Esta é uma parte da carta que Guido de Bres, o autor da Confissão Belga, escreveu a sua esposa enquanto estava preso no Black Hole de Brunain por sua fé protestante.
Minha querida e mui amada esposa em nosso Senhor Jesus, seu sofrimento e angústia são a causa de escrever esta carta. Eu peço encarecidamente para que não se entristeça além da conta... Nós sabíamos, quando nos casamos, que poderíamos não ter muitos anos juntos, e o Senhor nos deu graciosamente sete. Se o Senhor tivesse desejado que vivêssemos juntos por mais tempo, ele poderia facilmente fazê-lo assim. Mas tal não era o seu prazer. Deixe a Sua boa vontade ser feita... Além disso, considere que eu não caí nas mãos dos meus inimigos por acaso, mas pela providência de Deus... Todas essas considerações fizeram meu coração alegre e pacífico, e peço-vos, minha querida e fiel companheira, para que se alegre comigo, e agradeça ao bom Deus pelo que está acontecendo, pois ele não faz nada que não seja totalmente bom e correto... Imploro-te, então, que sejas confortada no Senhor, dedicando a si mesma e os seus afazeres a Ele. Ele é o esposo da viúva e o pai do órfão, e Ele nunca te deixará e nem te desamparará.
Em 31 de maio de 1567, Guido de Bres, 47 anos, foi enforcado publicamente na Praça do Mercado de Valenciennes. Ele foi empurrado para fora do cadafalso enquanto exortava a multidão a ser fiel às Escrituras e respeitosa aos magistrados. Seu corpo foi enterrado em uma cova rasa de onde foi posteriormente desenterrado e dilacerado por animais selvagens.
Agradeço a Deus pelo exemplo de coragem e firmeza de Bres. Aqui está outro"homens dos quais o mundo não era digno" (Hebreus 11:38). Sou grato também pela Confissão Belga. E sempre que leio esta comovente e inspiradora carta, sou grato por ele ter escrito a sua esposa da prisão.
Autor: Kevin DeYoung
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com
2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.
3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.
4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.
Para mais informações, clique aqui!
Blog Bereianos!