O que significa “A glória desta última casa será maior do que a da primeira”?



Por André Sanchez

Já passei por várias vezes na frente de templos sendo construídos e vi essa frase em uma placa ou em um dos muros da construção: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira”. Muitas pessoas veem essa frase e pensam que a igreja está construindo um templo que será melhor do que o primeiro, que será mais luxuoso, que caberá mais gente (e normalmente é o que as igrejas querem dizer com ela). Mas o que esse verso significa na Bíblia? Será que ele se refere a um templo mais luxuoso ou a um templo maior? Esse verso está em Ageu 2.9:

“A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Para compreendermos o significado desse texto, precisamos lembrar que o profeta Ageu exerceu seu ministério no segundo reinado do rei Dário (Ageu 1.1). Nessa época, os judeus haviam voltado (pois estavam cativos) à Terra Prometida por causa de um decreto de Ciro (Esdras 1.1-4). A missão deles era reconstruir o templo, pois o templo construído por Salomão havia sido destruído vários anos antes, quando o povo foi levado cativo por causa de sua desobediência a Deus. Jerusalém e o templo foram destruídos. A missão desses judeus era retomar o culto a Deus e reconstruir o orgulho do povo de Israel, o seu templo, a “habitação do Senhor”, e também sua cidade.

Eles, então, começam a reconstrução do templo, que acaba ficando parada por volta de 18 anos devido a uma oposição externa e do desânimo deles. Porém, depois desse tempo, eles retomam a construção e a terminam. E é exatamente desse templo que Ageu profetiza. Esse templo foi construído pelos judeus liderados por Zorobabel (Ageu 2.4). O interessante é que as pessoas que tinham visto o templo de Salomão em toda a sua glória e luxo, choram ao ver a simplicidade desse templo: “Quem dentre vós, que tenha sobrevivido, contemplou esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos?” (Ageu 2.3). Porém, Deus promete que sobre esse templo simples estaria uma maior glória do que a que estava no primeiro.

Esse é o significado desse texto: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Ageu 2.9)

A título de conhecimento, esse templo, muitos anos mais tarde passou por várias reformas, até ser substituído pelo templo de Herodes, que começou a ser construído por volta de 20 a.C e foi terminado em 64 d.C. Porém, no ano 70 d.C, esse templo foi destruído pelas tropas do império Romano, por ordem de Tito. Hoje, a única coisa que resta dele é um muro, que é chamado de muro das lamentações.

.
Imprimir ou salvar em PDF

5 comentários

Olá Irmãos, Graça e Paz.....

Este texto Bíblico tem sido interpretado de varias maneiras, mas quase sempre de forma errada, ou com aplicação fora do proposito da mensagem de Deus pelo profeta Ageu.
Como ressaltou o Pr. André Sanches autor da postagem. A mensagem do profeta se destinava a encorajar os reconstrutores do templo, a trabalharem sem possuir nenhum recurso comparado aos da construção original antes da destruição. Por isso a Glória seria muito maior. Deus iria recompensa-los por isso. Porém, existe um outro detalhe, aquele templo sem ostentação mais cheio de Glória é rejeitado pelos judeus, era uma tipologia do Senhor Jesus Cristo. E, só nele veremos a gloria da segunda casa maior do que a primeira. Amém!!!
Deus abençoe a todos......

Responder
Noberto mod

Graça e Paz!
Lendo o texto supracitado, acho que a explicação deixou a desejar.Sabemos de maneira simples que o profeta estava se referindo a presença do próprio Deus, na pessoa do Messias no Templo, onde muitas vezes ensinou,curou e fez-se presente em carne. Por isso que a Glória do Segundo Templo transbordou a do Primeiro.
Shalom a todos!

Responder

Veja o que João Calvino diz:

http://www.ccel.org/ccel/calvin/calcom29.v.iii.iv.html

Responder
Ana Novais mod

Paz do Senhor á todos! queridos a postagem do Pastor André está bem explicada, vejam bem, no primeiro templo Deus agia com poder e glórias claro, mas o que ele quis dizer e acredito estar correto, é que Deus age muito mais na simplicidade, o esforço pra levantar um novo templo para adora-lo, isso aos olhos de Deus tem muito mais valor do que a luxúria de um templo. saiba vc é a melhor oferta pra Deus, a sua atitude, o seu esforço, a sua simplicidade, e o seu amor para com a obra, isso sim move o coração do Senhor! por isso Deus pode sim derramar todo poder e glória sobre a sua vida, toda unção na vida daqueles que o adoram com singeleza de coração. o homem valoriza o material, mas o Senhor olha o Espiritual, Salomão levantou um templo extraordinário, cheio de luxo, mas ele tinha riquezas para isso, mas Deus se agradou dele porque na época ele além de riquezas tinha um coração voltado para o Senhor. nunca faça algo pro Senhor, esperando que o homem veja, mas sim faça com o seu coração voltado pro Senhor e ele te vendo basta. paz seja com todos!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!