Como manter a saúde integral do ministério?

.
Por Renato Vargens

Mensagem Pregada no café da manhã com ministros do Evangelho na Escola de Pastores em Niterói-RJ

Alguns pontos a serem considerados:

1º - Vivemos em um mundo absolutamente frenético.
2º - Vivemos numa sociedade que nos pressiona o tempo todo exigindo resultados.

A Igreja, por exemplo, é assim. Ela exige dos pastores resultados imediatos. Na verdade, o ministério pastoral é extremamente árduo. Servir a Cristo como pastor ao contrário do que alguns pensam não é nada fácil. Na verdade, não são poucos os líderes que vivem debaixo de uma enorme pressão espiritual. A igreja em alguns casos é implacável exigindo do pastor muito mais do que ele possa dar.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos afirma que cerca de 90% dos pastores estão trabalhando entre 55 a 75 horas por semana. O percentual de esgotamento está no máximo, com somente 50% dos pastores cumprindo seus anos de trabalho como pastor. A pesquisa também afirma que mais de 50% dos graduados nos seminários deixam o ministério depois de 5 anos. Mais de 1200 pastores a cada mês deixam o ministério devido a tensão ou situações relacionadas com a igreja, assuntos familiares ou falha moral.

O divórcio entre os ministros subiu em mais de 65% nos últimos 20 anos. Cerca de 94% dos ministros sentem a pressão de ter que ter uma “família perfeita”. Pesquisas revelam que 71% dos pastores dizem que estão tendo problemas financeiros. Cerca de 67% das esposas de pastores dizem que não estão satisfeitas com seu matrimônio e 33% dos casamentos pastorais sofrem de tensões causadas pela quantidade de trabalho.

Mais de 90% dos pastores levam para casa “bagagem mental e emocional do trabalho ministerial. Dados confirmam que 75% dos pastores dedicam menos de uma noite por semana a seu cônjuge e amizades. Cerca de 80% dos pastores crêem que o ministério afetou suas famílias de uma maneira negativa. 70% dizem que não têm alguém que consideram como amigo mais chegado e 97% dizem que não foram preparados adequadamente para enfrentar assuntos que encontram na igreja.

3º - Vivemos numa sociedade egoísta onde uma das suas principais características é relativização da vida e da existência.

4º - Vivemos numa sociedade manipuladora e ensimesmada que usa e descarta as pessoas segundo os seus próprios interesses.

Diante do exposto vale a pena lembrar o que o apóstolo Paulo disse ao escrever ao jovem Timóteo: "Tem cuidado de ti mesmo" (1 Tm 4.16a). O termo grego épeche implica em "cuidar de", "prestar atenção em", "velar por". Infelizmente, sob a alegação de estarem muito ocupados cuidando dos negócios da igreja e das pessoas, os líderes acabam não cuidando de si próprios.

Dicas práticas para a construção de um ministério pastoral plenificado e feliz:

1)Relacione-se Intimamente com a Palavra de Deus, entendendo que ela é absolutamente poderosa para transformar nossas vidas e existência.
2) Xô aperreio. Procure se desligar dos seus problemas.
3) Celebre a vida. Brigue menos e festeje mais.
4) Valorize sua família.
5) Seja diligente com o seu tempo.
6) Viva a vida, celebra a vida pois ela é efêmera.
7) Não se esqueça de que sua família é o seu maior tesouro.

Renato Vargens
Fonte: [ Blog do autor ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!