Resposta ao Bispo Rodovalho

.
Por: Pr. Renato Vargens

Prezados irmãos,

Segue abaixo a resposta do bispo Robson Rodovalho quanto a carta aberta que publiquei questionando suas doutrinas. Abaixo dela minha contra-resposta:

Espero que o nosso Deus Eterno o guarde em paz.

Tomei conhecimento de sua carta, que não obstante ser endereçada a minha pessoa foi postada em um local público. Apesar do livre acesso aos meus sites, tanto da Sara Nossa Terra, bispo Rodovalho, e também como parlamentar, no site oficial, entre outras redes de relacionamento da internet das quais participo, como Orkut, Facebook, Blog pessoal além do Twitter; você preferiu postá-la abertamente.

É uma lástima e é incompreensível o fato de você não se dirigir a mim pessoalmente, ao invés do acesso público. Ou você quer corrigir minha doutrina publicamente?

Eu não me constranjo em acreditar nas ênfases a que você se refere como algo "anti-bíblico",. Aliás, você não cita nenhuma escritura que contradiga os meus ensinos; por quê?

É inverídico o que eu disse sobre os trajes de Jesus? (Jo 19: 23) Ou do número de pessoas que andavam em sua companhia, e em relação as mulheres que O serviram com seus bens, elas não existiram? (Lc 8:3)

O que você chama de "prosperidade", para mim, e para centenas de outros líderes cristãos, é apenas o evangelho. Me orgulho de acreditar que o evangelho e a proposta de Deus para o homem, é sim de plenitude e abundância, embora possamos passar por momentos de provas e dificuldades, como disse o apóstolo Paulo,"Tanto sei viver em plenitude como passar dificuldades” (Filipenses 4:12)

Criticar estes ensinos irmão é criticar homens que nos precederam, e nos ensinaram a viver nesta provisão de Deus, como Kenneth Hagin, Benson Idahoosa, David Young Cho, e outros. Outra coisa, Paulo nos ensina que se não concordamos sobre algum ponto, apenas não julgue seu irmão que acredita. Viva sua fé, e deixe cada um viver conforme seu entendimento bíblico. Aliás, apenas somos mestres daqueles que se colocam debaixo de nossa autoridade espiritual, (I Cor 7: 24).

Sobre o pastor Matheus, ele é pastor de uma grande igreja em Londres, que atesta seu ministério. Aliás, os frutos de nosso ministério falam mais alto do que nossas palavras e nossas idéias. No plano das idéias é muito fácil ser os "donos da verdade", apenas ideias vazias.

Meu querido, eu não sabia sobre a multa que o governo Inglês, aplicou ao pastor Mathew, eu pesquisei sobre seu ministério, e encontrei uma excelente palavra e um coração afável, e amado.

Estou, e sempre estarei à sua disposição para qualquer esclarecimento. Mas sugiro que se formos falar sobre discordâncias bíblicas, o façamos pessoalmente. Até porque estas posições teológicas estão ao alcance de todos e as pessoas já fizeram suas opções ao escolher o ministério que participam.

O apóstolo Tiago nos ensina “Mostra-me sua fé por suas obras” (Tiago 2:18)

Sobre a visão megalomaníaca a que você se refere, oro ao meu Deus a cada dia para aumentá-la, até porque, em um mundo de dores como o nosso, oxalá tenhamos homens com imensas visões e práticas, como eu, para assim possamos cumprir o ide de Jesus Cristo. Não penso que tenhamos qualquer coisa grande neste mundo de percentuais tão pequenos de nascidos de novo em todas as nações, infelizmente.

Deus te abençoe,"

Fonte: [ Blog do Rodovalho ]

Prezado bispo, ou devo lhe chamar de deputado? Os seus ensinamentos são públicos, o que me leva também publicamente a discordar de suas doutrinas, o que o fiz mediante carta aberta.

Como o senhor bem sabe em um estado democrático de direito como o nosso eu posso não concordar com senhor, o que fiz com educação e respeito.

