A Fé é um Dom de Deus

.
Por: Heitor Alves

Em um debate sobre o artigo Deus faz com que as pessoas acreditem, alguém afirmou que em Ef 2.8 não é possível determinar se a fé é um dom de Deus. Para mais detalhes sobre o debate, aconselho a visitarem o link do artigo.

De acordo com a chave lingüística, a palavra grega que traduz "por meio da fé" é "dia pisteôs". Segundo Gaugler, a fé não é vista como uma obra ou realização positiva do indivíduo. A expressão "e isto não vem de vós, é dom de Deus" é relacionado com o processo inteiro da salvação pela graça através da fé como um dom de Deus. O "isto" não está relacionado somente com "graça", ou somente com a "", mas está relacionada com o conjunto que envolve tanto a graça como a fé.

Isso está em perfeita sintonia com os demais textos das Escritutas. Veja: Atos 13.48 nos informa que os gentios estavam ouvindo as mensagen de Paulo e de Barnabé. No verso 48, nos é informado que os gentios, ao ouvirem o evangelho, creram. Eles creram (= fé). Mas note o que diz o restante: "...e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna". Quem creu na mensagem? Qualquer um poderia crer? Não. Somente aqueles que foram destinados para a vida eterna é que poderiam crer. Somente eles. Isso está em pleno acordo com a mensagem deste artigo: "Deus Faz Com Que As Pessoas Acreditem (Creiam)".

Outro texto que poderia citar é Filipenses 1.29: "Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele...". O texto, se você prestar atenção, está nos dizendo que duas coisas nos foi concedida (ou seja, nos foi dada). A graça e a fé ("crerdes"). Não foi apenas uma coisa que nos fou dada. Foram duas. Tanto a graça como a fé nso foi dada pelo próprio Deus. Você nega isso?

Ainda tenho outro texto que nos informa que, se é Deus quem nos dá a fé, temos a informação que Deus não dá essa fé a todos. Veja 2 Tessalonicenses 3.2: "... porque a fé não é de todos". Ora, se o homem tem a capacidade para desenvolver a fé (que é sua, somente), então porque o texto sagrado diz que a fé não é de todos? Será que a fé pertence a um determinado grupo de pessoas?

Respondo: SIM. A fé pertence SOMENTE aos eleitos de Deus: "Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus..." (Ti 1.1). Alguém disse: "O argumento de que Deus anda dando fé para uma turma já eleita para a salvação é areia braba". Ora, areia braba é o argumento que diz que a fé pertence a todos os homens! E ainda: que a fé não é um dom de Deus! Isso é areia das brabas!!! rsrsr

Somente os eleitos de Deus crerão no evangelho. Somente eles, porque a fé (que leva o pecador à salvação) é deles. Isso prova porque numa mesma mesma pregação, uns crêem e outros não. Ou você achava que era o tal "livre-arbítrio" deles???

Essa EIXEGESE não enconta nenhum apoio das Escrituras.

"Qualquer chuvisco, qualquer neblina, qualquer serração desmorona a casa por completo! A mentira é coisa ruim! Mas, cá pra gente, a mentira travestida de verdade, essa, além de ruim, é perigosa! E os que a fabricam, hão de ser indesculpáveis!".

De fato, os homens estão fabricando uma mentira, e meio mundo de gente pensa que é coisa da Bíblia. Todos serão tidos por culpáveis perante Deus!!!

Portanto, procuremos entender o que a Bíblia diz e só assim entenderemos que a fé não é de todos (2Ts 3.2), ela pertence somente aos eleitos (Tt 1.1), porque ela é uma dádiva de Deus (Ef 2.8).

Autor: Heitor Alves
Fonte: [ Blog dos Eleitos ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!