Carta para a Ritalavasaia - Uma Mulher que Crê Falar em Línguas

.

*A presente carta é de gênero fictício,
embora contenha situações da vida real.

Olá, Ritalavasaia. 

Permita-me iniciar dizendo que a primeira vez que ouvi seu nome, o achei um tanto quanto diferente. Lembro-me de ouvir você explicando o motivo dele: certa vez sua mãe estava falando em "línguas" (ou julgava assim fazer) e "profetizou" que a primeira palavra que saísse de sua boca, seria o nome da próxima filha que o Senhor daria. Confesso: uma história um tanto quanto interessante.

Bem, na verdade, não estou escrevendo esta carta para falar sobre seu nome, mas sim acerca de algo que você realiza: o chamado falar em "línguas". Ainda é recente em minha memória aquele dia em que você me encontrou no terminal de ônibus urbano e, logo em seguida, você se deparou com outra mulher que começou a profetizar e falar em línguas estranhas sobre você - se me recordo corretamente, era sobre alguma viajem, bênçãos e outras coisas mais de sua vida. Lembro-me também que aquela mulher ficou um tempo considerável repetindo exatamente as mesmas palavras, mas toda vez tinha um significado diferente - segundo o que ela mesma "interpretava".

Todavia, acontece que esta prática de falar em "línguas", não é bíblica. Sim, eu sei que você pensa que é e que em sua igreja muitas pessoas alegam ter este "dom" de Deus. Mas, deixe-me esclarecer algumas coisas:

Talvez tenham lhe ensinado que o "batismo com o Espírito Santo" seja uma segunda bênção que o crente recebe, de modo que quando ocorre, ele fica verdadeiramente capacitado para a obra do Reino - o sinal desta bênção, então, seria o falar em "línguas" estranhas/angelicais. Porém, preciso ser sincero com você e dizer que isso não é verdade. O que a Bíblia retrata no livro de Atos dos Apóstolos, não é uma segunda bênção, e sim o cumprimento de uma promessa de Jesus, que havia dito que após Sua ascensão aos céus, não deixaria os Seus discípulos sozinhos, mas enviaria o Consolador, a saber, o Espírito Santo (Jo 16.7). Assim sendo, quando ouve o derramamento do Espírito Santo registrado no capítulo 2 de Atos, se fazia concreta a promessa de Cristo. Note, porém, que as línguas lá faladas, não eram "línguas estranhas", mas sim humanas: "E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu... Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus" (Atos 2.5, 8-11 - grifo meu).

Poder ser que você ainda continue persuadida de que o que digo não seja verdade, pois você entende que após o evento que se deu na festa do Pentecostes (observe é que a festa se chamava Pentecostes, e não a bênção - portanto, o termo "cristão pentecostal", é um tanto quanto equivocado), outros discípulos receberem o Espírito Santo pela imposição de mãos (At 9.17; 19.6). Ocorre que este fato é facilmente respondido pela ordem cronológica dos acontecimentos. Em outras palavras, uma vez que o Espírito Santo ainda não havia sido derramado em Sua plenitude, mas alguns já haviam sido batizados antes d'Ele ser enviado a todos os crentes, estes (os batizados antes da vinda) precisavam recebê-lO. Aqui se encontra o motivo porque alguns receberam o chamado "batismo do Espírito Santo" após o batismo das águas: porque na época do seu batismo, ainda o Espírito Santo não havia sido enviado para todos os cristãos. Por consequência lógica, os que iam sendo convertidos e batizados após a vinda do Espírito, no próprio batismo já recebiam-O, não havendo o porquê de esperarem uma segunda bênção.

Sei, irmã Ritalavasaia, que naquela vez que estávamos conversando sobre este assunto, você citou a questão de Paulo dizer: "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine" (1Co 13.1), e também: "O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja" (1Co 14.4). Deixe-me, então, tecer breves comentários sobre estas duas passagens.

Realmente não sei como andam seus estudos teológicos e quanto tempo você tem dedicado semanalmente ao estudo sério das Escrituras (também não sei se seu marido tem feito o "dever de casa" e lhe auxiliado na compreensão da Palavra do Altíssimo). De qualquer maneira, e me perdoe a sinceridade "brusca", mas apelar para estes dois versículos, como que buscando neles um aval positivo para esta prática de "falar em línguas", é ser mal entendedor e estudioso da Bíblia.

