Amigos e irmãos?

.

“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” (Rute 1.16-17).

Estas palavras, muitas vezes, são citadas em convites de casamento, mas elas se referem ao relacionamento entre duas mulheres: Noemi e Rute. Estas mulheres já não eram formalmente parentes, pois o grau de parentesco entre elas havia sido quebrado pela morte dos filhos de Noemi.

Na comunidade cristã nós temos o costume de chamarmos uns aos outros de irmãos (ãs). Por quê? Vejam o que diz a Bíblia: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8.29). Embora não haja grau de parentesco entre nós, somos irmãos em Cristo. Fomos adotados para pertencer à família de Deus (cf Efésios 2.19).

Rute expressa a realidade de pertencermos à família de Deus em suas palavras a Noemi. Ela teve a oportunidade de deixar Noemi, sua ex-sogra e romper culturalmente o elo entre elas (porque de fato elas não estavam mais ligadas).

Na maioria das vezes a igreja não é composta de membros da mesma família natural. Mas nós sabemos que o que nos une é Cristo, porém será que temos considerado incondicionalmente esse fato, assim como Rute?

Ela abriu mão de estar com qualquer outra pessoa. A família espiritual obteve prioridade. Mas é claro que não devemos jamais desprezar a nossa família natural. Nós destacamos apenas, a importância do nosso relacionamento fraternal em Deus. Estar uns com os outros, acompanhar uns aos outros é compartilhar o mesmo Deus, a mesma peregrinação para o lar celestial.

É muito importante a nossa amizade, a expressão de consideração, o carinho: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Romanos 12.10). A palavra honra (grega), pode ser traduzida por “entrega”, “devoção”, “carinhoso”, “afetuoso”, “respeito”.

Além disso, Rute faz um voto de fidelidade ao povo e ao Deus de Noemi. Rute não abandonou Noemi. Devemos amar uns aos outros e sermos amigos até a morte. Ser fiel ao próximo é ser leal, é não abandonar.

Davi e Jônatas fizeram uma aliança de fidelidade. E nem mesmo Saul, o pai de Jônatas e rei de Israel poderia quebrar essa aliança (I Samuel 20.13).

A sociedade sem Cristo não entende esse tipo de amor. Os relacionamentos, até os mais compactos, que foram feitos para não serem quebrados (marido/mulher, pai/filhos), são instáveis e voláteis.

A Bíblia diz que nós devemos ser humildes e considerar os outros superiores a nós mesmos (Filipenses 2.3) sempre! Ou seja, nós devemos agir como servos e respeitar os outros irmãos, buscar o interesse alheio até o final.

E isso nos leva a refletir como deve ser essa entrega na prática. Rute declarou fidelidade a Noemi e a acompanhou para viver uma vida como judia ao lado dela. Ela não voltou atrás.

Não devemos ser apenas educados e cumprimentar-nos ao final do culto, porém devemos acompanhar uns aos outros. A igreja não é uma empresa que se reúne apenas com fim comercial. Ela é o Corpo de Cristo (cf 1Coríntios 12.27).

Como um corpo vive? Ninguém gosta de ir a uma igreja onde as pessoas vivem como colegas (ler João 15.12). A principal característica do cristão é o amor (ler Filipenses 4.1-4).

Se nós temos a certeza que fazemos parte da mesma família, temos que compartilhar nossas vidas. Viver o dia a dia em contato uns com os outros, trabalhar juntos com alegria. O egoísmo deve ser banido.

Os nossos melhores amigos só podem ser os que compartilham a mesma fé conosco. Evitar os relacionamentos uns com os outros é andar na contramão da vontade de Deus. Se você se fecha está buscando os próprios interesses. Se você ainda tem medo de se relacionar com os irmãos, você deve aprender a confiar em Deus.

Com sabedoria, prudência e amor nós poderemos construir grandes amizades entre nós.

Com Rute aprendemos:

- Expressar consideração e amor pelos irmãos;
- Ser fiéis e leias aos nossos irmãos;
- Viver como amigos e compartilhar nosso dia a dia como irmãos.

Autora: Jenecléia Oliveira Mendes.
Palestra ministrada para as mlheres da 5ª Igreja Presbiteriana Conservadora de Goiânia em 2010.
Adaptação para o blog: Rev. Ronaldo P. mendes.
Fonte: [ Solus Christus ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!