idéias emergentes, filosofias vãs

.


"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo." (Colossenses 2.8)


Tenho estudado sobre o "movimento" igreja emergente, encontrei idéias geniais, sensacionais eu diria, mas entre aqueles que professam ser "liberais" o que vi foi antropocentrismo, abandono da Palavra e negação da Cruz de Cristo.

Não coloco aqui todos os ditos emergentes, isso seria leviano, seria burrice, em todos os lugares encontramos homens que servem e Deus e o buscam em Espírito e Verdade. A quem se "engane na busca da verdade", mas enquanto existir raiz há esperança. Digo isso porque até mesmo a igreja que freqüento pode ser considerada uma igreja emergente se utilizar-mos a idéia de Mark Discroll. (clique aqui). Este texto é direcionado àqueles que negam a cruz de Cristo, negam sua divindade e consideram-se verdadeiros adoradores de Deus.

Eu poderia discutir o pensamento que eles têm a respeito de homossexualismo, sexo antes do casamento, céu e inferno, virgindade da mãe de Cristo, etc., mas vou me deter apenas há um ponto. A cruz de Cristo e a obra redentora dessa cruz.

Alguns sites ditos emergentes, e alguns blogs, de autores que periodicamente publicam em sites assim denominados, fazem questão de "informar" um novo caminho, melhor, de informar que existem muitos, centenas, milhares de caminhos para Deus. Eles já não valorizam mais a Cristo, porque valorizar sua Palavra (Eu sou o único caminho, verdade e vida). O que pregam é um largo caminho ou várias estradas pavimentadas e espaçosas o suficiente para que eu possa trazer comigo o meu ego e não seja necessário negar a mim mesmo, mas negar apenas a cruz de Cristo.

Em seus textos vemos dezenas de inserções de filósofos declaradamente ateus, (homens que odeiam a Deus) vagamente surge um texto de algum teólogo "criador" dessa "emergência" e por fim nada, absolutamente nada de Bíblia, exceto para, tal qual neopentecostais da Teologia da Prosperidade fazem, pegam um texto e o retiram do contexto para justificar suas mundanices e desvios.

Cristo aparece mais como um homem que "revolucionou" do que como o Filho de Deus... e seu sacrifício pufs! Um dos escritores brasileiros sobre o tema igreja emergente escreveu: "primeiro e mais importante, não posso chegar ao lar pela estrada que sugere que Jesus seja o único caminho..." o mais importante para ele foi dizer, Cristo não é o caminho, ainda escreveu: "essa estrada está interditada, fechada para sempre." Este rapaz invalidou a obra da cruz, ele desprezou a morte e ressurreição de Cristo por ensinos filosóficos de homens que não crêem em Deus. Ele ainda chamou Deus de "arbitrário e abusivo"... Porque? Ele não conhece a Deus e se assim continuar a proceder um dia Cristo dirá a Ele... "não te conheço".

Ainda num destes sites que defendem o "movimento", vi textos que "mostravam" um Novo Testamento que não faziam sentido, se por um lado chamam Paulo de o "emergente dos emergentes" de outro preferem os textos de Copérnico e de Kant aos de Paulo, por considerá-los sem sentido ao cristianismo atual, desapropriados à pós-modernidade. Na verdade, são textos desapropriados ao nosso mundanismo e aos desejos de nosso coração e por isso lutamos contra eles, por isso, pessoas como estas os definem como "sem sentido".


O que vi foi um grupo de pessoas que deseja "aceitar a Deus" e não ser "aceito por Ele". Vejo um grupo de pessoas que diz: "se Deus me ama Ele vai me aceitar assim, senão Ele não é Deus", isso é tão perverso quanto Teologia da Prosperidade que diz "se eu fizer isso e provar Deus Ele tem que fazer porque é Deus". O que vejo, é o vaso dizendo para o oleiro "Que fizeste? Eu não queria ser assim!" (Rm 9.21)

Vejo pessoas dizendo: "Deus negue-se a si mesmo pois eu não vou carregar nenhuma cruz."

