Seria o cristianismo o túmulo do Deus vivo?

.

Um pensador antigo dizia que "o cristianismo matou Jesus. Os judeus não o conseguiram; eles o crucificaram, naturalmente, mas falharam, não puderam matá-lo (...) Onde os judeus falharam, os cristãos foram bem-sucedidos, mataram-no sem qualquer crucificação. Eles o mataram através do dogma, da organização. Os seguidores e apóstolos conseguiram êxito onde os inimigos falharam". Triste retrato de uma dor.

O momento que o cristianismo vive é doloroso. Crise é a palavra do momento: tanto nos quintais católicos (é só observar as questões relacionadas ao Papa, inclusive com pedidos de sua renúncia, algo impensável anos atrás) quanto nos evangélicos (esse termo causa náuseas). Como não faço parte do catolicismo, vou direcionar meu olhar (e minha liberdade enquanto ser que pensa) para o lado de cá, o ambiente da confusão.

Confusão é o sobrenome do evangelicalismo (prefiro esse termo) no Brasil de hoje. Já fomos chamados de "protestantes", de "crentes" (intrigante era a própria construção popular do termo: "passar para a lei de crente..." era lei mesmo, tudo era proibido!), fomos chamados de "evangélicos", "gospel", e agora nem consigo encontrar um termo que englobe o emaranhado eclesiástico da babel pós-moderna: o que somos?

De um lado temos uma idolatria institucionalista: gente que não consegue entender o reino de Deus sem a etiqueta de algum gueto religioso. Do outro lado temos um híbrido do pior tipo de evangelicalismo junto com o mais cínico misticismo: neo pentecostais e a idiotização da fé. Do guarda-roupas sagrado (até as peças de roupa são "ungidas") aos altares de Mamóm, Deus foi sendo paulatinamente expulso de sua própria casa. Ou você acha que ele convive passivamente com toda essa descaracterização da fé?

Antes que algum irritadinho gospel espume sua raiva, aviso: não sou o dono da verdade (apenas acredito conhecê-lo), não tenho uma receita pronta para saírmos desse desastre (não sou uma espécie de chef religioso dos fast-food eclesiástico). Já passei da fase de querer mudar o mundo, hoje uso meu blog como megafone da esperança (é o quanto consigo crer). É que não consigo conviver com a morte. Não me sinto à vontade na casa de Deus quando sei que o próprio foi impedido de entrar. É o retorno de Laodiceia, Apocalipse 3. 20: "Eis que estou à porta, e bato", o cristianismo ainda funciona sem Deus.

Quero que você pense: para onde estamos caminhando? Isso que está aí é a igreja de Deus? Existe amor aí? Existe fidelidade à Palavra de Deus, na íntegra? Sei que há hipocrisia, erros, enganos, pois somos humanos, mas como lidamos com isso? Deus tem liberdade em nossos ambientes? o Deus vivo estaria sepultado no mausoléu eclesiástico? Pense, pense, pense!!!!

Até mais...

Alan Brizotti
Fonte: [ Blog do autor ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Deixo aqui também o comentário que postei no Blog do autor:

Graça e Paz!

Entendo seu desencanto irmão, porém ao lado desta avalanche de infidelidade, manipulação e oportunismo, vejo, pelo menos aqui e ali, um estimulante renascer da vontade da retomada do Evangelho Puro e Simples. Tanto em relação à uma cada vez mais consistente e consequênte crítica à deslavada malservação da Palavra, quanto à pregaçòes que buscam ser mais fieis à Revelação da Graça, em sua verdadeira expressão bíblica. Pregação que, penso, se faz na maioria dos casos sem a necessidade da definição de rótulos, títulos e credenciais institucionais, que, muitas vêzes, camuflam formas e interesses mundanos - evidente que não estou aqui generalizando.
Creio ser esta necessidade e busca da retomada do Evangelho, em sua sábia simplicidade e força, sem arrogâncias denominacionais, uma contrapartida saudável desta apavorante onda de homocentrismo, egoismo, misticismo e demais práticas em essência idólatras que arrastam as hordas do evangelicalismo contemporâneo.

"Vigiai, pois, a todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem".

N'Aquele que livra os puros e sinceros de coração de todo o engano.

Jairo da Matta

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!