Continuo afirmando que suas doutrinas não são bíblicas e que a prosperidade não é, nunca foi e nunca será marca indelével do cristão, porque se fosse, todos os que confessam a Cristo seriam ricos e prósperos. Acredito que melhor do que ninguém o senhor conheça a realidade social do nosso povo brasileiro, até porque como deputado, deve estar inserido na dura e triste realidade de nossos cidadãos. Nosso país está repleto de bolsões miseráveis, cujo IDH é igual ao das nações mais pobres do mundo. Em comunidades paupérrimas onde não se tem o que comer encontramos inúmeros cristãos, que mesmo professando a sua fé no Senhor não enriqueceram. O que será que está errado? Talvez estejam vivendo sob a efígie da maldição como o senhor gosta de ensinar.

Pois é bispo, infelizmente , boa parte dos que confessam a fé em Cristo são pobres, e afirmar que eles podem ser ricos é no mínimo uma afronta aos ensinamentos cristãos.

Caro Robson, o reformador João Calvino acreditava na prosperidade como conseqüência do trabalho. Ele nunca decretou ou determinou a bênção ou enriquecimento dos filhos de Deus, nem tampouco quebrou maldições hereditárias, coisas essas que os teólogos da prosperidade o fazem com esmero.

Quanto aos autores mencionados pelo senhor como Kenneth Hagin, Benson Idahoosa, David Young Cho, lamento afirmar que em muito se afastaram da sã doutrina e que os seus ensinamentos se contrapõem a verdade cristã.

Afirmo também que números não apontam exclusivamente para aprovação divina quanto a nossa doutrina e praxi cristã. O fato de alguém possuir milhares de seguidores não o faz aprovado por Deus, o que acredito que o senhor saiba muito bem.

Isto posto, oro ao Senhor Todo-poderoso que o ilumine, e que mediante as Escrituras Sagradas, a qual é nossa ÚNICA regra de fé, o senhor seja conduzido a uma postura absolutamente diferente da que tem vivido.

NEle, que é o Senhor que há de julgar os homens e suas doutrinas,

Respeitosamente,

Pr. Renato Vargens

Fonte: [ Blog do autor ]


Comentário do Blog Bereianos:


Pr. Renato, deixo meus parabéns pela atitude e coragem em defender o evangelho!

Agora, questiono as respostas do Rodovalho, por não ter fundamento bíblico e possuir diversas falhas.

Um homem público como o sr. Rodovalho, querer ser exortado em particular? Estranho... qual a diferença em postar uma carta aberta e pública no blog do Renato Vargens ou no blog/Orkut/etc. do Bispo e deputado Rodovalho? Ambos não são espaços virtuais públicos? Afinal, os ensinamentos do Rodovalho são públicos também.

É um erro grave afirmar que "evangelho é sinônimo de prosperidade". Ora, se fosse assim, absolutamente ninguém seria pobre! Todos os evangélicos do mundo teriam que ser ricos. O que sabemos que, além de não ser bíblico, não é verdade. Evangelho é salvação, é arrependimento, é renúncia, é transformação, e não vida financeira abundante.

Rodovalho indaga:

"É inverídico o que eu disse sobre os trajes de Jesus? (Jo 19: 23) Ou do número de pessoas que andavam em sua companhia, e em relação as mulheres que O serviram com seus bens, elas não existiram? (Lc 8:3)".

Claro que as passagens são bíblicas sim. Porém, o sr. Rodovalho distorceu tais textos para afirmar que Jesus era rico. Ao contrário da afirmação dele, os trajes de Jesus no geral não eram de rico, pois os soldados tomaram as vestes e "rasgaram-nas em quarto partes", somente a túnica (peça íntima que ficava debaixo das vestes) que era algo realmente nobre naquela época, pois não tinha costura, era tecida de cima abaixo. Por isso que eles lançaram sortes sobre ela para ver quem ficaria com a mesma. Porém, deduzimos que tal peça poderia ter sido doada por algum discípulo. Afinal, tudo ou quase tudo o que Jesus possuia durante o seu ministério era doado pelos discípulos que o acompanhavam. No próprio texto de Lucas 8:3, que o Rodovalho cita, narra exatamente isso (ao contrário do pensamento distorcido de Rodovalho). Algumas mulheres serviram Jesus com alguns bens. Isso não significa que Jesus era rico. Pelo contrário, prova exatamente o contrário; que ele não tinha absolutamente nada e que os próprios discípulos cuidavam do sustento de algumas necessidades de Jesus.

