Capacita-nos a ver

.
Vem, Intérprete divino, capacita-nos
a ver e o Teu Santo Livro ler

Também, somente o Espírito Santo é quem nos pode dar verdadeira compreensão espiritual das Escrituras, entendimento da doutrina. João o esclarece bem (1 João 2.20). Ele fala dos «anticristos», aquelas pessoas que tinham estado na Igreja e saíram, porquanto não eram dela. Achavam que eram elementos convertidos e tinham sido aceitos como tais. Mas agora, tinham saído.

Na verdade, nunca foram crentes verdadeiros. . . A questão que surge é: «como podemos diferençá--los?» como poderiam esses incultos cristãos da igreja primitiva, na maioria escravos, discriminar esses pontos? João diz: «E vós possuis unção que vem do Santo, e todos tendes conhecimento». Ele repete isso no versículo 27: «A unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine».

Há uma unção dada pelo Espírito Santo que nos dá entendimento. Assim é que muitas vezes tem sucedido na longa história da Igreja que certas pessoas indoutas, mais ou menos iietradas, têm sido capazes de distinguir entre a verdade e o erro muito melhor do que os grandes doutores da Igreja. Eram suficientemente singelos para confiar-se àquela «unção», e assim podiam discernir as diferenças e quais as coisas que não estavam de acordo.

O piedoso Samuel Rutherford, aquele poderoso homem de Deus que viveu há trezentos anos na Escócia, fez um dia o seguinte comentário: «Se você quer ser um teólogo profundo, recomendo-lhe a san-tificação». Em última instância, o meio para compreender as Escrituras, e toda a teologia, é tornar-se santo. É estar sob a autoridade do Espírito. É ser conduzido pelo Espírito.

Fonte: Authority, p. 78,9
Fonte: [ Blog Martyn Lloyd Jones ]

Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Paz do Senhor,

Primeiramente parabéns pelo texto. Concordo plenamente com você, e vejo que pela miséricordia de Deus ainda podemos esperar por mais do Senhor!

Em Cristo


Ibimon Pereira Morais

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!