Quem está embaixo não precisa ter medo de cair
. . .aquele que é manso não é sensível, nem com relação a si próprio. Não está sempre a velar por si e por seus interesses pessoais. Não está sempre em posição defensiva. Todos nós o conhecemos, não é? Não é uma das maiores maldições da- vida, como resultado da queda — essa sensibilidade quanto ao ego? Passamos a vida toda olhando por nós mesmos.
Mas quando alguém se torna manso, já acabou com isso tudo; já não se aflige por si e pelo que digam os outros. Ser verdadeiramente manso significa que não mais protegemos a nós mesmos, porque percebemos que não há nada em nós que valha a pena defender. Assim, já não ficamos na defensiva; tudo se foi. O homem verdadeiramente manso nunca sente dó de si mesmo, nunca fica com pena de si mesmo.
Nunca fala consigo, dizendo: «Você está passando por um mau bocado. Como é indelicada essa gente que não o compreende!» Jamais pensa: «Como sou maravilhoso! Bas¬taria que os outros me dessem uma oportunidade». Auto-comiseração! Quantas horas e anos gastamos com isso! Mas quem se fez manso pôs fim a tudo isso. Ser manso, em outras palavras, significa que você liqüidou completamente consigo mesmo, e você passa a ver que não tem quaisquer direitos ou méritos. Você passa a entender que ninguém pode fazer-lhe dano. João Bunyan o expressa muito bem: «Quem está embaixo não precisa ter medo de cair». Quando o homem vê-se a si próprio como na verdade é, sabe que ninguém pode dizer dele alguma coisa que seja demasiado ruim. Você não precisa apoquentar-se por aquilo que os homens lhe façam ou digam; você sabe que merece tudo aquilo e mais ainda.
Uma vez mais, portanto, defino a mansidão nestes termos: Verdadeiramente manso é aquele que se espanta de que Deus e o homem possam pensar tão bem dele como pensam, e tratá-lo tão bem como o tratam.
Autor: M. Lloyd Jones
Fonte: Studies in the Sermon on the Mount, i, p. 69.
Via: [ Blog Martun Lloyd Jones ]
.
2 comentários
Amados,
ResponderPaz!
Aceitar ser uma ovelha mansa e humilde é o desafio atual; onde as praticas seculares e o incentivo geral (inclusive pregadores conteporaneos) é a luta pra defender o que é "seu".
Parabens!
Pr. Ivan Nunes
Tão excelente que assusta.
ResponderQue Deus seja louvado.
Em Cristo.
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com
2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.
3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.
4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.
Para mais informações, clique aqui!
Blog Bereianos!