O teólogo católico Dr. Jung Mo Mung aponta para o fato de que a principal finalidade da revelação de Deus não é meramente informativa, mas pedagógica. Ele diz: “Deus não se revela para que o ser humano saiba algo que é muito difícil ou impossível de saber, mas sim para que o ser humano seja de outra maneira e vive de um modo mais humano”. Nas palavras teólogo latino-americano Juan Luis Segundo, “a revelação divina é um processo, um crescimento da humanidade, e nele o homem não aprende coisas, aprende a aprender”.

Toda esta ênfase central do processo hermenêutico se propõe a estabelecer certos cuidados, a saber: preocupar-se de menos com a aplicação bíblica ou se preocupar de mais. No caso em que a aplicação das Escrituras é negligenciada, o estudo bíblico fica reduzido ao academicismo vazio. Por outro lado, a pressa em aplicar o texto sem nenhuma preocupação com a correta interpretação dá margem a aplicação incorreta da Bíblica.

A Bíblia no exorta a termos o coração aberto para deixarmos que o conhecimento da revelação transforme nossa realidade. Tiago, em sua carta, nos alerta quando ao engano de ouvir a mensagem e não praticar. Ele diz:

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tg 1.22-25).

Esta idéia não é original de Tiago, ele certamente aprendeu com Jesus. Pois assim diz o Mestre:

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt 7.24); “E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia” (v. 26)

Autor: Daniel Grubba
Fonte: [ Soli Deo Gloria ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!