A difícil vida de um apologista

.
por Johnny T. Bernardo
do INPR Brasil


Ser apologista hoje em nosso país não é uma tarefa das mais fáceis. Poderíamos citar inúmeros motivos, mas acredito que apenas um sintetiza a realidade que vivemos: falta de apoio. É esse o motivo pelo qual não só apologistas, mas também missionários e escritores nacionais desistem de suas chamadas e entram muitas vezes em caminhos tortuosos.

Infelizmente pouquíssimas igrejas e pastores incentivam o trabalho apologético, seja por falta de interesse ou por achar que dialogar com sectários é uma prática antibiblica e/ou desnecessária.

E o que dizer de algumas editoras? Inúmeras obras de cunho apologético são rejeitadas todos os meses por editoras evangélicas. Quando o autor procura saber o motivo da recusa, no máximo recebe como resposta: “seu livro não se enquadra em nosso cronograma editorial”. Mas será mesmo esse o motivo? É óbvio que não. Há interesses financeiros envolvidos. Motivo? Os evangélicos não se interessam por livros que falam sobre seitas.

Você já parou para pensar quantos livros de autores nacionais são publicados todos os anos? Não é preciso muito esforço para se certificar desse fato: veja o catálogo de qualquer editora evangélica e verá que não estamos mentindo. Mas não pense você que eles estão preocupados com “qualidade”. Não é o texto em si que chama a atenção de um editor: é o nome do autor que será colocado na capa. Se ele for de origem norteamericana a probabilidade de publicação é de 95%; se for nacional, 5% - e isso quando chega a essa porcentagem!

Recentemente tive o desprazer de ouvir da boca de um editor evangélico que o mais importante em uma obra é a capa, não importando o conteúdo. Disse ele: “se nós fizermos uma capa bonitinha, o povo ira comprar”. Perguntei então se o leitor não ficara decepcionado com o conteúdo do livro. Com a cara mais deslavada - com o perdão da expressão - ele simplesmente se limitou em responder: “não importa, o livro já estará vendido”. Soa lógico isso? Ou melhor: é ético?

Eu sou um dos que tiveram a “sorte” de ver meu livro jogado no lixo por uma editora “evangélica.” Não satisfeito com a resposta, enviei ao referido editor uma carta manifestando meu descontentamento. Vejamos um pequeno trecho:

Caro editor...

Graça e paz

Venho por meio desta manifestar meu descontentamento com relação à reprovação do meu título. Sinceramente não entendo o que acontece com as editoras evangélicas brasileiras. Por que somente autores norteamericanos são prestigiados? E os nacionais? Não temos a mesma capacidade? Vendemos menos livros? Meu manifesto se caracteriza mais como um desabafo do que propriamente uma critica. É uma lástima saber que as editoras evangélicas seguem o mesmo procedimento nefasto das editoras seculares. O procedimento deveria ser outro, já que não existe ética nas seculares.

A obra em questão, enviada para análise, esta dentro de todos os pré-requisitos necessários para publicação, como coerência textual, atualidade, correção ortográfica e gramatical, prolixidade etc.”

O mais interessante é que além de rejeitar meu livro (que se propunha defender a fé cristã), eles tiveram o descuido de colocar à disposição de pastores e igrejas uma Bíblia recheada de comentários contraditórios – para não dizer “heréticos.”

Se você esta chocado diante de tudo o que foi exposto, permita-me colocar um pouco mais de pimenta. Nem mesmo entre os que fazem “apologética” há um sentimento que se possa chamar de “união”. Esse é, em nossa análise, um dos principais motivos por trás da fraca onda apologética no Brasil. Não iremos nos estender por questão de ética, mas fica aqui uma dica: consulte os portais apologéticos do Brasil e veja como eles se relacionam, se há um intercâmbio de apologistas.

Autor: Johnny T. Bernardo
Fonte: [ INPR Brasil ]

O Blog Bereianos - assim como o irmão Johnny do INPR - defende a união dos apologistas Cristãos, e o que depender dos esforços do nosso blog, esta união se consolidará cada vez mais. Parabéns Johnny pela iniciativa e perseverança neste ministério difícil, porém extremamente necessário. Que Deus nos dê forças para continuar a batalhar diligentemente pela Fé.

Ruy Marinho
Editor - Blog Bereianos

.

Imprimir ou salvar em PDF

5 comentários

Texto muito pertinente.

