Por que os enganadores prosperam?

.
Pronto! Resolvi botar a boca no trombone! Chega de tentar tapar o sol com a peneira. A verdade tem que ser dita, doa a quem doer.

Por que os falsos prosperam? Por que os mentirosos se gabam de suas conquistas? Onde está Deus que não faz cair um raio na cabeça desses miseráveis?

Haveria algum propósito nisso? E quanto às milhares de vítimas desses charlatões?

Que unção seria esta que atrai tanta gente? Por que Deus os permite crescer tanto? Por que temos que suportá-los enquanto se esnobam em suas aquisições?

Convido-os à uma breve incursão nas Escrituras em busca de respostas para tais questões.

Paulo diz que havia tempo em que as pessoas não suportariam a sã doutrina, mas "tendo coceira nos ouvidos", se cercariam de mestres "segundo as suas cobiças" (2 Tm.4:3).

Eis o pulo do gato desses obreiros da iniquidade! Eles dizem o que o povão quer ouvir. Por isso atraem tanta gente.

O que as pessoas querem ouvir hoje em dia? Garanto que não estão interessadas em assuntos como arrependimento, santificação, renúncia, cruz, dar a outra face, caminhar a segunda milha. Não! Elas querem é restituição, arrepio, emocionalismo barato, conquista, prosperidade.

Quem quer que diga o que elas almejam ouvir, certamente obterá sucesso em seu ministério.

E mais: querem sair dos cultos com seu ego massageado. Buscam pastores que os acaricie com bajulações, amor hipócrita, elogios.

Ninguém quer compromisso com a verdade, mas com o último modismo. Quer encher a igreja em tempo record? Fácil! Ou entra numa de fazer essas campanhas loucas, sem pé nem cabeça, ou dana a convidar cantores e bandas gospel famosos, empurrando um monte de CD para que os irmãos ajudem a pagar os altos cachês que eles cobram. E assim a famigerada indústria gospel vai sendo alimentada. Louvor e adoração são confundidos com oba-oba. E adivinha quem paga a conta?

Definitivamente, não querem a Verdade! Preferem ser enganadas (desde que seu ego sai intacto!).

Então, Deus lhes dá o que pedem! Isso mesmo que você leu.

Paulo denuncia o ministério da iniquidade, e diz que sua operação e êxito são "segundo a eficácia de Satanás". Alguém ainda duvida que Satanás seja eficaz? Tal eficácia se revela "com todo poder, e sinais e prodígios da mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem". Agora, redobre sua atenção: "Perecem porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. Por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira, e para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniquidade" (2 Ts. 2:9-12).

À luz deste texto, podemos dizer que as inúmeras pessoas enganadas por tais ministérios não são apenas vítimas, mas sobretudo, cúmplices. E os falsos mestres nada mais são do que juízo de Deus sobre eles.

Acham que podem barganhar com Deus... então, tomem sacrifício, fogueira santa, encontro tremendo, monte Sinai, amuletos, e por aí vai...

Alguns são até certinhos em se tratando de doutrina, mas suas motivações são excusas, nojentas, interesseiras. Judas os denuncia, dizendo: "Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências, cuja boca diz coisas muito arrogantes, bajulando as pessoas por motivos interesseiros" (Jd.16).

Estes se queixam de seus líderes, passando a idéia de que estão sendo perseguidos e injustiçados na denominação, para ganhar o coração dos incautos, fazendo-os sentir pena deles, e ódio de seus líderes. Esta estratégia visa preparar o caminho para uma eventual divisão. Queixam-se de uns, enquanto bajulam outros.

São inescrupulosos! Fazem negócio em cima do rebanho que lhes fora confiado. Miseráveis! Deus os destruirá!

Confesso que eu preferia que eles se vissem pregando só para os bancos. Mas a Bíblia é clara: "E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade. Por ganância farão de vós negócio, com palavras fingidas. Para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme" (2 Pe.2:2-3).

Quantos estragos estes lobos cruéis têm feito em famílias inteiras! Querem se meter até onde não são chamados. Estes são "os que se introduzem pelas casas" (2 Tm.3:6). Casamentos têm sido destruídos por causa de seus ensinos. Filhos preferem obedecer e honrar a eles do que a seus pais.

Apelo aos apologetas de plantão que não dêem trégua a esta raça maldita. Atentem para a admoestação de Paulo: "É preciso tapar-lhes a boca, porque transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância" (Tt.1:11).

Tudo quanto fazem envolve dinheiro. Querem mais, mais e mais. Seu deus é o ventre! Não se contentam com o que têm, e acham que o sucesso ministerial se mede pela ostentação.

Ufa! Eu tinha que dizer tudo isso. Estava entalado.

O que me consola é saber que o tempo do juízo de Deus sobre eles se avizinha.

Paulo nos garante: "Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez" (2 Tm.3:9). E mais: Os enganadores "irão de mal a pior, enganando e sendo enganados"(v.13).

