Resenha: Apologética Cristã no século XXI - Alister McGrath

.
Por: Eliel Vieira

A última década (2000 a 2009) foi marcada pelo renascimento do ateísmo (o que alguns chamam de neo-ateísmo). Escritores como Richard Dawkins, Sam Harris e Christopher Hitchens tiveram seus livros anti-religião lançados neste período. Este “renascimento”, porém, não trouxe nenhuma novidade no que se refere à argumentação. Os argumentos ateístas são os mesmos. O que podemos perceber de diferente nestes últimos lançamentos é uma espécie de “ódio” contra a fé (especialmente a cristã). Para muitos ateus a fé atualmente não é apenas algo que deve ser refutado, mas algo que deve ser combatido e erradicado.

Nesta controvérsia intelectual sobre a existência de Deus, o outro lado do debate (os que sustentam a alternativa positiva) também apresentou diversos lançamentos nesta última década. Vários e vários lançamentos (número muito maior do que os lançamentos ateístas) despontaram aqui no Brasil. Foi nesta recente década que nomes como Norman Geisler, Frank Turek, William Lane Craig, Lee Strobel, J. P. Moreland, Michael Behe e tantos outros ficaram conhecidos no Brasil. Mas se de um lado o ateísmo apresentou pouco progresso argumentativo, os cristãos idem.

Pouquíssimos avanços podem ser observados nos lançamentos cristãos recentes. Se de um lado os ateus apelam para as mesmas questões (“quem criou Deus?”, “se Deus existe por que existe o mal?”, “a evolução prova que Deus não existe”, etc.), do outro lado as argumentações cristãs se mantêm as mesmas (argumento cosmológico, argumento teleológico, argumento da contingência, argumento moral, etc.). Um recente lançamento apologético que quase chega a ser uma exceção à regra por suas abordagens criativas é A Verdade Sobre o Cristianismo, de Dinesh D’Souza.

Apologética Cristã no século XXI propõe uma estratégia diferente aos apologistas. De acordo com o autor, Alister McGrath, “o cristianismo deve se distinguir por sua relevância para a vida, e não apenas por sua racionalidade intrínseca”.

McGrath corretamente argumenta que a apologética não gera fé, antes, ela prepara o terreno para que a mesma flua. Em outras palavras, a “superioridade intelectual” do cristianismo em face ao ateísmo jamais irá criar em uma pessoa o anseio de se relacionar com Deus, pois não existem apenas oposições intelectuais à fé (na verdade, as oposições intelectuais são as menos observáveis no cotidiano). Sendo assim, argumenta o autor, o apologista deve ser alguém capaz de identificar quais sejam as barreiras à fé (que nem sempre são intelectuais) e se concentrar nelas. Tal postura o autor denomina como “arte”.

Alister McGrath propõe que devamos rever nossas ações como apologistas, a fim de atingirmos maior eficácia na pregação do Evangelho.

Na segunda metade do livro o autor elabora modelos para refutação das principais barreiras à fé como a questão do sofrimento, a impossibilidade da ressurreição de Jesus, o pluralismo religioso e algumas respostas às “cosmovisões” atuais que têm em sua essência uma negação ao papel de Deus na existência como o materialismo científico, o marxismo, o feminismo, o pós-modernismo e o racionalismo iluminista.

Apologética Cristã no século XXI vai agradar a todos que estão envolvidos com Apologética. Certamente é livro para ser folheado de quando em quando, para evitar que nos enferrujemos novamente.


Autor: Eliel Vieira
Fonte: [ Desconstruindo ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!