Talvez não haja assunto mais debatido nas igrejas hoje do que a questão das mulheres servindo como pastoras e pregadoras no ministério. Por este motivo, é muito importante que não se veja esta questão como uma competição entre homens e mulheres. Há mulheres que acreditam que mulheres não devam servir como pastoras e que a Bíblia coloca restrições ao ministério das mulheres - e há homens que crêem que as mulheres podem servir como pregadoras e que não há restrições quanto à atuação das mulheres no ministério. Esta não é uma questão de machismo ou discriminação. É uma questão de interpretação bíblica.
I Timóteo 2:11-12 proclama: “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.” Na igreja, Deus designa papéis diferentes a homens e mulheres. Isto é resultado da forma como a humanidade foi criada (I Timóteo 2:13) e da forma pela qual o pecado entrou no mundo (II Timóteo 2:14). Deus, através do que escreveu o Apóstolo Paulo, estabelece que as mulheres não sirvam em papéis de autoridade em ensino espiritual acima dos homens. Isto impede as mulheres de servirem como pastoras, o que definitivamente inclui pregar a homens, ensinar a homens e ter autoridade espiritual sobre eles.
Há muitas “objeções” a esta visão em relação às mulheres no ministério ou mulheres pastoras. Uma objeção comum é que Paulo restringe as mulheres de ensinar porque, no primeiro século, as mulheres, tipicamente, não possuíam uma educação formal. Entretanto, I Timóteo 2:11-14, em nenhum momento menciona o status educacional. Se a educação formal constituía em qualificação para o ministério, a maioria dos discípulos de Jesus, provavelmente, não teria sido qualificada. Uma segunda objeção comum é que Paulo restringiu apenas as mulheres de Éfeso quanto à questão do ensino. (I Timóteo foi escrito a Timóteo, que era pastor da igreja em Éfeso). A cidade de Éfeso era conhecida por seu templo a Ártemis, a falsa deusa greco-romana. As mulheres eram autoridade na adoração a Ártemis. Entretanto, o livro de I Timóteo, em momento algum, menciona Ártemis, tampouco Paulo menciona a adoração a Ártemis como razão para as restrições em I Timóteo 2:11-12.
Uma terceira objeção comum é que Paulo está se referindo apenas a maridos e esposas, não a homens e mulheres em geral. As palavras gregas em I Timóteo 2:11-14 poderiam se referir a maridos e esposas. Entretanto, o significado básico das palavras é homem e mulher. Além disso, as mesmas palavras gregas são usadas nos versos 8-10. Apenas os maridos devem levantar as mãos santas em oração sem iras ou contendas (verso 8)? Somente as esposas devem se vestir com recato, com boas obras e adoração a Deus (versos 9-10)? Claro que não! Os versos 8-10 se referem claramente a homens e mulheres em geral, não apenas a maridos e esposas. Não há nada no contexto que possa indicar uma mudança para maridos e esposas nos versos 11-14.
Mais uma objeção freqüente a esta interpretação sobre mulheres pastoras/pregadoras é em relação a Miriã, Débora, Hulda, Priscila, Febe, etc. – mulheres que ocuparam posições de liderança na Bíblia. Esta objeção falha em perceber alguns fatores relevantes. Em relação a Débora, ela era a única juíza entre 13 juízes homens. Em relação a Hulda, era a única profeta mulher entre dúzias de profetas homens mencionados na Bíblia. A única ligação de Miriã com a liderança era devido ao fato de ser irmã de Moisés e Arão. As duas mulheres mais importantes do tempo dos reis foram Atalia e Jezebel – péssimos exemplos de boa liderança feminina.
No Livro de Atos, capítulo 18, Priscila e Áquila foram apresentados como ministros fiéis a Cristo. O nome de Priscila foi mencionado primeiro, provavelmente indicando que era mais “importante” no ministério que seu esposo. Entretanto, Priscila, em lugar algum, é descrita como participante em uma atividade ministerial que esteja em contradição com I Timóteo 2: 11-14. Priscila e Áquila trouxeram Apolo até sua casa e ambos o discipularam, explicando a ele a Palavra de Deus de modo mais preciso (Atos 18:26).
