Os demônios podem realizar milagres?

.

A Bíblia às vezes emprega as mesmas palavras (sinais, prodígios, poder) tanto para descrever o poder de demônios como para descrever os milagres de Deus (Ap 16:14; 2 Ts 2:9). Entretanto, um milagre é um ato sobrenatural de Deus, e somente ele pode realizar tais sinais. O diabo é um ser criado e tem apenas um poder limitado.


Embora Satanás tenha grandes poderes espirituais, há uma gigantesca diferença entre o poder do diabo e o poder de Deus. Primeiro, Deus é infinito em poder (onipotente); o diabo (e os demônios) é limitado e finito. Segundo, somente Deus pode criar a vida (Gn 1:1, 2 ; Dt 32:39); o diabo não pode (cf. Êx 8:19). Apenas Deus pode ressuscitar um morto (Jo 10:18; Ap 1:18); o diabo não pode, embora ele dá "fôlego" (animação) à imagem de idolatria do Anticristo (Ap 13:15).

O diabo tem grande poder para enganar as pessoas (Ap 12:9), para oprimir aqueles que se rendem a ele e até mesmo para fazer morada em seus corpos (At 16:16). Ele é um grande mágico e um super cientista, e com o seu vasto conhecimento de Deus, do homem e do universo, ele tem como fazer "prodígios de mentira" (2 Ts 2:9; cf. Ap 13:13-14).

Os verdadeiros milagres, porém, só podem ser realizados por Deus. O diabo pode fazer o que é sobrenormal, mas não o que é sobrenatural. Somente Deus pode controlar as leis naturais que ele mesmo estabeleceu, embora numa ocasião Deus tenha dado a Satanás o poder de trazer um furacão sobre a família de Jó (Jó 1:19). Além disso, todo o poder que o diabo possui lhe foi dado por Deus, sendo cuidadosamente limitado e monitorado (cf. Jó 1:10-12).

Cristo, por sua vitória sobre o diabo, tendo vencido a ele e a todas as suas hostes na cruz (Hb 2:14-15; Cl 2:15), deu o poder ao seu povo para ser vitorioso sobre as forças demoníacas (Ef 4:4-11). Assim, João informou aos crentes: "maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 Jo 4:4).


Fonte: Manual de dúvidas, enigmas e "contradições da bíblia" - Norman Geisler - Tomas Wore

Para ler mais a respeito, clique aqui e aqui!
.
Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Olá Bereianos! Vi que voces citaram um texto do livro "Manual de Dúvidas...". Eu já dei uma olhada no livro mas ainda não comprei. Os comentários me pareceram bem razoáveis, mas mesmo assim, ainda gostaria que voces me dessem uma avaliação do livro. Por já ter dado crédito à falsas e "criativas" interpretações da Bíblia, hoje examino tudo antes dar um voto de confiança. O livro é recomendado então? Um abraço

Responder

Olá Carla.

Muito obrigado pela sua participação aqui no Blog.

Sobre o livro, eu tenho um exemplar na minha estante.

O conteúdo é confiável sim. Os autores são excelentes apologétas cristãos, principalmente o renomado Dr. Norman Geisler, autor de diversas obras relacionadas a defesa da fé cristã.

O conteúdo do livro tem como objetivo justamente refutar e explicar - de uma forma ortodoxa e resumida - diversas passagens bíblicas difíceis, bem como as que são constantemente distorcidas pelas seitas, heresias e modismos que vemos por aí. Um excelente manual para ser acrescentado em nossos estudos.

Pode comprar, eu recomendo.

Graça e paz!

Ruy Marinho
Editor - Blog Bereianos

obs.: Se quiser o mesmo em formato Word para você conhecer o conteúdo primeiro, mande-me um email solicitando para: bereianos@hotmail.com

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!