Cristo, nosso Professor - C.H. Spurgeon

.
Não é nada, meus irmãos, para o fiel servo de Jesus Cristo que um certo dogma desça até ele com a antiguidade cinzenta das eras para torná-lo venerável. Como um homem sensível, o Cristão respeita a antiguidade mas, como um leal súdito de seu Rei, ele não se curva ante a antiguidade como se fosse deixá-la tornar-se soberana em Sião ao invés do Cristo vivo. Uma multidão de bons homens pode se reunir e eles podem, em seu juízo, apresentar um dogma, e declarar que este dogma seja essencial e indubitável, e eles podem até fazer ameaças àqueles que não receberem seu veredito; mas se o dogma não foi autorizado muito tempo antes de terem-no decidido - se não estava escrito no Livro, a decisão do letrado conselho conta como nada.

Todos os pais, doutores, religiosos, mártires, junte-os todos; não podem adicionar uma palavra à fé uma vez entregue aos santos. Sim, ouso dizer que a unânime aprovação de todos os santos nos Céus e na Terra não seria o bastante para criar uma doutrina sequer limitada à consciência a menos que Jesus a tenha determinado. Em vão os homens dizem: "Desta forma fazia a igreja primitiva" - a igreja primitiva não predomina sobre nós. Não há propósito em citar Orígenes ou Agostinho; cite os apóstolos inspirados e a doutrina está estabelecida, e não de outro modo. Na igreja de Deus, nunca foi suficiente dizer: "Assim pensa Martinho Lutero." Quem foi Martinho Lutero? Um servo de Jesus Cristo, e nada mais. Não é suficiente dizer: "Assim ensina João Calvino," pois quem é João Calvino? Ele derramou seu sangue por você? Ou ele é seu mestre? Sua opinião deve ser respeitada como a opinião de seu co-servo, mas não um respeito como um doutor ou um professor competente na igreja - pois somente Cristo é Rabi, e não devemos chamar nenhum homem de Mestre sobre a terra.

***
Extraído de um sermão intitulado "O Cabeça da Igreja", pregado em 1º de Novembro de 1868.

Tradução: Voltemos ao Evangelho
FONTE: Voltemos ao Evangelho, especialmente para o Projeto Spurgeon

Imprimir ou salvar em PDF

2 comentários

Oi Ruy, obrigado por redivulagar esse trecho de sermão do Spurgeon! Porem, eu em confundi, quem traduziu foi o Voltemos, não o Bessa!
Abraços
Armando

Responder

Graça e paz...
A palavra faz toda a diferença, quem dera hoje estivessemos em todo este nível, nos meios de comunicação principalmente, de onde ultimamente o Evangelho vem sendo terrivelmente abortado, Spurgeon foi um grande exemplo do zelo e amor pela pregação da Palavra, mas como ele mesmo escreveu só Jesus é Meste, isso é reconhecimento do pequeno diante da grandesa que Cristo é.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!