Predestinação constrangedora

.

Por Natan de Oliveira


Meus caros filhos


Um dia vocês encontrarão um advogado do diabo.

Ele sempre vem travestido de "amigo", "autor intelectual", "jornalista agnóstico", "professor de filosofia", "arminiano rebelde", e de infinitos outros disfarces que ele costuma utilizar.

Para ele sempre temos a resposta do Senhor:

"Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens." Mateus 16.23

Agora que já sabem a resposta, vamos pensar sobre algumas das perguntas que ele vos fará.

Mas é muito importante saberem que o advogado do diabo conhece muito de Bíblia, mas percebam que ele usará a escritura sempre de forma distorcida e focado (cogitando) na ótica humana, nunca pela ótica soberana (de Deus):

- Como vocês podem crer num Deus soberano que determinou a matança de Jericó?

- Não haviam crianças pequenas e inocentes em Jericó? E Ele, mesmo assim, mandou exterminar a todas elas juntamente com os adultos?

- Que Deus é este que mata inocentes junto com pecadores?

"E tudo quanto havia na cidade (de Jericó) destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até a mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento." Josué 6.21

- Como vocês podem crer num Deus soberano que matou toda uma população mundial no dilúvio?

- Mulheres grávidas foram afogadas e milhares e milhares de crianças inocentes foram afogadas por este Deus que vocês adoram?

"Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca." Gênesis 7.23

- Como Ele pode ser santo se Ele afirma que as desgraças são enviadas por Ele, afinal vocês adoram um Deus que envia desgraças?

"Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam; porque DEUS OS PERTURBARA com toda a angústia." 1 Crônicas 15.6

- Como vocês podem adorar um Deus que envia a lepra, engana profetas, determina que mentiras sejam colocadas nos corações dos homens, decreta matanças, guerras e determina que cidades sejam destruídas?

"Mandou, pois, o SENHOR a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens." 1 Crônicas 21.14

"E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o SENHOR: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, faze-o assim. Agora, pois, eis que o SENHOR pôs um espírito de mentira na boca destes teus profetas; e o SENHOR falou o mal a teu respeito." 2 Crônicas 18.21-22

- Como vocês podem adorar e respeitar um Deus que é o autor do mal?
- Como podem adorar um Deus que cria pessoas inválidas, e que premeditadamente coloca no mundo cegos, surdos e mudos e muitos outros infelizes que nunca pediram para serem portadores de nenhuma destas deficiências?

"Por que, ó SENHOR, nos fazes errar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que não te temamos?" Isaías 63.17a

"Respondeu-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?" Êxodo 4.11

O advogado do diabo será bem convincente nos seus argumentos-perguntas, e o que vocês meus filhos pensarão do nosso Deus?

Não blasfemem contra Ele.

Ele é santo e justo.

Lembre-se que advogados são sempre muito hábeis com as palavras, mas muitos deles caíram na tentação de serem íntimos da mentira e em especial o advogado do diabo quando lhes aparecer, será o mais mentiroso deles.

Que respostas daremos aos que odeiam ao nosso Deus que, sim, é soberano e que antes da fundação determinou todas as coisas?

1. Deus não precisa de defesa. "Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus... ainda que tu não me conheças... Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas." Isaías 45.5-7

2. Deus diz para qualquer um que lhe faça qualquer uma destas perguntas, que esta pessoa deve calar a boca. "Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?" Isaías 45.9

3. Deus não se esconde por subterfúgios e revela nas escrituras que nada, nem mesmo o mal está fora do seu controle."Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo e que produz a arma para o seu devido fim; TAMBÉM CRIEI O ASSOLADOR, PARA DESTRUIR." Isaías 54.16

Mas principalmente...

4. Deus pede que creiamos na sua revelação, e Ele nos revela que Ele é santo e justo. Não nos explica como, um dia saberemos, mas pede que creiamos no impossível. Sim Ele é soberano sobre as mazelas do mundo, sobre os mortos nas grandes catástrofes, sobre as violações e sobre as guerras... Mas mesmo sendo assim pede que creiamos que Ele é santo e nunca injusto. Um dia teremos as respostas e saberemos como que a soberania de Deus se harmoniza com a responsabilidade humana, um dia saberemos como que a predestinação absoluta se harmoniza com a capacidade de Deus de lidar com o mal e mesmo assim continuar a ser SANTO.

