Pastores decadentes

.
"Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o vosso adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito" (Tt 2.7-8)

Certo dia, ouvi um irmão da igreja expressando a alegria que tinha de seu filho seminarista. Esse irmão falava sobre a certeza de emprego que seu filho teria ao terminar o bacharelado em teologia; falava, ainda, acerca de algumas regiões em que a remuneração de um pastor seria uma importante motivação para que nelas se buscasse um emprego. Muitos pensam assim como esse pai e muitos fazem teologia com o propósito de se empregar numa igreja.

Há muitos pastores em decadência porque nunca tiveram um chamado para tal obra. Ser pastor não é somente ter um diploma de seminário, ser pastor não é somente ter um título; ser pastor e velar pelas ovelhas; ser pastor é cuidar do povo de Deus e o alimentar com a palavra da verdade; ser pastor não é ser dono, mas servo; ser pastor é reconhecer que se tem o chamado de Deus para ministério de cuidar do rebanho do Senhor.

Hoje, temos muitos “pastores” que são levados por todo o vento de doutrinas. Apresentam-se como pragmatistas e sincréticos e não se preocupam com que verdadeiramente interessa a Deus. O importante para eles é o crescimento numérico e financeiro sem se dar conta de que Deus não está preocupado com esse tipo de crescimento.

Pastores decadentes formam ovelhas rebeldes. Por esse motivo muitas igrejas têm “donos” e se os pastores tementes a Deus não aceitarem tais posturas logo são descartados. Bons pastores aceitos são aqueles que hoje fazem vista grossa aos pecados e erros das ovelhas e compactuam com seus erros.

Quando Paulo fala a Tito afirma que o pastor deve mostrar integridade no ensino, reverência, linguagem sã e irrepreensível. Algumas vezes, nas cartas pastorais, o apóstolo Paulo faz cobrança severa e muitas advertências aos novos pastores dizendo que encontrarão muitos mentirosos, lobos, salteadores, insubordinados, mas “tu, porém”, fala o que convém a sã doutrina. Neste caso, o pastor segundo o coração de Deus, deve ter autoridade moral para falar, corrigir, exortar as ovelhas se tornando um exemplo de vida para elas e assim construir o caráter Cristão na vida de cada membro da igreja.

A decadência de muitos pastores começa quando se deseja o sacerdócio sem terem sido chamados para tal ofício. Partindo desse pressuposto, os pastores que assim se intitulam não têm integridade no seu ensino, e logo começam os problemas as aceitações de todo vento de doutrina, o que leva muitos a errar também.

A conseqüência de tudo isso é o descrédito da palavra de Deus e a banalização do nome evangélico. Muitos estão oferecendo tudo que não é o evangelho de Cristo em nome do evangelho de Cristo. E quem tem se agradado dessa situação é o adversário dos verdadeiros cristãos, o diabo. E o culpado de tudo isso são esses pastores decadentes.

Autor: Pr. Anderson Resende Barbosa
Fonte: [ Ultimato ]
Via: [ Emeurgência ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Ser pastor hoje virou uma forma de se ganhar estabilidade profissional e financeira. A rentabilidade do oficio pastoral atraiu uma legião de mercenários e aproveitadores. Verdadeiros ratos de Igreja!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!