Haiti: onde está a "poderosa" igreja brasileira?

.

As cenas são chocantes: corpos espalhados pelas ruas, gritos sufocados sob escombros, o desespero por uma garrafa de água. Correria, violência, dor. Imagine, por um momento, o que significa olhar ao redor e perceber que tudo aquilo que você chamava de "vida", acabou. Casas e suas pessoas agora são pó e lembranças. As ruas são apenas a mistura estranha de mortos e destroços. Não encontro outra palavra a não ser: devastação.

Um cinegrafista amador captou o momento em que uma mulher, atônita ao observar as chamas de um prédio destroçado bradou desesperada: "o mundo está acabando!" Paradoxo intrigante: começa um novo ano, acaba o mundo dela. Em lágrimas, procurei por pessoas que nunca conheci. Chorei por crianças que nunca abracei. Tentei encontrar meios para, de alguma forma, minimizar o que é absurdo.

Lembrei de Jeremias em suas Lamentações. A devastação de sua amada terra fez seus olhos derramarem-se em fontes. Chorei pelos haitianos porque somos todos humanos, fronteiras, nomes e "raças" são apenas criações imbecis que abraçamos só para dificultar nossos esforços na convivência. Somos todos filhos do pó, filhos da Mãe Terra, filhos amados do Pai. Chorei não apenas como um brasileiro sentado em seu confortável sofá numa distância segura do caos, mas como um humano aflito cuja mesma distância apenas apavora ainda mais.

Em meio a todo o caos, uma fúria me invadiu: onde está a "poderosa" igreja? Aquela que berra todos os dias na televisão sobre seus poderes para curar, exorcizar e angariar muita grana! Aquela dos mega-pastores, mega-empresários, mega-pregadores, mega-cantores, mega-patifes! Aquela dos endinheirados bispos do poder! Aquela dos magnatas da fé que enganam, distorcem as Escrituras e, sob a fachada do sobrenatural, escravizam mentes ávidas pelo espetáculo!

Vejo uma grande mobilização de governos, entidades não-governamentais, civis, a igreja católica e suas pastorais, mas não vejo nada da Poderosa Igreja Evangélica Brasileira! Pense bem no que vou escrever agora: se essa tragédia não servir para mudar radicalmente os rumos da teologia triunfalista da atualidade no Brasil, descretamos a nossa morte!

Depois das atrocidades da Inquisição e do Nazismo, a teologia cristã experimentou novos rumos, se o Haiti e sua absurda tragédia não nos sacudir os alicerces teológicos, é porque já estamos tão mortos quanto os que entram na crescente estatística macabra do terremoto. Quanto dinheiro as igrejas evangélicas brasileiras movimentam por mês? Quanto se gasta com o luxo miserável dessas "pseudo-elites" tupiniquins travestidas de cristãos?

Assim como hoje julgamos pesadamente a Inquisão e o Nazismo, nos julgarão daqui a alguns anos pelo descaso com a natureza, pela insensibilidade com os que sofrem e pela farsa que toleramos socialmente todos os dias.

Vou chorar mais um pouco...

Até mais...

Autor: Alan Brizotti
Fonte: [ Blog do autor ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

6 comentários

Boa observacao,
ao se referir e indagar sobre as acoes sociais da "poderosa" igreja brasileira, que recebem SEMPRE - em nome de Deus - doacoes monetarias de pessoas.

by NilmaBostonRio

Responder

É, então todos nós... a "poderosa" igreja evangélica brasileira temos que sair do sofá e agir né.
Tirar a mão do bolso e investir nos haitianos.

Eu tenho nojo do que vejo diariamente na tv, mas não acho que nós podemos ficar apontando o dedo para eles se não fazemos nada.

NÓS SOMOS A IGREJA, ENTÃO FAÇAMOS!

Responder

Muito bom! Fiquei também pensando nisso... Nossas 'igrejas' estão cheias e estão cada vez pedindo mais... Lamentável! Devemos nos perguntar: Será que cremos no Reino de Deus ou só acreditamos no que nossos olhos podem ver agora?

Triste, mas real!
Abraços...

Responder
Antonio mod

Avião prá levar doações e médicos já tem vários e um detalhe: os jatinhos dos apóstolos são o tipo de aeronave ideal para operações em locais de difícil acesso ou com a infra-estrutura seriamente comprometida, como é o caso do Haiti; inclusive na falta de um aeroporto elas pousam e decolam de rodovias e estradas com piso bom.
Faça como eu, mande e-mail para eles sugerindo esta idéia. Vamos pressionar os "homi de Deus".

Responder

Aproveitar a tragédia no haití para criticar a igreja (do brasil) é algo curioso pois a igreja é o corpo de cristo,e no brasil a igreja faz um trabalho com o seu povo.Se o Haití tivesse aberto o coração para o Senhor Jesus,certamente não teria havido tal catástrofe.A palavra de Deus tem sido pregada a mais de 2000 anos e os haitianos tiveram tempo de conhece-la.Seguramente muitos missionários já pregaram naquele país.Não vejo porque criticar nossos irmãos brasileiros,pois hoje a qualquer hora ouvimos o evangelho sendo pregado no rádio e na tv.Quantas pessoas nos anos sescenta e setenta cometeram suicídio por não terem uma palavra que os abençoasse.Dou glória a Deus pelos irmãos brasileiros que tem pregado o evangelho no rádio e TV.Gostaria de saber quantos críticos confortavelmente instalados em suas residências se disporiam a ser voluntários a irem a um hospital,a um presídio,a um centro de recuperação de drogados.Aqui no brasil tem muita gente sofrendo também,de modo que não é só o haití que precisa de socorro,é só fazer um calculo:procure contar quantos cristãos existem no seu trabalho,na sua vizinhança,na sua família,o resultado será mínimo.Levemos o evangelho a eles,e oremos para que outros preguem a eles também.Quanto aos haitianos,oremos e ajudemos a eles.

Responder
pastor Ivens mod

Sobre a ação da igreja do Brasil no Haiti, sugiro que deem uma olhada no site www.projetohaiti.com

Deus abençoe,
pr. Ivens

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!