Não vi amor nesse tipo de "cristianismo" que algumas vezes nem se define como tal, não vi compaixão pelas almas perdidas, vi sim um total desvio da Palavra de Deus, dizendo: "Não se preocupe, leve assim sua vida que Deus te ama não vai deixar você ir para o inferno", ensinam errado e condenam um pecador ao inferno. Perderam o cuidado com a doutrina, (1Tm 4.16) desviaram-se do Caminho da Salvação e como o pr. Mark Discroll disse sobre esses emergente liberais: "quebraram o próprio galho onde estavam sentados", além disso, constantemente fazem a Palavra de Deus mentirosa e errada em prol de escritos de Foucault. Na justificativa de ganhar vidas perderam suas próprias e ainda fazem campanha em prol do inferno.

São pessoas que amam muito mais o mundo e o que há nele, preferem muito mais as coisas terrenas às celestiais, ajuntam para si homens que falam o que elas querem, e por fim, julgam-se sábios, mas não o são.

Aconselho um bom texto publicado recentemente no blog Bereianos sobre a "flexibilidade doutrinária" (clique aqui)


Autor: Daniel Clós
Fonte: [ Batalha pelo Evangelho ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

6 comentários

o que eu posso dizer? maravilhoso texto, adorei, tanto que já está na minha lista de estudos, infelizmente estamos vivendo um evangelho diferenciado daquele pregado pelos pais na fé.... é triste, mas a igreja(lideres) está caminhando a passos largos longe da cruz de Cristo.

Presbítero Paulo Cézar...

Responder

Ateus = aqueles que odeiam Deus. Péssima generalização, pois afinal de contas, se são ateus, sequer aceitam que existe Deus e muito menos se dariam ao trabalho de odiar um ser que para eles, não existe.

E sendo tratados dessa forma sempre preconceituosa e generalista por crentes, é bem pouco provável q esses ateus estarão interessados em conhecer esse Deus sobre o qual tanto falamos, mas com o qual tão pouco nos parecemos.

Responder

Andréia, quanto ao odiar: todo aquele que ama o pecado odeia a Deus... nós, incluíndo você, antes de conhecer a Deus e o aceitar, odiávamos a Ele.

"Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão. Não odeio eu, ó SENHOR, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos." (Salmos 139.20-22)

É isto que ateus esperam de nós, que nos conformemos com o "mundo deles" para que "eles sejam alcançados" quando na verdade, aí estaremos nós perdidos.

Não faço defesa do homem por si só... faço defesa da cruz de Cristo que morreu pelo homem...

Sem o homem Deus ainda é Deus. Sem Deus, o homem não é nada.

E sim minha cara, todos aqueles que vivem a pecar e negam a Cristo odeiam a Deus.

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tg 4.4)

Não sou em quem diz, se fosse minhas as palavras seriam tão vãs quanto a dos ateus. São a Palavra de Deus que isso afirmam.

Eu não posso te convencer, ninguém pode te convencer, se nem mesmo a Palavra de Deus te convencer.

Se pensas que minha idéia era ofender ateus por dizer que eles odeiam a Deus, não os ofendeu, pois como tu mesmo disse, eles nem mesmo acreditam Nele. No entanto, quando perceberem o quanto odeiam a Deus e o quanto detestam seu conhecimento, perceberam o caminho de erro e se voltaram para Deus.

Prega o evangelho, dentro e fora de tempo.

Responder

Prezado Daniel,

Você, como cristão, não devia, pelo menos não no meu ponto de vista, sacar tão rápido da manga esse salmo que fala sobre "odiar". Porque, afinal, Jesus nos ensinou claramente que devíamos AMAR, e amar principalmente aqueles que consideramos nossos inimigos, porque amar os amigos qualquer um consegue. Não acho que sua idéia foi ofender ateus, mas sim que esse tipo de atitude apenas gera mais ódio. Essa atitude, que mais se parece com sectarismo, de "nós defensores de Deus" contra "eles inimigos de Deus" não trouxe nada de bom ao mundo, fato constatável na história. Você já viu algum ateu se tornar cristão por causa de declarações de ódio como essa do salmo? Isso sem falar que não creio que Deus precise ser defendido por ser humano algum. Deus não precisa que se empreendam "guerras santas" para defendê-lo, e eu me recuso a entrar nesse tipo de batalha, porque somente o AMOR pode transformar inimigos em amigos. O ódio de um ser humano pelo outro, certamente não provém de Deus. Pouco me importa se o salmo fala em ódio, porque Jesus me ensinou diferente. A quem devemos dar mais crédito? Ao salmista hebreu, que queria ver destruídos seus "inimigos", ou a Jesus, que nos disse para amá-los, dar a outra face, perdoar toda as ofensas?