É importante lembrar do que o Mestre disse, umpouco mais à frente: "As raposas têm seus covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". (Lc 9:58) Jesus nunca defendeu a prosperidade financeira, pelo contrário, condenou-a: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt 6.19-24, ARA ). Cristo afirmou que este conceito de abundância financeira é, de fato, o mais claro sinal de avareza na vida de alguém: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Mt 12.15, ARA)

O Apóstolo Paulo também escreveu a respeito: "Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (I Tm 6.8-10, ARA)

Rodovalho afirma que, ao criticar a teologia da prosperidade é criticar homens como Kenneth Hagin, benson Idahoosa, David Young Cho, etc. E o Rodovalho acertou mesmo! Se ele ao menos conhecesse o conteúdo desta postagem: (clique aqui para ver) talvez mudaria de opinião. Claro que vamos criticar esses e outros gurus deste "câncer" que é a teologia da prosperidade, pois ambos pregam heresias perniciosas em detrimento do verdadeiro evangelho.

Sobre julgar ou não, a própria Bíblia nos ensina a julgar: "Não julgueis pela aparência, e sim pela reta justiça" (Jo 7:24). Qualquer dúvida sobre julgamentos, clique aqui!

Rodovalho ainda faz seguinte afirmação:

"Outra coisa, Paulo nos ensina que se não concordamos sobre algum ponto, apenas não julgue seu irmão que acredita. Viva sua fé, e deixe cada um viver conforme seu entendimento bíblico. Aliás, apenas somos mestres daqueles que se colocam debaixo de nossa autoridade espiritual, (I Cor 7:24)."

Ora, Rodovalho não tem o mínimo cuidado hermenêutico com o contexto amplo das palavras de Paulo referente à julgamentos, além de distorcer o significado de ICo 7:24. O próprio apóstolo Paulo nos ensina a julgar, exortar, repreender e ensinar aqueles que estão no erro (2 Tm 4:2-4).

Outras passagens também indicam que é nossa responsabilidade julgar. Jesus pergunta às pessoas em Lucas 12:57: “E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?”. Jesus repreende os escribas e fariseus em Mateus 23:23 e Lucas 11:23, dizendo: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém fazer essas coisas e não omitir aquelas”. Era o dever deles, de acordo com a lei, julgar – mas eles tinham falhado nesse dever. Paulo orou para que o amor do filipenses “aumentasse mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção”. (Fl 1:9). Ele diz aos Corintos: “Falo como a criteriosos; julgai vós mesmos o que digo”. (1 Co 1:15).

Os cristãos são solicitados a examinar tudo e reter o bem (1 Ts 5:21). Eles também são obrigados a provar se os espíritos são de Deus: "Irmãos, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo afora." (1 Jo 4:1)

Mesmo nas reuniões cristãs eles devem "julgar" o que ouvem: "Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem." (1 Co 14:29).

Os Crentes de Corinto receberam ordens para julgar imediatamente a imoralidade existente entre os seus membros (1 Co 5:1-8). Mesmo o estrangeiro de passagem não deve ser hospedado se for verificado que não se trata de uma pessoa alicerçada na verdadeira fé ( 2 Jo 10,11). E um anátema (maldição) deve ser proferido contra aqueles que apresentarem um tipo diferente de evangelho (Gl 1:9).

Sobre autoridade espiritual, o Bispo Rodovalho deveria analisar melhor sobre o tema. Afinal, não existe "autoridade espiritual" de um crente para com outro crente na Bíblia. Não existe níveis de unções na igreja que determinam autoridades espirituais aos homens perante outros homens. Para saber mais, clique aqui!

Por fim, reafirmo que a falsa teologia da prosperidade, das maldições hereditárias, das curas instantâneas e outras distorções bíblicas que o Rodovalho prega e defende, são falsas, não possuem fundamento bíblico e devem ser refutadas e denunciadas em público, para todos os cristãos serem alertados.

Soli Deo Gloria!

Ruy Marinho
Blog Bereianos
.
Imprimir ou salvar em PDF

6 comentários

Tocou o terror no Rodovalho!