Em Romanos 16:1, mesmo que Febe seja considerada uma “diaconisa” ao invés de “serva”, isto não indica que fosse uma professora na igreja. “Apto a ensinar” é um título dado aos anciãos, mas não aos diáconos (I Timóteo 3:1-13; Tito 1:6-9). Anciãos/bispos/diáconos são descritos como “maridos de uma só esposa”, e “um homem no qual os filhos crêem” e “homem digno de respeito”. Além disso, em I Timóteo 3:1-13 e Tito 1:6-9, apenas pronomes masculinos são usados para se referir a anciãos/bispos/diáconos.
A estrutura de I Timóteo 2:11-14 faz a “razão” ser perfeitamente clara. O verso 13 inicia com “porque” e dá o “motivo” do que Paulo afirmou nos versos 11-12. Por que não devem as mulheres ensinar ou ter autoridade sobre os homens? Porque “primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” Este é o motivo. Deus criou Adão primeiro, e depois criou Eva para ser uma “ajudadora” de Adão. Esta ordem da Criação tem aplicação universal para a humanidade na família (Efésios 5:22-33) e na igreja. O fato de Eva ter sido enganada também é dado como razão para as mulheres não poderem servir como pastoras ou ter autoridade espiritual sobre os homens. Isto leva alguns a crerem que as mulheres não devem ensinar por serem mais facilmente enganadas. Este conceito é duvidoso... mas se as mulheres são mais facilmente enganadas, por que se deveria deixar que ensinem a crianças (que são facilmente enganadas) e outras mulheres (que supostamente são mais facilmente enganadas)? Não é isso que diz o texto. As mulheres não devem ensinar ou ter autoridade espiritual sobre os homens porque Eva foi enganada. Como resultado, Deus deu aos homens a autoridade primária de ensinar na igreja.
As mulheres são excelentes em dons de hospitalidade, misericórdia, ensino e ajuda. Muito do ministério da igreja depende das mulheres. As mulheres na igreja não estão restritas ao ministério de orar e profetizar (I Coríntios 11:5), mas o estão em relação à autoridade de ensino espiritual sobre os homens. A Bíblia, em nenhum lugar, faz restrições quanto a mulheres no exercício de dons do Espírito Santo (I Coríntios capítulo 12). As mulheres, tanto quanto os homens, são chamadas a ministrar aos outros, para demonstrar o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) e a proclamar o Evangelho aos perdidos (Mateus 28:18-20; Atos 1:8; I Pedro 3:15).
Deus ordenou que somente homens servissem em posições de autoridade de ensino espiritual na igreja. Isto não é porque os homens sejam necessariamente professores com melhor qualificação ou porque as mulheres sejam inferiores ou menos inteligentes (o que não é o caso). É simplesmente a maneira que Deus designou para o funcionamento da igreja. Os homens devem dar o exemplo na liderança espiritual – em suas vidas e através de suas palavras. As mulheres devem ter um papel de menos autoridade. As mulheres são encorajadas a ensinar a outras mulheres (Tito 2:3-5). A Bíblia também não faz restrição a que as mulheres ensinem crianças. A única atividade que as mulheres são impedidas de fazer é ensinar ou ter autoridade espiritual sobre homens. Isto logicamente inclui mulheres servindo como pastoras e pregadoras. Isto não faz, de jeito algum, com que as mulheres sejam menos importantes, mas, ao invés, dá a elas um foco ministerial mais de acordo com o dom dado a elas por Deus.
Via: [ Ministério Batista Beréia ]
.
7 comentários
Amém irmão !! bela explainação !...e eu , que sou mulher, que ja trabalhei muito em igrejas, que já fui convidada milhares de vezes para ser "ungida" pastora e rejeitei , concorco contigo. Sempre pensei no uma mulher faz qdo lhe dão liderança... é melhor não a termos. Já vi muita igreja fechar as portas literalmente por causa de pastoras e esposas de pastores... é preciso ouvir e obedecer a Deus e se ELE disse isso é por que sabia muito bem dos riscos que corremos ao desobedece-LO.
Responderabraçosssss
Há uma contradiçao ou estou enganando? Muito importante este assunto, concordo com o irmão no que se refere ao Ministério Pastoral para mulheres, qual é o problema sobre a mulher pregar a Palavra? será com o irmão no está contradizendo no que voce diz. confere
ResponderAs mulheres são excelentes em dons de hospitalidade, misericórdia, ensino e ajuda. Muito do ministério da igreja depende das mulheres. As mulheres na igreja não estão restritas ao ministério de orar e profetizar (I Coríntios 11:5), A Bíblia, em nenhum lugar, faz restrições quanto a mulheres no exercício de dons do Espírito Santo (I Coríntios capítulo 12). As mulheres, tanto quanto os homens, são chamadas a ministrar aos outros, para demonstrar o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) e a proclamar o Evangelho aos perdidos (Mateus 28:18-20; Atos 1:8; I Pedro 3:15).