Responder

Apenas para constar... não saquei tão rápido não esse salmo... já faz uns 2 mil anos que Jesus morreu.

Alguém sabe quanto tempo os perdidos ainda têm?

Responder

Andréia, isso já saiu do campo evangélico/teológico e passou para um campo desconhecido (eu acho).

Se perguntas se conheço algum ateu que se converteu ao perceber que era um pecador e que odiava a Deus? Aqui está um. Meu grande objetivo na adolescência era sair de casa e nunca mais precisar entrar em uma igreja de um Deus que eu duvidava... até o dia em que percebi ser eu, o homem que mais odiava a Deus, o homem, que mais odiava a Cruz. Sim minha irmã, eu sei como falar com ateus. Convivi com eles as centenas no meu tempo de universidade, sou professor de História e os corredores da minha faculdade cheiravam ateísmo e ainda cheira.

Quanto as "declarações" de Davi... não foi esse o salmo que me abriu os olhos, mas outro, escrito pelo próprio Davi, e o li enquanto contava as horas para tirar a minha vida.

Se acho que devemos pregar o amor de Deus? Sem dúvida! Tens RAZÃO em todos os níveis de raciocínio. É uma verdade. Mas também é verdade que todo aquele que nega Deus o odeia, também é uma verdade e também que deve ser pregada.. a Palavra deve ser pregada em tempo e fora de tempo. Para quem gosta ou não dela.

Não estou valorizando a palavra de Davi (um hebreu como você escreveu), um homem com as mãos cheias de sangue. Estou valorizando a Palavra de Deus, escrita por um homem Segundo o Coração de Deus e inspirada pelo Espírito Santo de Deus, que conhece a mente de Deus.

Você fala que Jesus pregou amor e não ódio, realmente, Cristo nunca disse odiar o homem e ele realmente não odeia... mas disse... CRISTO disse: aquele que me negar diante dos homens eu o negarei diante do Pai (Mt 10.33).

Não é isso que fazem os ateus Andréia?

O que Cristo disse não é demonstração de ódio, é demonstração de amor... Por Deus.

A Palavra de Deus também diz que se o amor de Deus não está no homem, não há amor (1 Jo 2.15, também não foi Jesus que falou, foi um hebreu, mas espero que aceites como Palavra)... ora se não há amor o que há é ódio, não existe meio termo.

Veja minha cara, conforme seu ponto de vista (parece-me) que demonstrar amor é ser sensível com os homens. Para mim, amor é ser sensível com Deus (e ele quem vai me julgar, não os homens. Não devo temer quem tem poder para matar o corpo, mas de matar a alma e lança-la no inferno, e esse é Deus). E essa sensibilidade se resume em viver e morrer por esta Palavra ainda que ela seja (e é): loucura para a humanidade que se perde. No entanto para mim, e creio eu também para ti: SABEDORIA, incluíndo aí as palavras duras do homem de guerra e mutilador de guerreiros, Davi.

Quanto aos fatos incontestáveis da História, como professor de História há uma década sei bem o que ela diz, mas mesmo ela, a História não está acima da Palavra de Deus, que incluí os salmos de Davi.

Não prego guerra religiosa, não prego preconceito religioso, até porque atualmente vejo mais sensibilidade religiosa em muçulmanos, budistas e hinduístas que em cristãos antropocentristas, que preferem o homem a Deus (não a estou acusando disso, você ainda não me deu razão para tal afirmação). Os primeiros estão morrendo pelo que crêem, os últimos estão vivendo como querem.

Peço-te apenas que se resolveres responder a este comentário, contribua com Palavra, use-a para confrontar o que te escrevi, não faça como os ateus que usam Darwin, Marx, Kant... use a Palavra de Deus, Nela, e somente Nela, encontramos fontes de Vida.

Eu a usei para dizer o que penso, pois busco conformar minha mente às Escrituras e não o contrário... use-as também. Vamos fazer uma discussão teológica, cristã e teocêntrica, onde Deus seja o nosso alvo e não o homem. Pelo homem Cristo já morreu, a nós, pecadores arrependidos, resta pregar o evangelho... de todas as formas e com todas as verdades nele inseridas.

Por fim, não sou um homem de bom-tato... mas quando olha pra Jesus, é meu alento, pois ainda não chamei ninguém de víbora.

Soli Deo Gloria

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!