Receberás cem vezes tanto, mas com perseguições

.
Por: Renato Fontes

Entre uma das maiores falácias da teologia da prosperidade, está a vida de riqueza aqui na terra. Um dos versículos mais utilizados para defender os seus caprichos é este:



"Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna." (Mt 19.29)

Creio que ninguém, em sã consciência, interpreta aquilo tudo literalmente. Se alguém levar o versículo inteiro ao pé da letra, será um pervertido sexual com centenas de filhos (e de mulheres também, se seguirmos a passagem paralela de Lucas!)...

Aliás, Jesus falou aquilo para os discípulos. Não consta que Pedro e os demais tenham se tornado milionários depois de abandonar tudo para seguir Jesus – pelo contrário, a maioria deles se tornou mártires. Pedro, por exemplo, continuou vivendo como pescador, e ainda ganhou a "vida abundante" morrendo numa cruz de cabeça pra baixo, conforme a história relata.

O que Jesus disse é que, se você abrir mão do que tem, vai ganhar uma nova família, vai pertencer à Igreja, ao corpo de Cristo, sua nova família, que representa 100 vezes mais mães, pais, filhos e casas. E, de brinde, ainda vai ganhar perseguições. Esse trecho, por sinal, é pouco falado por aqueles que acham que o paraíso é na terra.

Aliás, eu me pergunto: por que nenhum desses pregadores da prosperidade cumpre a primeira parte do versículo, que fala sobre abandonar tudo (isso eles só recomendam para as suas ovelhas, que abandonem tudo nas contas bancárias deles), ou ainda o que está um pouco antes, no verso 21, quando Jesus diz ao jovem rico que este deveria vender todos os seus bens e dar o dinheiro aos pobres?


Por Renato Fontes
Fonte: [
Assem-Bereia de Deus ]
Via: [
Web Evangelista ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

4 comentários

Bom dia Renato, ..., gostei do texto, mas estou com problemas para achar versão em que se encontra o versículo Mt 19.29. Poderia me informar qual seria a versão?

Um abraço!

Responder

Deus esteja sempre contigo meu irmão

Responder

Sou um quase analfabeto mais leia Marcos 10,28 a 30 se já conhece não pergunte pois Jesus é juiz...

Responder

Interessante o texto porque achei-o justamente porque nenhum outro deu ênfase a questão da parte do texto "com perseguições", e procura para ver se não havia ninguém que assim como eu observou tal parte do texto. Mas como diz Rodrigo todas as igrejas, mesmo as boas, são terríveis, todos os pastores mesmo os bons são terríveis, mas precisamos delas e deles.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!