Huahuahauhauhauhauhaua...

Eu era da Sara Nossa Terra... =/'

Curti a postagem. É uma relíquia. Considero-a relíquia por serem poucos os que têm coragem de sair do Orkut e da Internet em geral para criticar essa gente publicamente...

Medo de sair do conforto, proporcionado pela ciência e capitalismo ocidentais, dá nisso...


Igreja de Laodicéia.

Abraços.

Responder

Se aprovassemos a idéia de que o número de membros é que define como sendo boa ou má uma fé, eu seguramente diria que a Igreja Católica, o Islamismo, o Budismo (com seus mais de 1 bilhão e meio de adeptos) e o Hinduísmo (com um número quase semelhante ao do Budismo) são provas de quão "abençoados eles são" e de o quanto Deus aprova suas práticas.

É lamentável um pr. pregar isso: "meus seguidores são minhas testemunhas"... caro dep. Rodovalho, até a Xuxa tem mais seguidores que o sr. O prórpio Ayrton Senna, mesmo morto tem mais seguidores que o sr. E eles nunca, nunca mesmo, pregaram o evangelho.

Converta-se a um evangelho santo e incorruptível. Nada contra uma vida de riquezaz e "pro$peridade" mas que não seja essa sua palavra.

Quanto a um jumento ser o Mercedez dos tempos de Cristo, qualquer historiador sabe que não eram os jumentos os Mercedez, mas os camelos, e se leres bem a Bíblia, o que parece não anda fazendo, verá que o jumento nem mesmo era de Cristo, mas emprestado.

Responder

é bastante simples na realidade... se o evangélio fosse pra ser pregado como esta sendo por este q se diz "pastor"... Jesus teria nascido num palácio e não em uma mangedoura... teria sido sepultado em um malzoleu como eram os ricos e não em uma caverna... nasceu e morreu na humildade... unico e verdadeiro caminho para verdade e a vida é a verdade da vida de Jesus... simples e cheia de sabedoria...

Responder
Anônimo mod

Kra.eu tava nessa igreja....apenas por dois meses...futuramente vou postar o meu testemunho sobre o famoso "revisão de vida"..que eu tive..as pessoas são maravilhosas..sim é verdade...mais a palavra de Cristo...simplesmente não existe..o sr.rodoviário...é idolatrado pelos seus "lideres"..e aí de vc se proferir uma palavra contra a "visão" do "ungido"..a garota que disse que ja foi da igreja..pode testemunhar e autenticar minhas palavras...

"A palavra fêz ao homem muito mais do que ele fez por ela."

Responder

Sera que o senhor bispo-deputado ja viu aquele video dos cafetoes da prosperidade com donni swgatt no youtube, ja que ele traza americanos ao brasil por que nao importa um pregador como ele ou o piper , paul washer, david wiljenson ou outro pregador de biblia ao brasil?

Responder

Fui da SNT por 5 anos, hoje estou no bola de neve, maluco, é muita diferença de seguimento, de como se trata uma pessoa, la na snt, se vc nao dá o "Parceiro de Deus" vc nao será abençoado, já no bola de neve, se vc passa dificuldade financeira (no caso, pra exemplificar), os irmão fazem uma vaquinha, um censo pra juntar uma grana e te abençoar, já ví isso acontecendo la, na snt nao, vc ta com essa dificuldade, então pega uma grana e dê ao parceiro de Deus q vc será abençoado, se vc tem dificuldade com drogas, no bola de neve te encaminham para clínica de recuperação, já na snt, q diz ter centro de recuperações por causa da grana do "parceiro de Deus" nunca ví nada disso acontecer, ué, pra onde vai esse dinheiro todo? todo tipo de pregação lá envolve dinheiro, benção, milagre, ou maldição hereditária, enfim, examinando tudo, juntei o q foi bom, mas pesei na balança e o lado ruim da snt pesou, hoje sou feliz e mais abençoado do q era quando estava lá, isso q hoje nem dou o parceiro de Deus mais... a snt já foi boa sim, tem pessoas de Deus sim, que levam o evangelho a sério, sim, mas parece que estão escondidas atrás da teologia da prosperidade...

weslley rosseti

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!