A igreja é um hospital, mas Deus não o quer uma vida inteira no estado de coma

.
Por: Daniel Clós


"Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, já passado o tempo necessário, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido."



No grupo de estudo, em que pela graça, e só por ela, sirvo, estudamos um pouco desta palavra na última sexta-feira. O assunto era "Compromisso com a Palavra" e alguém leu este texto, que está escrito no capítulo 5 do livro de Hebreus. Me chama atenção o fato de que quando o autor deste texto está no ápice de seu discurso, discorrendo sobre o sacerdócio de Cristo, ele se vê obrigado a interromper o ensino para repreender seus leitores.


Encaixa-se perfeitamente ao nosso presente tempo o texto com quase 2 mil anos. Dentro de nossas igrejas sobram pastores despreparados, ovelhas ignorantes (bíblica e espiritualmente falando), músicos egocêntricos, líderes autoritários e liderados rebeldes; também não são raros, pelo contrário, são a esmagadora maioria, crianças e adolescentes espirituais que ocupam os bancos das igrejas como se fosse uma sala de cinema onde passa um filme repleto de efeitos especiais... ávidas por um leitinho morno.

Os poucos pastores que ainda ousam preparar um prato de comida quente, ao invés de servir um simples copo de leite nem mesmo adoçado, são tratados como chatos, legalistas, espalhadores e impopulares. Sim, a atual igreja deseja ardentemente leite... e pode ser do tipo C, não precisa pasteurizar, ela não se importa com as bactérias satânicas que se reproduzem nesse leite azedo e tépido que tem sido a pregação contemporânea para as massas.

Tais crentes não querem ouvir sobre salvação, sobre sacrifício, sobre cruz, sobre ser escravo de Cristo, julgam-se doutos em matéria elementar do evangelho, mas são estúpidos... a Palavra não está em nenhum lugar de seus corações ou de suas mentes... sobejam-lhes chavões, arrotam "palavras proféticas" e vomitam "determinações espirituais" mas não conseguem discernir o torto do reto, o esquerdo do direito... a escuridão da luz.

Porque deste pensamento escrito? Bem, essa semana li um texto no blog Voltemos ao Evangelho, onde os autores tentam abrir os olhos de alguém com uma dessas interpretações infantis mas que acredita saber alguma coisa quando não passa de uma criança... alguém que condena o Pr. John Marcartur de tolo por pregar o "Ser Escravo de Deus". Não dúvido ser este mesmo alguém que engrandece, aplaude e dá pulinhos de alegria ao leitinho vendido por homens como Cerullo e Hinn. Também não muito tempo atrás, li comentários à palavra de um pastor de minha igreja, onde o "comentarista" questionava uma contradição em ser livre e escravo na Bíblia. Sim meus amados, auto-proclamados cristãos conseguem encontrar contradições na Palavra de Deus... Pergunto a vós outros: será que eles realmente sabem o que estão fazendo, dizendo e pensando?

Vejamos, você pode pensar, pelo que leu até agora, que sou intolerante com as crianças... mas o que penso é o seguinte: todo aquele que é nascido de Deus, nasce criança, deve então ser cuidado e amamentado com o puro leite espiritual para que cresça em virtude e sabedoria (paráfrase de 1 Pe 2.2)... escrevo como o autor de Hebreus, escrevo para àqueles, que já devendo ser mestres, ainda são crianças. Escrevo para quem não pode ainda ouvir sobre escravidão porque ainda não entendeu o que é ser livre. Um princípio elementar do evangelho de Cristo.

Dentro de nossas igrejas pessoas completam décadas de banco, algumas chegam a cargos de liderança... são "levitas(?)", porteiros, diáconos ou sei-mais-lá-o-que dentro desse universo de ministérios misteriosos criados na igreja brasileira, e ainda são bebês na fé... não são mestres, quando já deviam ser.

Para Timóteo, Paulo escreveu o seguinte: "Procura te apresentar como obreiro aprovado que maneja (conhece, pratica, entende) bem a Palavra..." (2 Tm 2.15). Isso no entanto está longe da realidade do cristianismo contemporâneo, o que vemos são meninos e não homens... pequenos trombadinhas e não soldados capacitados para o combate. Uma noiva que não é noiva, mas tem se comportado mais como prostituta, indo atrás de quem paga mais por seus serviços... ou ainda, como escreveu o profeta Ezequiel (16.33), a respeito de Israel naqueles anos e a quem hoje a igreja se assemelha, é pior que a prostituta, pois esta recebe pelo seu trabalho, a igreja de hoje, como o Israel dos tempos de Ezequiel, paga para ser adúltera.

Não vemos pessoas com tempo para a Palavra de Deus, não vemos jovens com tempo para a Conhecer a Deus, vemos sim homens, mulheres, jovens e crianças, com tempo para o entretenimento promovido no interior de templos, no cume de morros e em volta de fogueiras... tudo para beber mais do leite tíbio oferecido nesses púlpitos caídos mantidos por esses sacerdócios derrocados.

Deixemos o leite para as crianças... preguemos um evangelho simples para os bebês, pois é disso que eles necessitam... mas quanto a nós, vivamos uma verdade profunda, preparada com muito tempero e de longa digestão... comida servida apenas a guerreiros e não do mesmo prato servido aos doentes.

A igreja é um hospital, mas Deus não o quer uma vida inteira no estado de coma.

Autor: Daniel Clós
Fonte: [ Batalha pelo Evangelho ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!