Até os sinais que acontecem em seus ministérios são juízo de Deus, para que sejam mantidos em seu engano. Tudo quanto estão plantando, hão de colher. Toda dor que provocaram, hão de sentir na própria pele.

E sabe por quê?

"De Deus não se zomba. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl.6:7).


Autor: hermes C. Fernandes
Fonte: [ Blog do autor ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

3 comentários

Anônimo mod

Concordo com a maioria das críticas que fizestes. E creio que o objetivo é justo: a defesa da fé cristã. Aprofundar a discussão em relação a que tipo de igreja está se estabelecendo no país. Entretanto, ficar quase que exclusivamente criticando a igreja me parece um erro.

Se eu morasse em um outro país e não soubesse nada do Brasil e lesse os diversos artigos do blog acharia que as igrejas evangélicas do país não passam de um antro de pilantragem, com montanhas de heresias praticadas livremente. Uma igreja completamente deturpada por um monte de lideres aproveitadores “marqueteiros” e “obreiros do próprio ventre” que visão quase que exclusivamente o crescimento numérico do rebanho a qualquer preço $$$.

Restariam apenas umas poucas igrejas (talvez em extinção) que ainda não se corromperam. Que ainda defende a verdadeira fé cristã.

Mas será que a igreja brasileira se resume nisso?

Tenho ouvido pastores dizerem que o Brasil é o país em que há um avivamento de Deus mais forte no mundo. Que são abertos centenas ou milhares de novos templos todos os anos. Que dentro de poucas décadas os evangélicos serão maioria no país.

Estariam eles errados?

Um crítico poderia dizer que o que existe é um forte crescimento da religião evangélica. O que não significa que estas pessoas que estão professando a religião tenham efetivamente suas vidas transformadas por Deus. Que o que vemos é uma multidão de pessoas mudando de religião sem mudar de vida.

Mas isso é tudo?

Creio que não. Deixe contar uma história. Tenho uma prima que estava a ponto do suicídio. A vida dela estava de “pernas pro ar” e em uma madrugada quando não conseguia dormir, ligou em um programa evangélico na TV. No outro dia foi à igreja e hoje quem vê ela fica espantado na mudança que ocorreu na vida dela.

Eu poderia fazer diversas críticas à igreja que freqüenta minha prima. Todas seriam mais do que corretas à luz da bíblia. Mas fica uma pergunta: será que as inúmeras pessoas que estão lá não passam de pessoas que mudaram de religião e nada mais?

Será que todo o trabalho feito não vale nada? Que está tudo errado?

Não seria mais justo ter uma visão mais ampla. Colocar mais luz e menos calor na discussão sobre a igreja evangélica brasileira talvez fosse mais produtivo. Procurar ver a igreja como um todo e não quase que exclusivamente o que está errado.

Da mesma forma que não acho justo que os erros sejam “colocado em baixo do tapete” também não acho justo que se faça isso com relação ao que está certo.

Minha opinião é que se crítica é feita de forma justa, sem esquecer de olhar para o que está certo ela tem maior peso, pois passa uma idéia mais construtiva do que destrutiva.

Alguém poderia dizer: estes grandes ministérios estão pouco ligando pra minha opinião. Para eles eu não existo. Não importando o quanto eu esteja embasado na bíblia eles jamais vão mudar uma vírgula do que eles pensam ou fazem.

Talvez seja assim mesmo. Mas um erro não justifica o outro.

Grande abraço,

Leandro.

Responder

Graças a Deus por este blog!!! A minha leitura foi alternada por risadas (Deus me perdoe pelas risadas porque este assunto não é brincadeira não) e arrepios. Tudo que sempre me perguntei está neste blog. Para alguém (eu) que esteve a merce da "teologia da prosperidade" dos macedianos tive algumas respostas realmente convicentes. Sempre me perguntava, se são charlatões e enganadores de onde vem os resultados financeiros que vejo em minha vida?

Paulo denuncia o ministério da iniquidade, e diz que sua operação e êxito são "segundo a eficácia de Satanás". Alguém ainda duvida que Satanás seja eficaz? Tal eficácia se revela "com todo poder, e sinais e prodígios da mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem". Agora, redobre sua atenção: "Perecem porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. Por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira, e para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniquidade" (2 Ts. 2:9-12). Então aí está. É surpreendente, mas eu realmente fui favorecido pelas declarações positivas e muitas outras coisas estranhas que fazia na igreja, mas graça a Deus descobri que isto estaria anulando o sacrificio de Jesus Cristo na minha vida. GRAÇAS A DEUS POR ISSO, POIS AGORA SÓ HORO PEDINDO PRO MEU PAI E SENHOR JESUS CRISTO QUE ME AJUDE NAS INFINITAS CAMINHADAS ME ENTREGANDO TOTALMENTE NA FÉ NO SACRIFICIO DO SENHOR JESUS. GRAÇAS A DEUS POR ISSO

Responder

Compartilho do que disse Leandro e acrescento que seja uma pena que a verdadeira igreja que prega "a verdadeira verdade" só exista nos blogs. Perdoem-me a redundância, mas a bíblia não é só isso!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!