Se voce está dizendo que Deus pode usar as mulheres na parte da oraçao, dos Dons Espirituais, e que as mesmas são chamadas para ministrar e proclamar o evangelho, por que não Pregar a palavra de Deus, qual a diferença me responda por favor -
Beleza de texto, muito explicativo e muito didático. O senhor Jesus chamou a todos para a obra e cada um tem o seu lugar específico, ainda tem muitas almas precisando de orientação.
ResponderComentários do Semeador12: Concordo com a colocação do Eleitos de Deus. Não desmereço de forma alguma o papel da mulher, mas esse movimento feminista contribui mais para desvalorizar a mulher do que para valorizá-la. Tudo o que é muito forçado causa desconfiança. As mulheres tem desempenhado um papel importante na Igreja desde seus primórdios (digo primórdios da Igreja tá), mas daí dizer que elas são imprescindíveis, acredito que todos somos imprescindíveis, porém (por mais contraditório que pareça), ninguém é imprescindível, tudo o que fazemos é pela Graça. Essa gana por títulos que eu não consigo entender. Por que para uma mulher trabalhar na “igreja” precisa ter um título? Por que tem que ser Pastora, Bispa, diaconisa? Enfim, por que tem que ser a “missionária”? Por que tem ser “a profeta”? Não basta somente trabalhar pela causa do Evangelho por amor? Por gratidão? E eu digo a mesma coisa para os homens. Que coisa mais estúpida essa, de querer títulos ou de querer ter influencia sobre os outros? De Querer liderar? Basta disso. Jesus quer pessoas agradecidas, não um bando de líderes, de detentores de Cargos.
ResponderMuito bacana a explicação do texto, mais gostaria de ressaltar que,não só mulheres fazem questão de ter titulos em igrejas,mais se vc for olhar a biblia diz que realmente no ultimos dias os homens(mulheres)seriam amantes de si mesmo querendo glória para o seu nome e se esquecendo de que fomos criados para adorar a Deus e não para sermos adorados.
ResponderCONCORDO plenamente da mulher não poder ser pastora,mais discordo ao fato de não poder pregar.
Pois a biblia tbm relata que nós devemos ensinar uns aos outros.
Mais esta bem explicado o texto e de parabéns Heitor Alves.
"Deus ordenou que somente homens servissem em posições de autoridade de ensino espiritual na igreja".
Responder*
Ah, Paulo, Paulo... tão invocado para restringir ou mesmo impedir a atuação de mulheres nas pregações das igrejas - dentre outras pérolas do machismo dito cristão, que - previsivelmente, diga-se - se ampara e se escora nos ensinamentos de outros homens da bíblia que não Cristo. Se a igreja pretende ter CRISTO por espelho, tais questiúnculas deveriam ser devidamente superadas em prol do bem maior, que é a proclamação do Evangelho Supremo. Mais do q isso, a proclamação "urbi et orbi" dos santos e maravilhosos ensinos de Cristo, dentre os quais, destaca-se o amor a Deus e ao próximo. Quem quer ser tolhido de pregar qdo tem vontade e ardor de pregar? Ninguém! Então q não se tolha os outros por causa do sexo e outras variáveis, especialmente baseados em outro q não Cristo. Cristo não julgou nem discriminou ninguém, então q a igreja, q diz atender pelo nome dEle, faça o mesmo!
Boa noite a todos.
;)
"É simplesmente a maneira que Deus designou para o funcionamento da igreja. (...) A única atividade que as mulheres são impedidas de fazer é ensinar ou ter autoridade espiritual sobre homens."
ResponderComo o Deus cristão se torna MENOR quando os fiéis resolvem INTERPRETAR a Bíblia LITERALMENTE!! Não é à toa que cada vez mais surgem autores defendendo o ateísmo. É que as igrejas ficam defendendo tantas BARBARIDADES, pelo MERO fato de estarem escritas na Bíblia, que fica difícil para o crente MODERADO (não fundamentalista, fanático) manter a sua fé.
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com
2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.
3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.
4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.
Para mais informações, clique aqui!
Blog Bereianos!