Alerta: estão ensinando a teologia gay!

.
Por - Gustavo Abadie

O próprio Musskopf traça um paralelo entre a teologia homossexual e a estratégia do MST, “ocupar, resistir e produzir”.

Há muito tempo que visito sites de Faculdades e Seminários de Teologia. Um dos mais conhecidos e referenciados pelo Ministério da Educação Brasileiro é a Escola Superior de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – EST/IECLB ou, pelo seu novo nome, Faculdades EST.

É de fato uma surpreendente escola de teologia por possuir a maior biblioteca teológica da América Latina.

Lembro que a EST é uma das instituições oficiais de formação teológica dos pastores, catequistas e diáconos da IECLB. A Escola é conhecida por sua “vanguarda” em teologia e por ter tido o primeiro curso teológico a ser reconhecido no Brasil. Também é reconhecida pelos setores conservadores da Igreja Evangélica em geral como um dos baluartes do liberalismo teológico alemão e fomentadora de teologia feminista e negra, todas ramificações da teologia da libertação.

Ocorre que outro motivo surpreende ao visitar seu site. Em seu curso de graduação em teologia e nos seus cursos de pós-graduação (no Instituto Ecumênico de Pós-graduação/IEPG) há um docente chamado André Sidnei Musskopf, professor assistente de Teologia Sistemática, com ênfase em Gênero e Sexualidade. Ao buscar entender como se processa essa “disciplina” a partir do currículo lattes do referido docente (http://lattes.cnpq.br/0540785104686451) fica claro que a ênfase, na verdade, se chama Teologia Gay. Durante toda a “vida teológica” de André Musskopf, seus estudos se voltaram para a pesquisa da teologia gay, teologia queer, teoria de gênero, etc. Todos os seus trabalhos teológicos que lhe conferiram suas titulações versaram sobre o tema da homossexualidade, todos foram aprovados pela EST/IECLB e sucessivamente publicados por editoras adeptas da teologia da libertação.

Seguem os títulos:

1- MUSSKOPF, A. S. . Uma brecha no armário - Propostas para uma teologia gay.
2. ed. São Leopoldo: CEBI, 2005. v. 500. 138 p (Trabalho de conclusão da Graduação);2- MUSSKOPF, A. S. . Talar Rosa - Homossexuais e o ministério na Igreja. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2005. v. 500. 288 p. (Dissertação de Mestrado disponível aqui);
3- MUSSKOPF, A. S. . Via(da)gens teológicas - Itinerários para uma teologia queer no Brasil. São Paulo: Fonte Editorial, 2012. v. 1000. 503 p. (Tese de Doutorado disponível aqui).

Apesar de discordar tacitamente sobre a temática e entender que o exercício da homossexualidade é reconhecido pelas Escrituras Sagradas como um pecado grave diante dos olhos de Deus, reconheço que os trabalhos escritos por Musskopf são de um altíssimo rigor científico. O mesmo se utiliza de todos os expedientes da pesquisa para assegurar a tese de que a homossexualidade é presente entre os membros e pastores das igrejas, devendo, portanto, ser aceita pelas autoridades eclesiásticas.

O que leva uma escola de teologia a incentivar, patrocinar e tolerar a produção de uma teologia que tenta dar base ao pecado? E o que será das comunidades e igrejas atendidas pelos ministros que aprenderão que o comportamento homossexual deve ser plenamente aceito e que em nada contrariam as regras da fé cristã? O próprio Musskopf traça um paralelo entre a teologia homossexual e a estratégia do MST, “ocupar, resistir e produzir”. A EST não percebe que o que está em curso é precisamente isso, a estratégia de subversão teológica e espiritual de seus líderes e, consequentemente, de seus paroquianos, por meio da “ocupação, resistência e produção”?

O posicionamento da IECLB é constrangedor pelo seu silêncio, senão escandaloso (veja aqui).

Recordo-me do que São Paulo nos diz em 2 Tm 4,3-4:
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

- Gustavo Abadie é Pastor em Porto Alegre - RS.

.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Tadeu de Araújo mod

Distintos irmãos, graça e paz!
Não foi nenhuma surpresa para nós, evangélicos, sabermos do apoio dado pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, à "teologia gay", ainda que de forma indireta, através da EST- EScola Superior de Teologia.
Ora, como não repudiar aquilo que é condenado nas Sagradas Escrituras, conforme Levítico 18.22; 20.13; 1 Coríntios 6.9; 1 Timóteo 1.10; Romanos 1. 18-32.
Sendo assim, deixamos claro que o nosso compromisso é com a Palavra de Deus e o Deus da Palavra.
Pouco nos interessa o conhecimento acadêmico, seja de quem for, que defende aberrações que ferem a santidade do Altíssimo.
Muito embora sejamos pesquisador de caneco pequenino e corda curtíssima, em matéria de teologia, no entanto, nossa fonte primária sempre foi e será a Bíblia Sagrada.
Portanto, esta é nossa conclusão: Pecado é pecado em qualquer época.
Agora, fica a critério de cada um colher o que planta, de acordo Gálatas 6.7; Apocalise 22. 18,19.
Irmão André Sidnei e demais que estão iludidos com a armadilha da serpente, acordem para Jesus Cristo enquanto é tempo.
Em Cristo,
Tadeu de Araújo

Responder

Sou missionário ordenado na IECLB. Estou trabalhando na plantação de uma Igreja local e tenho vergonha desses escândalos e ainda mais da omissão da presidência.

Gostaria de deixar claro a todos que há outros movimentos na IECLB não liberais e que tem contribuído na edificação do Corpo de Cristo com ênfase na espiritualidade, no discipulado e na missão.

Tiago

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!