Concordo com o autor. Infelizmente à apologética é dado um grande desprezo. Fica claro que o objetivo das editoras é realmente ganhar dinheiro sem interesse algum pela palavra de Deus.

Se publicam um livro de apologética, tem que ser de autor estrangeiro; dificilmente vemos livros apologéticos nacionais.

Vender livros apologéticos pode fazer com que determinados grupos religiosos que são refutados por alguma publicação revidem não comprando mais livros daquela editora, isto é, desagregando mais um grupo da massa de consumidores.

Além do mais, não parece interessante fragmentar, dentre os crentes, aqueles que são aprovados daqueles que não são, usando as palavras de Paulo quando fala das divisões do Coríntios, e por dois motivos:

1. evangélicos não ligam mesmo para a verdade que separa, só para o sentimentalismo piegas de andar juntos para católico e muçulmano ver - logo, não compram apologética;

2. editoras estão preocupadas em vender para o mundo, não para uma fração dele, assim, devem ser evitados oe livros de arrependimento, mudança de vida, apologética, teologia, humildade... e privilegiados os de autoajuda, poder, prosperidade, dinheiro...

Só uma coisinha que eu senti vontade de dizer. Comprei um livro de apologética da Editora Vida, o Enciclopédia de Temas Bíblicos. A capa é dura e linda, o conteúdo é muito bom, porém o descuido editorial com a tradução e revisão é de fazer vergonha. Pra ser sincero, nem contam dados da revisão!

Eu tenho vergonha quando abro o esse livro para ler, porque queria poder presentear alguém descrente com um livro daqueles, mas o número de erros de português derruba a credibilidade do texto.

Sinais dos tempos.

Parabéns ao autor e ao Bereianos!

Responder

Gostaria de agradecer ao Ruy Marinho pelo apoio concedido e ao Avelar Jr. por ter sido o primeiro a comentar nosso artigo aqui no Bereianos. Realmente a situação que vivemos hoje em nosso país não é das melhores, mas poderá melhorar. Foi pensando nisso que criamos a ABAC - Associação Brasileira de Apologistas Cristãos -, ou seja, com o objetivo de aproximar os apologistas que andam dispersos neste país, trocar ideias e projetos para a melhoria do nosso ministério.

Até então a apologética no Brasil só girava em torno do CACP, ICP e CPR. Vejo com bons olhos o trabalho desenvolvido pelos nossos irmãos dos institutos tradicionais, mas acredito que eles poderiam dar mais espaço para outros apologistas do Brasil. Precisamos conscientizar a todos da necessidade da união em torno de uma aliança nacional de apologistas, que não tem presidente nem mandatário. Esse é um projeto que nós queremos entregar ao nosso povo, na certeza que iremos fomentar uma discussão em torno dos rumos da apologética no Brasil.

Além do importante apoio dos Bereianos, recebemos também o outro apoio importante por parte do Newton Carpinteiro (Flórida, EUA), que é o idealizador do primeiro encontro de blogueiros apologistas do Brasil. Queremos fomentar justamente isso.

Em conjunto com alguns companheiros de São Paulo, iremos realizar em maio nosso primeiro encontro pela Consciência Apologética, onde iremos lançar oficialmente os projetos do ABAC e fazer o lançamento do documento "Os rumos da apologética no Brasil".

Espero que todos os amigos e irmãos em Cristo que lerem este comentário possam se juntar a nós neste projeto. Visitem nossa página e façam parte de nossa missão, que afinal é de todos os apologistas que sonham com dias melhores e mais frutíferos. Mais uma vez obrigado pelo apoio do Ruy e demais bereianos.

Responder

Olá irmão Johnny.

Conte sempre conosco para o que precisar. Inclusive já fiz minha inscrição na associação, bem como coloco a disposição o Bereianos para maiores divulgações, ok?

Grande abraço, em Cristo!

Responder

Irmãos e mesmo com isso tudo estou caminhando para me tornar um apologista e gostaria da ajuda dos irmãos ( a ), sou do rio de janeiro zona oeste ( Campo Grande ) gostaria de uma indicação para seminários cursos gostaria me torna um bacharel na aérea

Responder

Caro irmão Ricardo,como vc mora no Rio de Janeiro a única opção mais próxima é o Seminário Betel. Quem ministra o curso é o Pastor Paulo Pimentel do CPR. Entre em contato com ele e tire suas dúvidas.

cpr94@terra.com.br

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!