Rute - Declaração de fé ou cultura?

.
Por André R. Fonseca  

“Porém Rute respondeu: — Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.” Rute 1:16 [NTLH]

É muito comum encontrarmos pregadores utilizando o texto acima como bom exemplo de fé. Acredito que a declaração de Rute é muito mais um produto de sua cultura do que de alguma fé verdadeira. Vamos analisar alguns textos como argumento inicial e depois focaremos o texto e o contexto de Rute.

O primeiro texto que desejo citar como argumento está em Gênesis 28:16 - “Quando Jacó acordou, disse assim: “De fato, o SENHOR Deus está neste lugar, e eu não sabia disso.” Jacó havia deixado sua região e iniciava sua jornada rumo a Harã. Seu espanto foi constatar, pela visão, que Deus estava o acompanhando pelas terras estrangeiras. Era comum para aqueles povos da antiguidade acreditar que os deuses eram territorialistas. Acreditava-se que havia um deus para cada região e os moradores de cada região deveriam adorar o deus daquele território. Ao mudar de território, mudava-se de deus e os costumes religiosos também.

Podemos constatar a mesma realidade em alguns salmos nos quais o poeta faz uso dessa concepção cultural para dizer que o SENHOR estava acima desses deuses. Por exemplo: “Deus toma o seu lugar na reunião dos deuses e no meio deles dá a sua sentença.” Salmo 82:1; “Pois os deuses das outras nações são somente ídolos, mas o SENHOR fez os céus.” Salmo 96:5; “Ó SENHOR, Deus Altíssimo, tu governas o mundo inteiro, tu estás acima de todos os deuses.” Salmo 97:9 ou “Que todos louvem a Deus, o SENHOR, porque ele é superior a todos os outros deuses! A sua glória está acima da terra e do céu.” 148:13.

Observe que as duas últimas citações estão relacionando os deuses dos povos com o território dos povos, mas o SENHOR está acima de todos eles, o SENHOR está acima da terra! Há outras citações interessantes como Deuteronômio 41:9 e 32:8,9 - “E, quando olharem para o céu, não caiam na tentação de adorar o sol, a lua ou as estrelas. Pois o SENHOR, nosso Deus, repartiu o sol, a lua e as estrelas entre os outros povos, para que eles os adorem” e “Quando o Altíssimo separou os povos e deu a cada povo as suas terras, ele marcou as fronteiras das nações, dando a cada uma o seu próprio deus. Mas escolheu Israel para ser o seu povo; os descendentes de Jacó pertencem ao SENHOR.”

Se você deseja conhecer um pouco melhor essa questão das citações de Deuteronômio, leia o artigo: http://www.andrerfonseca.com/2012/01/dando-cada-uma-o-seu-proprio-deus-ntlh.html.

Uma vez trabalhada a questão cultural da antiguidade em que se acreditava em deuses territoriais, vamos avaliar a declaração de Rute.

“Porém Rute respondeu: — Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.” Rute 1:16

A primeira coisa que precisamos observar é que a declaração total de apego de Rute está em sua sogra, não em Deus. A simples análise de sua declaração é suficiente para crer que ela não está dizendo aquilo por fé em um Deus verdadeiro, mas na total confiança e dependência, ou apego e amor por sua sogra. É um caso bem diferente quando comparado com Abraão ou Moisés. Concorda?

Não vejo outra maneira de olhar para este texto que não seja para a constatação de uma ideia da antiguidade de deuses territoriais. Se ela mudará de terra e povo, necessariamente precisará adorar o deus daquela terra e povo. É uma simples questão cultural, até porque Rute não era israelita.

Outro ponto que apoia minha leitura do texto está no versículo anterior: Rute 1:15 “— Veja! — disse Noemi. — A sua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Volte você também para casa com ela.”

A resposta de Rute está coerente com a sugestão de Noemi no versículo 15. Ela não deseja voltar para o seu povo e para o seu deus, ela deseja ficar com Noemi e sujeitar-se aos seus costumes, inclusive os religiosos.

Portanto, considerando o contexto dos versículos 15 e 16 com a questão cultural de deuses territoriais como pano de fundo, Rute não apresenta qualquer apreço por um deus em particular, mas demonstra apreço apenas por sua sogra. A questão religiosa é puramente secundária para ela. Rute não pode ser tomada inicialmente como modelo de fé por sua declaração de crença cultural e “teologicamente” equivocada.  

Autor:
André R. Fonseca

www.andreRfonseca.com
Twitter: @andreRfonseca
Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bible_paper.jpg

Fonte: Teologia et cetera
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!