A Confusão Continua…

.


Por Giovani Mariani

Imagine-se poder voltar no tempo, dentro do incrível carro do Dr. Emmett Brown (De Volta Para o Fututo), e cair lá no século I d.C, precisamente na Judéia…

Mordendo-se de curiosidade, você sai a conhecer a antiga Judéia, o povo judeu, seus costumes, e principalmente entender melhor a palavra de Deus. E depara-se com um povo estritamente religioso, enraizado nas escrituras sagradas e nos seus costumes. E mesmo que estejam sob domínio dos romanos, não abandonam a sua fé. No entanto, há uma considerável pluridade de interpretações das escrituras da parte deste mesmo povo, o que os faz estarem divididos e em constantes divergências.

Ao entrar em Jerusalém, você se depara com vários os fariseus, grupo popular, extremamente formalistas, defendem uma observância rígida (até ortodoxa) da Lei escrita e da Lei oral. Assim como a maioria dos judeus, se opõem à Roma e ao helenismo. São nacionalistas, e aguardam a vinda do Messias, que deverá libertar Israel da dominação romana.

Visitar Jerusalém nos tempos de Jesus, não pode deixar conhecer o Templo. Além de ser o simbolo máximo da religião logal, é também um centro político, econômico e administrativo.

Ao chegar no Templo, você conhece os nobres saduceus, grupo formado pela elite, principalmente das famílias da alta hierarquia sacerdotal (ou seja, pobre não entra), não crêem em ressurreição, e nem na existência dos anjos, rivalizam com os fariseus, mas tem maior influência política, aceitam apenas a Lei escrita, são favoráveis à romanização e à helenização, e além do mais suas doutrinas são extremamente ligadas ao templo.

Após conhecer o grande Templo e toda cidade de Jerusalém, você decide conhecer melhor a Judéia. Compra um camelo, e sai a desbravar esta província romana.

E chegando do lado de fora da cidade, ouve-se discursos revolucionários de camponeses, dignos de uma espécie de “Che Guevara”, este grupo é chamado de zelotas. Estes, são marcados pelo caráter militarista e se opoem a ocupação romana de Israel e ao helenismo, chegando ao ponto de cometer ataques terroristas contra os representantes do império romano. No entanto, respeitam o Templo e a Lei. Professam um messianismo radical e só acreditam em um governo teocrático, ocupado por judeus. Veem na luta armada o único caminho para enfrentar os inimigos e acelerar a instauração do Reino de Deus. Inspirados pela sua vez, na Revolta dos Macabeus.

E seguindo ao leste, você desce a região do Mar Morto. Chegando lá, você avista a comunidade de Qumran, uma das tantas comunidades agriculas dos essênios. Este grupo por sua vez, diferencia-se bastante dos demais, vivem em regime comunitário com exigências rígidas, regras e rituais próprios, sem sacrifícios de animais; condenam a propriedade privada; são vegetarianos; praticam o celibato ou se casam somente para perpetuar a espécie; praticam uma espécie de batismo; são intolerantes ao domínio romano, ao helenismo, e ao poder concentrado no Templo de Jerusalém; E esperam que Deus envie um grande profeta e dois Messias diferentes, um rei e um sacerdote.

Chegando ao fim da viagem, você se vê no meio de uma nuvem de conceitos religiosos controversos, diferentes grupos divulgando diferentes interpretações da palavra de Deus, propagando, por assim dizer, uma verdadeira confusão religiosa no meio do povo de Israel.

Agora de volta ao futuro, e você percebe que a realidade não mudou muito. O meio cristão hoje é uma verdadeira Torre de Babel ideológica, como disse o Pr. David Wilkerson, vários dizendo que crêem em Cristo, mas cada um anunciando um evangelho diferente, o que gera a não ser, confusão, disputa e contenda. E não é pra menos, pois estima-se que atualmente haja mais de 35 mil denominações cristãs espalhadas pelo mundo.

A Igreja hoje, está cheia de fariseus, saduceus, zelotes, essênios e outras denominações, todas disputando pela razão e pelas almas. No entanto, o Senhor Jesus, anunciou um só Evangelho, uma só palavra.

E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.” Mateus 24.11

Mas tenho contra ti [Igreja de Tiatira] que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.” Apocalipse 2.20

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” Efésios 4.13,14

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14.16

Portanto meus amados, fiquemos apenas com o que Jesus ensinou!

Autor: Giovani Mariani Fonte: [ Semente da renovação ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Este comentário foi removido pelo autor.

Excelente texto. Deveríamos aceitar somente a Palavra de Deus escrita e não as explicadas... o simples confunde os sábios e o evangelho é tão simples que parece loucura pra quem vê! Por isso complicam... como diz meu pai "Por que simplificar, se complicar é mais fácil?"
Abraços.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!