O apóstolo Valdomiro e a ausência de características bíblicas apostólicas

.


Por Júnior Rubira

O que vemos neste vídeo é extremamente lamentável! Aparentemente uma irmã reclama de ter sido maltratada por um obreiro da Igreja Mundial do Poder de Deus, faz uma queixa durante o culto momentos antes da ministração da Palavra e a reacção do auto-intitulado apóstolo demonstra uma postura nada condizente com a de um verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo a exemplo das Escrituras.

A irmã afirma que o irmão Valdemiro Santiago não cuida de suas ovelhas e a partir deste momento começa uma discussão ao vivo, ele ridiculariza a irmã dizendo que deve ter sido frustrada em sua antiga denominação (uma postura bem exclusivista) e ao tentar responder, a irmã recebe
UMA ORDEM: "Fica quieta e me ouve, eu tô dando uma ordem!! Tô dando ordem!!!

Ao receber uma ameaça de processo ele afirma que ela pode procurar um advogado, diz que Jesus cuidava das ovelhas através de 12 (e não pessoalmente) e que não poderia pagar pelo erro de um obreiro, como a irmã continuou a debater ele a ameaçou de
expulsá-la do culto na IMPD, aparentemente esta irmã foi retirada do culto (ou abandonou a reunião), debaixo de vaias e gritos de "Sai endemoninhada!!!" além de um comentário do apóstolo de "satanás sempre manda alguém!" e também "sou um sujeito tão pequeno mas Deus tem um ciúme de mim".

Infelizmente toda esta cena ocorreu em um chamado "culto" que deveria ser de expressão de louvor ao Senhor, e expressão de comunhão e caráter cristão na igreja de Deus, esta contenda ao vivo na televisão só demonstrou o despreparo deste líder em agir como Jesus e a presença das obras da carne no meio da congregação, pois iras, pelejas, inimizades e dissenssões não provém de Deus ( Gl 5.19, 20 e 21)

A irmã poderia ter tentado procurar o apóstolo em particular, ou se queixado a outro auxiliar, ou ainda tentar entrar em contato com a liderança da igreja por outros meios que não fossem apenas o falar pessoalmente, desta forma não teria ela interrompido o culto, evitando tal situação, embora eu não saiba exatamente o que ocorreu, ela deveria ter tentado resolver sem expor o problema desta forma. Mas também posso entender que se não houve formas de ser bem tratada não poderia ela protestar senão daquela forma, isso não pode ser excluído.

Certa ou não, o que me assusta ao assistir este vídeo é a postura do apóstolo Valdemiro, que agiu com muita falta de educação e insensibilidade para com aquela irmã, ridicularizando-a publicamente e aos berros praticamente mandando irmã calar a boca, isto é um absurdo! Onde está o autocontrole? A temperança? A longanimidade? A mansidão? A humildade? (Gl 5.22, 23; Mt 11.29; Rm 12.16, 18 e 21)

Nenhum apóstolo citado nas Escrituras agia com tamanha arrogância e abuso de autoridade, a Bíblia afirma que um líder não deve agir como o dominador do rebanho (1 Pe 5.1-3), na verdade o cristão deve andar como o Mestre andou (1 Jo 2.6) e Jesus era amoroso para com suas ovelhas e tratava-as com respeito, cuidando inúmeras vezes de casos específicos que seus discípulos (leia-se obreiros) não poderiam tratar (Mt 9.36; 14.14; Mc 1.41; 5.19; 6.34; Lc 7.13; Jo 11.17), e ensinando-os a imitarem o que Ele fazia, de forma que seus obreiros tinham que ter uma boa conduta para com o povo, e quando erravam sempre eram repreendidos e não acobertados em suas falhas (Mt 19.13, 14; Mc 9.38, 39; Lc 9.49, 50; 18.15-17).

A atitude deste apóstolo ameaçando retirar a irmã do culto como se a igreja fosse dele foi repudiável, a igreja é do CABEÇA (Ef 5.23), ela é um corpo, e nenhum membro pode desprezar o outro, pois todos são dependentes uns dos outros, não há membro mais importante, seja apóstolo ou simples fiel (1 Co 12.12-27, com ênfase no versículo 21), ninguém tem autoridade para expulsar uma pessoa do culto, pois o culto é dEle, por Ele e para Ele (Rm 11.36), nenhum membro do corpo pode ser lançado fora e nenhum apóstolo jamais expulsou alguém do culto, nem mesmo Jesus Cristo o fez, ainda que sempre confrontado pelos fariseus que compareciam em suas pregações, repondia com sabedoria e autoridade escriturística e não com falta de educação.

É lamentável que este pregador tenha incentivado vaias e gritos de ofensas contra esta irmã sem sequer ter repreendido a quem gritava, chamando-a de emissária de satanás, o povo como sempre alienado e idólatra agiu com fúria e ódio contra aquela irmã, com a velha "teologia do não-toque-no-ungido", quando na verdade a Palavra de Deus recomenda outra posição:

"Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado." (Gl 6.1)

Isto se é que esta irmã de fato falhou, pois desconhecemos por completo o contexto do ocorrido, mas independentemente da falha ou não na atitude desta membra, a postura do apóstolo foi antíbíblica e inaceitável pelos padrões das Escrituras a respeito de um líder cristão. Ao afirmar que Deus tinha ciúme dele o irmão Valdemiro se esquece que Deus é zeloso de todos nós, resiste aos soberbos e atenta dando graça ao humilde:

"Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?

Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tg 4.5-6)

No temor do Senhor, intercedendo pelo Corpo Universal e Invisível de Cristo,

Júnior Rubira.

Fonte: [ Espada do Espírito ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

10 comentários

Lamentável.
Infelizmente este tipo de comportamento, e não apenas dos "apostolos, pastores, líderes," ou como quiser chamar, vem se tornando rotina, é vergonhoso e desanimador.

não entendo como as pessoas podem se enganar, caminhando lado a lado com este tipo de atitude e aplaudinho erros, obom senso foi pra onde?

Responder

“..., mas ai do homem pelo qual vem o escândalo.” (Mateus 18:7)

Responder

nossa...

sem comentários.

triste

não dá mais...

o pior é usar a palavra de Deus para se justiticar.
"maldito aquele que é relaxado no serviço de Deus..."
Jr 42.10

grande abraço

paz.

Responder

Concordo que a atitude deste irmão tenha sido lamentável.Este tipo de atitude é muito comum na universal,de onde valdomiro saiu .A diferença é que ocorre mais dentro do ministério entre pastores bispos e obreiros.Creio que devamos orar para que nossos irmãos tenham mais amadurecimento e menos soberba.Se apenas criticarmos não seremos em nada diferentes deles.

Responder
bagatini mod

"12 traidô"????


rídiculo...

Responder
Antonio mod

Esperar o que de um típico nicolaíta e dominador do rebanho de Cristo? Acho que saiu até barato para essa irmã revoltada cujas escamas começaram a se desgrudar.

Responder
Anônimo mod

Deus tem ciúme dele?

Tipo como assim?

Tipo o Espírito Santo ou tipo... ele (Valdemiro) é quase um "deus"?

Jesus não apascentava as ovelhas?

De onde esse camarada tira tudo isso?

Responder
Rudy B. de Souza mod

Não há o que dizer e, ao mesmo tempo, há tudo o que dizer. Só o que eu poderia dizer, em resumo, é:

MEU DEUS!

Responder

Versão golpel do Padre Coronel Cícero.

Responder

Até quando chamarão a isso de "igreja evangélica"?

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!