Quando Paulo fala em línguas "dos anjos", talvez você não saiba ou omitiram a verdade em sua igreja, mas o apóstolo está se utilizando de uma hipérbole - um recurso literário que fala um absurdo, a fim de esclarecer e dar maior ênfase ao assunto. É como se ele dissesse: "ainda que eu subisse o monte Everest 10 vezes num só dia, se não tivesse amor...". Sob hipótese alguma, Paulo poderia falar literalmente a língua dos anjos, pois de imediato surgiriam três problemas: 1. de quais anjos ele estava falando - dos santos ou dos caídos? 2. Como um homem pecador poderia ter em seus lábios o santo palavreado dos anjos que nunca pecam, isto é, como uma linguagem absolutamente pura iria conviver com um coração inclinado para o mal, ainda que regenerado? 3. Aliás, se tal coisa fosse possível e supostamente alguém pudesse falar em tal idioma, como é que há tantas divergências de interpretações sobre a mesma "frase" que alguém profere? Caso ainda esteja convicta desta ideia, sugiro que grave você mesma falando em línguas e, depois, enviarei esta cópia para diferentes pessoas que dizem ter o "dom de interpretação" - se for de Deus, tenho certeza que todas as interpretações serão cem por cento idênticas, pois o próprio Paulo afirma no capítulo seguinte: "Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos" (1Co 14.33).

Com relação a quem fala em "línguas" e "edifica-se a si mesmo", se percebe outro absurdo pregado em muitos púlpitos. Basta se dedicar algum tempo a esta passagem e se irá perceber que edificar a si mesmo, na linguagem e contexto de Paulo, não faz qualquer sentido, exceto se compreendido como sendo, também, uma hipérbole ou ironia. Se tal fato fizesse sentido, bastaria que quem fala em línguas, se trancasse em seu quarto e durante horas a fio falasse diretamente com o Senhor - ao sair do aposento, penso que seu rosto brilharia como o de Moisés que falou com Deus (Êx 34.30). Destarte, o que Paulo está dizendo é em sentido irônico, pois veja que ele está falando que todo dom é dado para a edificação da igreja de Deus: "Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja" (1Co 14.12). Logo, não poderia afirmar o oposto, isto é, que alguém poderia ter um dom que tão somente edificasse a si próprio.

Portanto, irmã Ritalavasaia, ore ao Senhor para que Ele lhe conceda entendimento e, por fim, cesse com esta prática. Não dê ouvidos àquelas mulheres amigas suas e a alguns homens amigos seus e de seu marido, que dizem que você precisa falar em "línguas", afinal, como lemos abundantemente nas Escrituras, o que o Senhor deseja não são atos externos, mas sim internos; não sacrifícios ritualísticos, mas conhecimento e misericórdia (Os 6.6); não o rasgar das vestes, mas sim o do coração (Joel 2.13); não a limpeza de objetos, mas a do homem interior (Mt 23.25) - todas as estas coisas, mostrando e ensinando-nos que o verdadeiro cristão não é o que fala em "línguas" e fica num balbuciar sem sentido diante da igreja, mas sim aquele que se dedica a compreender e praticar o ensino genuíno e puro de Deus.

Recomendo que da próxima vez que se sentir "tentada" a falar em "línguas", lembre-se de que isso não agrada ao Senhor, nunca foi uma prática da igreja histórica (procure ler e estudar sobre a história da Igreja) e não é possível ser defendido biblicamente.

Que o Senhor seja contigo e te liberte do misticismo em que estás inserida.

Em Cristo e para a progressão de Seu reino,

Filipe Luiz C. Machado. 

Fonte: 2Timóteo 3.16
Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

Bom dia caro colega,

A graça e a paz de nosso Senhor Jesus. Gostaria de iniciar meu comentário dizendo que acompanho esse blog e gosto das postagens, me considero um cristão reformado lato sensu (definição que o Nicodemus me deu rsrsrs), e gosto muito da defesa das doutrinas da graça que seu blog promove.

Dito isso, gostaria de dizer que esse tipo de postagem não é sincera, e muito menos edificante. Usar um recurso tão mesquinho quanto esse em que se diz, de maneira sutil, que quem entende pelas escrituras sagradas que o dom de línguas é real e atual, não leva a sério seus estudos teológicos e diligentes das sagradas escrituras, é negligenciar toda uma teologia histórica conduzida por homens de Deus piedosos e estudiosos das sagradas escrituras, que dedicaram e dedicam de maneira séria e zelosa suas vidas para o estudo e aplicação da palavra de Deus.