"Eu sou o SENHOR... Eu sou santo..." Levítico 11.44

"Eu sou o SENHOR, o vosso Santo, o Criador de Israel, o vosso Rei." Isaías 43.15

"Porque Tu és justo em tudo quanto tem vindo sobre nós; pois Tu fielmente procedeste..." Neemias 9.33


"... SENHOR DEUS, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das Nações! Apocalipse 15.3

"... Tu és justo, Tu que és e que eras, o Santo..." Apocalipse 16.5

5. Como Ele sabe que nos pede o impossível, então ou Ele deixa o cristão com uma compreensão limitada do Evangelho (irmãos arminianos sinceros, verdadeiramente convertidos, mas equivocados teologicamente), ou Ele muda a mente do cristão e faz com que o seu coração entenda as escrituras como ela se apresenta, e mesmo assim não se rebele por causa disto, mas humildemente se prostre diante de um Deus tão poderoso, que sabe lidar com o mal sem macular Sua santidade. Aos que não fazem parte do seu rebanho, Ele não pede nada, mas endurece seus corações ainda mais.

A respeito das coisas reveladas sabemos.

A respeito das coisas ocultas reverentemente nos limitamos a afirmar até onde a escritura revela.

E entre estar dominado pela experiência ou estar dominado pela revelação, é bom que estejamos ao lado da revelação, mesmo que ela pareça louca para os olhos do mundo.

Deus não mente.

Se Ele diz que pode lidar com o mal e ao mesmo tempo ser Santo, Ele está falando a verdade e espera que creiamos Nele.

O advogado do diabo quer que deixemos a revelação de lado, quer que olhemos para a experiência e para as aparentes injustiças do dia-a-dia e da história, esperando que blasfememos contra o nosso Deus e o abandonemos.

O advogado do diabo sutilmente vai querer implantar na nossa mente a tentação de julgarmos a Deus pelos padrões que Deus criou para humanos, fazendo com que nos esqueçamos de que a lei de Deus é para homens, e não para limitar e regrar o próprio Deus.

Quando uma mulher concebe uma criança de outro homem que não seja seu marido, um pecado grave foi cometido, já Deus quando faz com que a mulher do próximo conceba uma criança, Ele não comete pecado algum, muito pelo contrário, foi assim que o Salvador veio ao mundo através da virgem que concebeu pela atuação sobrenatural do Espírito Santo.

".... estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo." Mateus 1.18

Um homem quando mata, na maioria dos casos peca gravemente, já Deus quando mata está exercendo um atributo próprio Dele mesmo de dar e de tirar a vida segundo a Sua vontade.

"Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de Mim; Eu mato e Eu faço viver; Eu firo e Eu saro; e não há quem posso livrar alguém da Minha mão." Deuteronômio 32.39

A lei de Deus é para homens, não é para enquadrar o próprio Deus.

O advogado do diabo tentará enganá-los quanto a isto.

Meus filhos, eu repito, o nosso Deus é santo.

Sabe lidar com o mal e continuar sendo santo.

Nós humanos não sabemos nem conseguimos compreender como seja possível lidar com a maldade e ao mesmo tempo sermos santos.

Nós não somos deuses.

Se o advogado do diabo te perturbar com aquelas primeiras perguntas, dirás o quê?

- Para longe de mim Satanás. O meu Deus de uma forma que eu não compreendo, pois sou homem e limitado, é soberano sobre todas as coisas e continua sendo SANTO e tem motivos justos, lógicos e coerentes para cada uma das suas ações, e que um dia no inferno você ficará sabendo delas todas.

Diga para ele que nós somos caco de barro e que Deus é o oleiro, e um oleiro que sabe o que faz:

"Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe." Isaías 29.16

Fonte: [ Oliveira - Reflexões Reformadas ]
Via: [ Ministério Batista Beréia ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!