O cristão deve se exercitar? O que a Bíblia diz sobre a saúde?

.

1 Timóteo 4:8 nos informa:
“Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser”.
Note que este versículo não diz que o exercício não tem valor! Ele diz que o exercício tem algum valor, mas mantém as prioridades corretamente ao dizer que a piedade é de maior valor.

O apóstolo Paulo também menciona o treinamento físico ao ilustrar a verdade espiritual. 1 Coríntios 9:24-27:
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.

2 Timóteo 2:5: “Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.”

Timóteo 4:7: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”
Então, claramente não há nada de errado no fato de um cristão se exercitar. Na verdade, a Bíblia é clara ao dizer que nós devemos cuidar bem dos nossos corpos (1 Coríntios 6:19-20). Efésios 5:29 nos diz: “Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida...” A Bíblia também nos adverte contra a gula (Deuteronômio 21:20; Provérbios 23:2; 2 Pedro 1:5-7; 2 Timóteo 3:1-9; 2 Coríntios 10:5). Ao mesmo tempo, a Bíblia nos adverte contra a vaidade (1 Samuel 16:7; Provérbios 31:30; 1 Pedro 3:3-4). O que a Bíblia diz sobre a saúde? Seja saudável! Como alcançamos este objetivo? Ao fazermos exercícios não muito pesados e comendo moderadamente. Este é o padrão Bíblico para a saúde e para o exercício físico.
Imprimir ou salvar em PDF

3 comentários

"Agora já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo jesus e não vivem segundo a carne."Na época de Paulo as pessoas naturalmente se exercitavam mais,pois não tinham vida sedentária.Hoje tudo é feito de carro e não há tempo para exercícios físicos.Devemos nos exercitar a fim de mantermos uma boa saúde.Devemos porém ter nosso coração e nossa mente concentrados em Cristo ,pois a carne também é indisciplinada e milita contra o espírito.O ideal seria que pudéssemos praticar esportes louvando ao Senhor,meditando em sua palavra.

Responder
Antonio mod

Corro regularmente 1/2 maratona, além de caminhar muito e fazer exercícios como abdominais e flexões e posso dizer que nem piora e nem melhora a vida espiritual, a qual se robustece quando se busca a comunhão com Deus em todo o tempo, inclusive se exercitando, meditando na Palavra de Deus e buscando a santificação. Mortificar a carne não quer dizer escorraçá-la com auto flagelação ou descuidar da saúde, mas se abster da concupiscência do mundo, dos maus pensamentos e das paixões da carne, que levam à práticas abomináveis usando o corpo, que é o templo do Espírito Santo. O padrão de santidade para quem se exercita é buscar ter boa saúde, qualidade de vida, não para ficar saradão, bombado e sair por aí se exibindo para as mulheres, servindo de instrumento ao diabo, cusando divisão nos lares alheios.
Em suma, precisamos detestar tudo que tenha a aparência do mal.
Obs.: Sou contra cristão se exercitar em academia, que são templos de viadade e carnalidade.

Responder
Antonio mod

Uma correção: onde se lê "viadade" leia-se "vaidade". Juro que foi erro de digitação. Perdoem a falha.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!