O autor apresenta uma exegese tendenciosa de alguns textos como se fosse um assunto batido, e que as pessoas que pensam o contrário estão desatualizadas com uma suposta ortodoxia e exegese sólida e indiscutível acerca do dom de línguas, quando na verdade isso é apenas um argumento falacioso, haja visto que existem diferentes exegeses para esses textos e outros acerca do dom de línguas, exegeses sérias, de autores sérios, incluindo muitos reformados em sua doutrina.

o autor poderia ter uma conduta mais equilibrada e denunciar os exageros, esses sim conduzidos claramente contra a palavra de Deus, existem muitos, e poderiam ser muito bem ponderados nesse espaço.

Fico entristecido com textos assim, não penso que Deus seja glorificado quando sua palavra é manipulada desta forma.

Glória somente a Deus.

Cordialmente,
Ronaldo

Responder

A paz do Senhor!Embora saibamos que há exageros, abusos e falsificações dos dons espirituias(1 Co 12.8-10 e o cap. 14 todo),essa "presente carta é de gênero fictício,embora contenha situações da vida real" revela sua ignorância(veja 1 Co 12.1) e ataque a uma doutrina tão bíblica como a da predestinação. O irmão disse que "falar em línguas não é uma prática bíblica". Ora, as Escrituras são claras; Jesus disse que "falarão novas línguas". No dia de pentecostes os quase 120 discípulos falaram "outras línguas". Em samaria, simão o mágico viu alguma coisa diferente depois que eles "receberam o Espírito"(veja At 8.17,18), mas esses samaritanos já tinham o Espírito neles, é claro. Cornélio e seus parentes "falaram línguas"(veja At 10.44-46). Os discípulos de éfeso, quando "veio sobre eles o Espírito" falaram línguas. Meu querido irmão, SEMPRE SEMPRE que o Espírito vem SOBRE um crente em Jesus, ele fala línguas estranhas (PRA QUEM FALA!!!); ela é ESTRANHA PRA QUEM FALA(veja 1Co 14.4,9,13,14,15,16,18). Qual é a evidência de que alguém tem o Espírito NELA? O NOVO NASCIMENTO!!! é uma nova criatura!!Mas o sinal de que alguém recebeu o REVESTIMENTO DE PODER( Lc 24.49), que é outro nome para o Batismo no Espírito Santo, é o FALAR NOUTRAS LÍNGUAS(graças a Deus por esse sinal!!!!). Mas isso é apenas o começo! Depois de REVESTIDO, BATIZADO, PLENITUDE,ETC., é aberta a porta para os nove dons. A maioria(todas talves) das coisas de Deus são copiadas e falsificadas por satanás, mas devemos ter cuidado pra não desprezarmos o ORIGINAL só porque tem falsificados (veja 1 Tes 5.19-21).

Responder

Quando começou a Igreja? As opiniões se dividem; para alguns: 1) a igreja começou na morte de Jesus na cruz; 2) A Igreja começou no pentecostes, na descida do Espírito; 3) outros creem que a igreja iniciou na ressurreição; 4) outros dizem que a igreja começo naquela famosa declaração de Mateus 16.18. Bem, eu acredito que a Igreja começou em João 20.22; a Igreja foi inaugurada, apresentada ao mundo no pentecostes; mas ela começou em João 20.22. E o que isso tem haver com o assunto? Quando o Espírito veio no cap. 2 de Atos, os discípulos já tinham o Espírito Santo. Portanto, o REVESTIMENTO DE PODER é uma segunda bênção.

Responder
Samuel mod

Concordo plenamente com o Sr. Ronaldo Guedes.

Muito triste a forma como foi escrite esta postagem. Estou me sentindo muito tentado a deixar de ler este blog.

Não pelo que está escrito, mas pela forma como está escrita.

Escreveu como sendo o dono da razão total. Não é desta forma que se discute um assunto.

Já li muitas postagens com este tipo carta fictícia, mas nenhuma tão ruim como esta.

Com certeza esta prática não é de um verdadeiro servo de Deus, que trata os erros das pessoas com amor.
Muito lamentável.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!