"Líderes evangélicos" e o Transtorno de Personalidade Narcisista

.
O cinema, muitas vezes, nos instrui de forma bastante didádica acerca dos fatos da vida, sejam eles positivos ou completamente negativos. No campo da Psiquiatria, por exemplo, muitos filmes têm sido produzidos, para mostrar a realidade de uma patologia.

Em Uma Mente Brilhante, tomamos contato com a esquizofrenia e ficamos sabendo como essa doença se manifesta. Em Amadeus, ficamos conhecendo, através de comportamento de Mozart, como vive e enxerga o mundo uma pessoa que sofre do Transtorno Bipolar de Humor.

Neste post, sirvo-me de um outro filme que mostra as características de uma outra patologia psiquiátrica que, honestamente, acredito, esteja afetando a vida de váriosAmadeus daqueles homens que conhecemos como "líderes evangélicos" (entre aspas), cujas atitudes não condizem com suas responsabilidades.

Refiro-me ao filme O Diabo Veste Prada, em que a personagem principal, Miranda (interpretada pela atriz Meryl Streep) constitui um bom exemplo de pessoa que é vítima daquilo que é conhecido como TRANSTORNO DE PERSONALIDADE NARCISISTA.

SINTOMAS
Quem quer que tenha assistido ao filme se lembrará que Miranda, em sua sede de poder e reconhecimento, possui uma personalidade na qual estão presentes os seguintes sintomas:

1) sentimento grandioso da própria importância ( exagera suas realizações e talentos, espera ser reconhecida como superior e possui realizações que considera incomensuráveis);

2) fantasias de sucesso ilimitado, poder, inteligência, beleza e capacidade de manipulação;

3) crença de ser "especial" e única, além de somente pode ser compreendida e associar-se a outras pessoas especiais ou de condição elevada;

4) exigência de admiração excessiva por parte de outras pessoas;

5) sentimento de intitulação, ou seja, expectativas irracionais de receber um tratamento especialmente prada4favorável ou obediência automática às suas expectativas;

6) é exploradora em relacionamentos interpessoais, isto é, tira vantagem de outros para atingir seus próprios objetivos

7) não possui empatia: reluta em reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e necessidades alheias;

8) freqüentemente sente inveja de outras pessoas ou acredita ser alvo da inveja alheia

9) apresenta constantes comportamentos e atitudes arrogantes ou insolentes.

A despeito de termos a Bíblia que nos instrui acerca do amor, da benignidade e da mansidão, entre tantas outras virtudes; não é preciso muito esforço para que reconheçamos, AO INVÉS DELAS, as características ou os sintomas do TRANSTORNO DE PERSONALIDADE NARCISISTA naqueles que, um dia chegaram humildes, mas hoje são, de fato, arrogantes e presunçosos "donos de igrejas".

Que tenhamos discernimento para reconhecermos esses tais, e não deixarmos nos enredar pelo suntuoso aparato que apresentam, firmando-nos na cruz de Cristo, único lugar onde é possível gloriarmo-nos. E gloriarmo-nos unicamente no Senhor.

Soli Deo Gloria!

Tony Ayres, no blog Psicoterapeuta cristão.
Via: [ PavaBlog ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

Todos os problemas mencionados nestes filmes,e que tem seu correspondente na vida real,ocorrem devido a desfiguração causada pela ausência de Deus na vida das pessoas.Com esta ausência o pecado faz morada e junto com ele os espíritos malígnos.Deus não criou pessoas transtornadas.O espírito santo produz naqueles que seguem a Jesus o amor a bondade,a longanimidade .a paz,a mansidão,o domínio próprio.Muitas vezes entretanto ,os cristãos não cogitam das coisas do espírito,mas das da carne.Por esta razão existem,mesmo no meio dos cristãos,pessoas com problemas diversos.Deus deu a vida de seu filho quando éramos pecadores,quanto mais nos dará coisas maiores sendo nós considerados filhos.Sendo filhos ,amemos os aflitos e sacrifiquemos nossas vidas para levar a libertação aos cativos de problemas psicológicos e psquiátricos.Falo isto porque eu vim de uma família bastante alterada e eu sofri muito com isto.Deus porém teve misericórdia de mim e me considerou digno de receber a libertação.Casei(no senhor) com uma pessoa muito equilibrada.Este equilíbrio porém não a faz precisar menos de Deus.Que concluímos,transtornados ou não,todos precisamos do senhor.Não temamos ser enredados pelas astúcias do diabo mas conservemos nossos olhos postos no autor e consumador de nossa fé:Jesus, e renovemos nossa mente pela palavra de Deus.

Responder

Vou assistir a esse vídeo para ter uma melhor noção do que foi dito no post.

Responder

A paz,

Uma vez identificado o desvio,como lidar com ele?

Responder

Olá Creuza.

Obrigado pela sua participação no Blog Bereianos.

Vou encaminhar sua pergunta ao autor do artigo para que o mesmo a responda, ok?

Graça e paz!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!