Os mercadores da música gospel

.
Por Renato Vargens

Robson Fernandes relata uma triste experiência que teve ao tentar marcar um evento com uma cantora gospel famosa aqual reproduzo abaixo:

"Durante essa semana tivemos a oportunidade de entrarmos em contato com determinada agência de promoções e eventos para sabermos as condições necessárias para se realizar um evento com certa “cantora” gospel e sua banda. É necessário obtermos essas informações para que possamos estar a par da real e atual situação no denominado “mundo gospel”, que encontra-se recheado de estrelismos e fanatismos, abusos e concessões, descaracterização do evangelho genuinamente bíblico e aceitação de modismos. A comentada “cantora” apresenta entre as muitas exigências para se “louvar a Deus” em um evento evangélico, um carro novo com ar condicionado exclusivo para ela e seu marido, com motorista particular. Exige, ainda, passagem aérea para 14 pessoas unicamente pela empresa TAM. Exige, ainda, duas vans: uma com 16 lugares para o transporte de sua equipe e outra para os equipamentos. Exige, ainda, que a hospedagem seja realizada em um hotel com categoria máxima, e um quarto diferenciado para a “cantora” e seu marido. Exige, ainda, que não fará refeições no hotel, mas em um restaurante que disponibilize o seu café da manhã, almoço, jantar e lanche da tarde. Exige, ainda, que sejam utilizados o equipamento de show e mapa de palco de acordo com o que a “cantora” estipular. Como se todas essas exigências não bastassem, a cantora cobra pela “apresentação” o valor de R$ 25.000,00. Isso mesmo, vinte e cinco mil reais por cerca de uma hora a uma hora e meia de “show”. E mais, exige que nenhuma gravação em áudio, vídeo ou qualquer outro meio seja realizado, seja parcial ou integral do seu “show”. Agora, eu me pego a pensar: onde está Jesus nessa história toda? Jesus nos dá a salvação como um presente, mas uma cantora cobra R$ 25.000,00 para dar uma hora de música.

Pois é, o número de cantores evangélicos cobrando nababescos cachês é um verdadeiro absurdo! Infelizmente essa coisa chamada gospel virou febre neste tupiniquim país! A conseqüência disso é que em nome da espiritualidade a fé bíblica-cristã tem sido comercializada de modo escandaloso. Em nome de Deus, a música e a adoração, passaram a ser vendidas como um produto qualquer em nossos templos. Cantores, cantoras em nome do ministério, estipulam valores altíssimos, para adorar aquele que é digno de todo louvor.

Isso me faz lembrar do episódio em que Jesus entra no templo com azorrague nas mãos derramando o dinheiro dos cambistas no chão. “E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou a todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas, e disse aos que vendiam as pombas: tirai daqui estas coisas, não façais da casa de meu Pai casa de negócio." Jo 2:14-16

No texto em questão a Bíblia nos mostra um Jesus indignado, isto porque, os valores da casa de Deus estavam absolutamente deteriorados. Vendia-se tudo que se era possível para o sacrifício. Na verdade eles estavam muito mais preocupados com o lucro do que com o sacrifício em si. Repare que Jesus repreendeu os que vendiam as pombas (vs 16), isto se deve ao fato das pombas ser geralmente oferecidas como sacrifício pelos mais pobres. Jesus aqui combate também a espoliação dos menos favorecidos pela sociedade. Sim, combate o enriquecimento de alguns em detrimento da religiosidade de outros. O Interessante é que ele joga o dinheiro no chão. Isto nos leva a entender de que o lugar que dinheiro deve estar é bem longe da cabeça e do coração. Dinheiro tem que estar no chão! Debaixo dos nossos pés, submetido inteiramente a Deus.

Caro leitor, por favor, pare, pense e responda: Qual a diferença dos chamados artistas gospel para os artistas seculares? Ambos não cobram cachês? Qual a diferença das músicas cantadas? Ambas não são para entretenimento do ouvinte? Qual a diferença entre seus fãs clubes? Ambos não adoram seus ídolos? E quanto as suas canções? Não são ambas antropocêntricas? Ora, vamos combinar uma coisa? Esta historia de artista gospel é uma verdadeira vergonha. Afirmar que seus shows fazem parte de um ministério cristão é no mínimo afrontar o conceito bíblico de serviço.

Isto posto, repudio veementemente os que em nome Deus se locupletam da fé publica cobrando valores imorais por seus shows e apresentações.

"Ao contrário de muitos, não negociamos a Palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus." (II Coríntios 2. 17)

Renato Vargens
Fonte: [ Blog do autor ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

8 comentários

Prezamado Ruy Marinho,

A paz do Senhor!

Tentei encontrar uma palavra melhor para este vandalismo e não consegui outra além de: VERGONHA!

Sim! Exatamente o que sinto: VERGONHA!

O Senhor nos ajude!

O menor de todos!

Responder

A Igreja de nosso tempo espetacularizou a fé. Como parte do espetáculo os "shows" gospel dão a sua contribuição para o processo de alienação dos indivíduos da verdade do Evangelho. Assistimos atônitos um modelo de culto que se baseia mais em um frenesi alucinado e emocional do que numa adoração racional e bíblica.

As multidões que frequentam tais cultos são em sua grande maioria pessoas sem qualquer profundidade bíblica,e, portanto, incapazes de discernir remédio de veneno.Muitos pastores neste intrincado mundinho evangélico espetacularizado são verdadeiros mercenário, lobos disfarçados de ovelhas!

Responder
Anônimo mod

Ruy Marinho,
desculpe a sinceridade mas acho que as pessoas que compram CDs e DVDs piratas não estão pecando, isso pq o preço desses produtos estão alem do orçamento da maioria da população. Acho injusto as pessoas se privarem do direito de ouvir CD e assiatir DVD. A opção encontrada foi essa, pirataria. Pra vc vê dois DVDs originais é o preço de um aparelho de DVD. Onde vamos parar. Desculpe estou sendo sincero. Abração

Responder

Comecem a dizer os nomes desses cantores!

Durante muito tempo se escondeu os erros de líderes. Depois gradualmente se começou a fazer alguma crítica sem citar nomes. Hoje finalmente os membros sérios das igrejas estão falando abertamente e dando nomes.

Façam o mesmo com os cantores! Digam o nome DESTA cantora!

Responder
Anônimo mod

aposto que sei quem é essa cantora é a tal da Aline Barros. Por que um am igo meu foi num show dlea, e ela disse que não subiria num palco usado por outra pessoa.

Responder
Anônimo mod

aposto que sei quem é essa cantora é a tal da Aline Barros. Por que um am igo meu foi num show dlea, e ela disse que não subiria num palco usado por outra pessoa.

Responder
Anônimo mod

Não devemos nos espantar com tudo isso, mas podemos fazer a nossa parte e tentar influenciar o maxímo de pessoas possivéis, vou falar como :não consumir nenhum produto do mundo gospel e suas estrelas, vamos apenas ler livros sérios consagrados e é claro devorar a bíblia, para não termos tempo de ouvir essas musicas gospel,que na maioria são ridículas.

Responder

Sabe, com todo respeito...
Acho que os cantores gospel tb têm gastos c/ produção, aparelhagem, vestuário, etc...
Muitos cristãos pagam caro pra ver artistas seculares, shows, teatros, etc...
Porque não pagar tb aos cantores gospel? Afinal, quem contrata também está tendo lucro com a promoção desses eventos, ou fazem "de graça"?
Cite nomes, pra evitar especulações, tanto dos contratantes como possíveis contratados...
Deus abençoe a todos nós!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!