Porque as campanhas nas Igrejas Evangélicas são intermináveis?

.
Por Gilaelson Santos

Sinceramente não consigo olhar para as chamadas campanhas na igreja evangélica hoje sem questionar dois pilares que são fundamentais na realização de qualquer tarefa, alvo ou projeto que alguém possa estabelecer.

Os quais são: objetivo e resultado.

Perguntas estas que com certeza podem dar sentido a esta breve reflexão. Mas por favor, não pensem que sou algum tipo de Mister M querendo revelar os segredos dessa magia que superlotam os templos semanalmente. É que chega uma hora onde é necessário expor algumas vísceras para serem desinfetadas, e isto costuma fazer bem ao corpo. Por isso, tenho o prazer de convidar você para pensarmos juntos.

Você já se perguntou qual o objetivo de determinada liderança quando lança uma campanha nos moldes do tipo: sete passos para..., semana da vitória, semana do impossível, etc.? Pois eu já!

Certa feita eu perguntava a um pastor qual a necessidade em propor um serviço dessa natureza na igreja. Imediatamente ele me disse que era preciso trabalhar a fé do povo e que as campanhas são um excelente meio para isto, pensamento este que não parece ser diferente da maioria. O que de fato contraria o ensino de Rom.10:17 onde diz: “que fé vem pelo o ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”, e não pelo o mérito de qualquer campanha.

Observem que as tais campanhas nunca terminam, pois quando uma chega ao fim do seu ciclo, outra já é anunciada no mesmo dia.


Não tenho dificuldades em dizer que as infinitas campanhas na verdade são instauradas para gerar um processo de fidelização de fiéis; ou seja, você estabelece sete semanas disso ou daquilo e terá como recompensa neste período sempre as mesmas pessoas fidelizadas em seus cultos, garantido assim bom número de expectadores e contribuições. Para instituições que visam fama e fins lucrativos a idéia é fenomenal, pois se trata de uma jogada de marketing violenta! Porém não atende a nenhuma das expectativas do Reino que, por sua vez, propõe relacionamento e governo de Deus em nós, propostas estas que as campanhas evitam mostrar.

Outro ponto a ser observado e que é lamentável, são os prêmios do ego oferecidos nas ditas campanhas semanais, os quais são: cura física, conquistas de casa própria, carros, promoção no emprego, pagamento de dívidas, entre outros; o que faz milhões de evangélicos marcharem incansavelmente semana após semana aos templos em busca dessas coisinhas; bem diferente do que Paulo ensina em colossenses 3:1-3 quando orienta a igreja a pensar e buscar o que vem de cima, onde Cristo está assentado.

Será que não é hora de analisar por que não existe campanha para se buscar o dom do amor? Campanha pela paz, que é um fruto do Reino? Ou porque não se faz a campanha pela justiça? Penso que os irmãos deveriam questionar e pensar um pouco mais a respeito destas coisas.

E quanto ao resultado das campanhas; desculpe-me quem discorda, mas não vejo saldo expressivo para o Reino. Primeiro porque as pessoas vivem em busca das “bênçãos” supracitadas; atividades estas que não habilitam ninguém ao Reino de Deus. Segundo que as tais campanhas criam pessoas peritas no que Deus faz, mas indoutas em quem Deus é; devido às distorções e pobreza da teologia apresentada. E o terceiro mal, é que se tem uma geração de viciados em campanhas, de maneira que, não é difícil ver a migração de fiéis para outras denominações por faltar campanha em sua igreja, ou por considerar a mesma desinteressante. E este comportamento tem feito muitos líderes repetir a mesma campanha do colega, gerando assim uma proposta única e lamentável de Igreja.

Enfim, penso que as campanhas são intermináveis porque intermináveis são os desejos deles por platéias e contribuições.


Autor: Gilaelson Santos
Fonte: [ Blog do autor ]
Via: [ Não abro mão da Graça ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

3 comentários

Campanhas são formas estratégicas usadas pelos mercenários para, em nome da fé, ludibriar os incautos e extorquir-lhes dinheiro a ser usado em benefício próprio. É uma verdadeira imoralidade em nome Deus e da fé!

Responder

FELICITO O IRMÃO PELA AUDACIA DE FAZER TAIS COLOCAÇÕES. CONCORDO PLENAMENTE COM O PENSAMENTO DO IRMÃO, ATÉ PORQUE MINHAS INDAGAÇÕES SÃO AS MESMAS. ATRAVÉS DE TAIS CAMPANHAS DEUS É COLOCADO DE TAL FORMA QUE PRECISE DISSO PARA SEU AGIR, OU PIOR, É COLOCADO CONTRA A PAREDE PARA QUE TENHA QUE AGIR. OU SEJA, NO FINAL DEUS PRECISA DAS PESSOAS E NÃO AO CONTRÁRIO. TOTALMENTE ILÓGICO.OS CULPADOS? CERTAMENTE AQUELES QUE NÃO SEGUEM O CONSELHO DO SENHOR: E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?
Marcos 12:24. ABRAÇO EM CRISTO.

Responder
Noberto Fernandes mod

Shalom!

Se observarmos bem, vivemos num país onde existe uma das maiores cargas tributárias. Acho que já está virando cultura até mesmo nas Igrejas.
"Eita povinho bom de se manipular".

MARANATA!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!