Teste Sobre Abuso Espiritual



AVALIANDO MINHA IGREJA: Sintomas da religião abusiva de acordo com Jesus em Mateus 23
.

Este exercício foi feito à partir das observações do Pr Ken Blue em “Abuso Espiritual”. Ele tem como finalidade nos dar uma luz sobre a qualidade de vida que estamos recebendo e usufruindo em nossa Comunidade local.

Pelo menos uma vez a cada seis meses, faço este teste! Ele é bastante simples e rápido. Só não prometo que seja indolor:
Enumere as questões abaixo de 0 à 5; sendo zero o problema inexistente e cinco o auge no seu parecer.

1. Meu pastor baseia sua autoridade espiritual na sua posição ou cargo e não no serviço que presta ao grupo?

2. Seu estilo de liderança é autoritário?

3. Meu pastor diz uma coisa e faz outra? Suas palavras e ações não batem?

4. Ele me manipula, fazendo-me sentir culpado por não ter uma vida espiritual satisfatória?

5. Ele coloca cargas pesadas sobre mim e não faz o mínimo para aliviar estas cargas? (A gente sabe que está em uma igreja abusiva quando as cargas se tornam cada vez mais pesadas).

6. A grande preocupação de meu pastor é fazer parecer que tudo vai bem?

7. Meu pastor faz tudo para manter uma boa aparência e sufoca quaisquer críticas que possam dar a entender que ele não vai bem?

8. Ele procura títulos honrosos que o coloquem acima do grupo, promovendo um sistema de classes que o mantenha lá em cima?

9. Suas comunicações não são diretas?

10. Seu discurso se torna especialmente vago e confuso quando está se defendendo?

11. Ele valoriza questões mínimas em detrimento das questões realmente importantes? (Têm consciência de minúcias religiosas mas negligenciam a agenda mais ampla que Deus deu à sua igreja?)

Fonte: [ Vineyard Café ]
Via: [ Praxis Cristã ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!