Marcas de uma Igreja Apostólica - Parte III: Pluralidade de presbíteros em cada igreja

.


Já vimos que os termos presbíteros e bispos se referem ao memo ofício eclesiástico. Presbíteros eram bispos, e bispos eram presbíteros.

Nesta terceira parte da série "Marcas de uma Igreja Apostólica", iremos abordar uma característica pouco percebida da organização da igreja apostólica primitiva. Veja o que diz Atos 14.23:

E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.

Vemos, portanto, o importante fato de Paulo e Barnabé promovendo a eleição de presbíteros em cada igreja. Isso quer dizer que havia mais de um presbítero em cada congregação da Igreja Apostólica. Não importa aqui a quantidade de presbíteros, importa tão somente a pluralidade de presbíteros em cada igreja.

Agora veja Atos 20.17:

De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.

Vemos que a Igreja de Éfeso tinha não apenas um presbítero, porém, mas de um. Não custa nada lembrar que no verso 28 os presbíteros foram chamados de bispos. Voltando ao presente artigo, na Igreja de Éfeso havia mais de um (pluralidade) de presbíteros ou bispos.

Agora, vejamos Filipenses 1.1:

Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos.

Não há nada de diferente nesta passagem. A Igreja de Filipenses possuia também uma pluralidade de presbíteros (bispos).

Você, meu caro internauta, perceberá que a carta que Paulo escreveu à Igreja de Filipenses está endereçada aos bispos (ou presbíteros). Ele percebe que havia presbíteros na Igreja de Éfeso, pois Paulos os chamou para Mileto. O internauta perceberá também que Paulo e Barnabé promoveram a eleição de presbíteros em cada igreja.

Você, internauta, sendo sincero e honesto, não resistirá a conclusão de que, nos dias dos apóstolos, havia em cada igreja, uma pluralidade de presbíteros, ou bispos, em cada igreja.

Portanto, a terceira marca, ou princípio, de governo praticado na Igreja Apostólica era que em cada igreja havia uma pluralidade de presbíteros.

Bom, cabe aos internauta analisar se a igreja em que faz parte, possui um ou vários presbíteros, ou bispos. Na próxima postagem da série, abordaremos a quarta marca da Igreja Apostólica. Até mais.

Autor: Heitor Alves
Fonte: [ Blog dos Eleitos ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Olá.

Só faltou comentar o por quê de se haver vários pastores numa Igreja (eu também sou a favor de que haja, contanto que não sejam os filhos do pastor...), para poder melhor esclarecer e incentivar os leitores, mostrando também os seus benefícios, já que um poderá ajudar e corrigir o outro et cetera, e também cuidar das pessoas de modo melhor, conforme a Igreja vai crescendo, não deixando na mão de um único pastor, por exemplo, umas 100 pessoas para ele visitar, acompanhar, saber nomes, conversar, fazer amizades et cetera.

Sahlom ve-Chachmah.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!