2012, será o fim do mundo?

.
Por: Elcio Lourenço

Há quem diga que se o cara é jornalista e não tem a pretensão de mudar o mundo, então errou de profissão.

E se o mundo não existir mais? Daí ele – e nós também – perdemos o emprego.

Como Secretário de Estado convivi - muitos anos - com os profissionais de imprensa, e os bons repórteres sabem ser, ao mesmo tempo, questionadores e objetivos, dentro da compreensão de que as fontes são imprescindíveis para a veracidade do que se afirma.

E aqui chegamos à matéria de capa veiculada recentemente na revista Veja. Ali, André Petry faz uma análise do fim do mundo, começando com a hipótese de que ocorrerá em 2012, mas com vasta pesquisa, que regressa mil anos no passado.

No texto, Petry cita outras datas em que o mundo deveria ter acabado, e não acabou. E vem a pergunta: Por quê? E daí surgem outras: Desta vez é verdade? O mundo acaba mesmo em dezembro de 2012?

O repórter menciona o calendário Maia, discorre sobre opiniões de cientistas, doutores e filósofos, cuja existência pessoal cessará até o fim deste século.

Na esfera espiritual, dizer que a crença e a religião - nas quais se inserem profecias do Apocalipse de João - são mero paliativo para o pensamento humano, não parece razoável, já que a fé e a espiritualidade são marcas inegáveis na vida humana. E afirmar que tudo é fruto do acaso, mesmo o nascimento de um gênio como Albert Einstein, talvez seja ir longe demais.

Em primeiro lugar, é preciso separar Deus - e a crença em sua existência - de religiões e de movimentos humanos que tentam definir, ano após ano, a data final fatídica. Deus é Deus, e as cogitações humanas são outra coisa.

Veja que somos 'novos' na criação, pois a Revista afirma que o homem está na Terra somente há dois segundos, caso se considerasse um tempo universal de 24h desde o Big-Bang. Então, comparados a Deus, que EXISTE e SEMPRE EXISTIU, o nosso tempo é INFINITAMENTE menor.

A consciência do Criador transcende minhas razões pessoais, meus medos e traumas. Deus vai muito além de qualquer lenitivo para mazelas terrenas, ou aleatórios incidentes da nossa quase insignificante existência, como menciona Einstein em seu livro “The world as I see”:

“When you look at yourself from a universal standpoint, something inside always reminds or informs you that there are bigger and better things to worry about.”*

Um segundo ponto, está ligado à própria mensagem cristã, pois a Bíblia não marca datas para os eventos finais da humanidade, e Jesus diz – categoricamente - que tal dia e hora são desconhecidos (Mc 13:32), e para a Terra está prevista uma “transformação”, e não sua “destruição” (Ap 21:1).

Fantasiar uma data para o fim do mundo, procurar se esconder sob rochas, ou migrar para Alfa Centauro são realmente divagações humanas que, na melhor hipótese, terminam com a morte física, da qual ninguém está isento (Hebreus 9:27).

Crer em Deus, na eternidade da alma e na transitoriedade do universo, seja por que meio for, nada mais é que afirmar o que é óbvio para a própria ciência, e realidade sensível para os que sentiram a presença divina em suas vidas, independente de quanto ainda irá durar a Terra, razão pela qual Jesus afirma:

“Passará o céu e a Terra, mas as minhas palavras não passarão”. (Marcos 13:31).

O mundo não irá acabar em dezembro de 2012. Então vamos aproveitar para estar junto a Deus, seja em 2010, ou em 2012, ou em 2100, crendo que um dia estarem com Ele pra sempre, na eternidade.


NOTA
*”Quando você contempla a si mesmo, tendo como referência o Universo, alguma coisa dentro de você lhe informa, ou lembra, que há coisas maiores e mais valorosas com as quais você deve se preocupar.” (Tradução livre do autor.)

Autor: Elcio Lourenço é pastor da Igreja Batista Shalom em Brasília (DF) e especialista em transportes urbanos do Ministério dos Transportes.
Página na Internet


Fonte: [ Militar Cristão ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!