Quando o desprezo pela teologia se transforma em misticismo

.
Autor: Heitor Alves

É comum as pessoas serem contra o estudo bíblico. Dizem: "para quê estudar teologia se isso não me torna mais íntimo de Deus? O estudo da teologia só causa discussões!" Negam o estudo teológico afirmando que não precisam disso para conhecerem a Deus, mas precisam apenas ter uma experiência com o Divino.

Há muitas igrejas que, ao desprezarem o estudo, assumem um misticismo tal jamais vista! É pura emoção! Só querem saber de experiências!!! "Não quero saber de teologia, só quero saber de Deus!" Óh, quanta espiritualidade! Quanta piedade!

O misticismo, em seu mais simples e essencial significado, é um tipo de religião que enfatiza a atenção imediata da relação direta e íntima com Deus,ou com a espiritualidade, com a consciência da Divina Presença. É a busca da comunhão com a identidade, com, consciente ou consciência de uma derradeira realidade, divindade, verdade espiritual, ou Deus através da experiência direta ou intuitiva. [1]

As igrejas estão correndo atrás de uma "experiência sobrenatural" do Espírito. E essa experiência só é alcançada quando você perde o controle dos seus sentidos, para ser totalmente "controlado pelo Espírito". Nestas ocasiões não há lugar para a lógica. Não há lugar para a razão! Por isso é que a teologia é tão desprezada.

Há aqueles que dizem que quem tem o discernimento do Espírito, não precisa de teologia humana. Então, o que é discernimento do Espírito?

Discernimento do Espírito é um dom que Deus deu para que o irmão julgasse a doutrina e a edificação da igreja. Nós vemos profetas sendo julgados. Não só os profetas eram julgados, mas também qualquer revelação trazida no contexto místico de Corinto. Sem o Novo Testamento a igreja não poderia caminhar com discernimento de espírito; sem ele a igreja estaria com as portas abertas para qualquer heresia.

A cidade de Corinto um centro da filosofia clássica, semelhante à Alexandria de onde saíram os pensamentos de Clemente, Orígenes, que eram coisas estranhas à sã doutrina. Em Corinto encontramos um pensamento doutrinário que em muitos casos era praticamente um “casamento” da teologia com a filosofia. E neste contexto que se fazia necessário Deus levantar pessoas com dons espirituais para julgar e edificar a igreja.

Os ministros e presbíteros hoje julgam, mas julgam a partir do que há na Bíblia completa. Mas naquela época como poderiam julgar os problemas doutrinários da igreja sem o Novo Testamento? Em 1 Co 2.10 vemos esta expressão “discernimento de espírito” que parece sem sentido, mas no grego é “julgar”, “julgamento de espírito”. É um juízo que é trazido (v.10). É um julgamento entre duas coisas — distinção. Esse irmão que tinha este dom era na verdade um juiz na igreja com respeito à doutrina na igreja. [2]

O que estou querendo dizer é que a nossa obrigação, como cristãos, é sermos imitadores de Cristo em tudo, inclusive em buscarmos o estudo das letras:

"Então, os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe estas letras, sem ter estudado?" (Jo 7.15).

"Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus" (At 4.13).

Querido internauta, o estudo bíblico deve fazer parte de todo aquele que anda com Jesus. E, se você não sabe, quem estuda (mesmo que em casa, sozinho) está fazendo teologia!

______________________________
Notas:
[1]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Misticismo
[2]
Revista Os Puritanos – ANO IX – Nº 04 – Outubro/Novembro/Dezembro 2001. Editora Os Puritanos – Páginas 26-31.

Fonte: [ Eleitos de Deus ]

Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!