Salmos 23: uma meditação rápida

.
.
"O Senhor é o meu pastor, nada me faltará" Sl 23:1


Não sei se há alguma outra frase da Bíblia tão conhecida como esta exclamação do salmista Davi. As crianças nas primeiras classes da escola dominical aprendem a decorar essa passagem, pintando ovelhinhas verdes nos livros de atividades. Os velhos de cabelos brancos, depois de uma vida experimentando a verdade dessa declaração, repetem com gosto essas palavras, aprendidas quando criança e jamais esquecidas. Quanto consolo ela nos traz!

Aprendemos a colocar a ênfase na palavra pastor. A palavra Senhor é quase que negligenciada quando lemos ou repetimos o salmo. Porém, ela está lá, no começo, para nos lembrar que o pastoreio do Senhor é exercido sob o signo de seu senhorio. O próprio Davi disse "sabei que o Senhor é Deus: foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto" (Sl 100:3). Deus como pastor, nos lembra que somos ovelhas, feitura de suas mãos e que existimos para Sua glória. Por isso, nunca esqueçamos que "Ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações" (Sl 95:7-8).

Contudo, o Senhor é nosso pastor! Ele cuida de nós, dando alimento, proteção e cuidando de nossas necessidades. Ele nos guia, vai adiante de nós, nos adverte quando nos desviamos, nos corrige quando insistimos em nos afastar, desgarrando do rebanho. E como é bom poder orar "desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo" (Sl 119:176), sabendo que Ele virá nos buscar, nos colocará em Seus ombros e fará uma festa por ter nos achado.

Tendo um Senhor todo poderoso como pastor, podemos ter certeza que nada nos faltará. Não quer isto dizer que o Pastor está à serviço de nossas ambições vis ou de nossas paixões materiais. Tal idéia é absurda e não cabe nesta confissão. Mas ela nos dá a certeza que nosso pastor suprirá a nossas necessidades, necessidades reais, de modo que sendo diariamente protegidos, guiados, alimentados e descansados possamos dizer:

“Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente:
de geração em geração cantaremos os teus louvores”
(Sl 79:13).

Autor: Clóvis Gonçalves - é blogueiro do Cinco Solas e escreve no 5 Calvinistas às segundas-feiras

Fonte: [ 5 Calvinistas ]
.

Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!