Apologética na Saddleback Church

.

Por: Daniel Grubba

Há alguns dias atrás recebi a newsletter do professor Dr. William L. Craig, um dos apologistas mais renomados do cristianismo. Fiquei surpreso e feliz com as novidades relatadas por ele, dentre as quais sua visita à Saddleback Church, uma comunidade cristã atuante, liderada pelo pastor e escritor Rick Warren (autor do best-seller Uma vida com propósitos).

Craig foi convidado por Rick Warren para um evento apologético pioneiro nas igrejas da América, e falou a eles sobre a questão cosmológica, "Como o Universo começou?". Ele mesmo disse que teve que adaptar a palestra para um público de leigos, pois foi lhe concedido uma parte do próprio culto dominical para expor seus sofisticados conceitos.

Este treinamento em apologética parece algo corriqueiro, mas não é. Há um prevalência antiintelectual muito forte nas igrejas americanas. Charles Malik, ex-embaixador do Líbano nos Estados Unidos, disse anos atrás com total franqueza que "o maior perigo que o cristianismo evangélico americano enfrenta é o antiintelectualismo. Em suas esferas mais importantes e profundas a mente não tem recebido a atenção devida. Quem, entre os evangélicos, pode se opor aos grandes estudiosos secularistas, naturalistas ou ateus no nível de erudição deles?"

Portanto, há algo diferente acontecendo, isso é fantástico e revolucionário. Craig tem visitado as melhores universidades ao redor do mundo para falar aos acadêmicos e agora as igrejas estão abrindo as portas para a capacitação intelectual de seus membros. Somente neste evento da Saddleback, mais de 30 mil pessoas foram treinadas, em 64 linguas diferentes . Ele mesmo disse na newsletter que muitas pessoas da Saddleback disseram que eventos como este nunca tinham sido realizados anteriormente na igreja. Para Craig isto é "mais um sinal, do crescente reconhecimento da necessidade e da fome para este tipo de treinamento na igreja na América".

É triste, mas são milhares de jovens cristãos que entram em universidades americanas e em pouco tempo sucumbem a uma série de argumentos antiteístas por pura falta de preparo das igrejas em que cresceram. Craig em seu livro "A veracidade da fé cristã" revela:

Quando falo em igrejas por todo o país, sempre encontro pais cujos filhos abandonaram a fé porque não havia ninguém na igreja que podia responder as suas perguntas. Por amor aos nossos jovens, precisamos desesperadamente de pais informados e preparados para encarar as questões no nível intelectual.

É hora da igreja no Brasil começar a pensar no preparo intelectual dos cristãos. Devemos salvar a alma e a mente das pessoas. E quem sabe seguir o exemplo da Saddleback, não somente no que diz respeito ao plano de crescimento de igreja, mas também promovendo debates, fóruns e congressos que abordem as questões apologéticas. Este conhecimento valioso não pode ficar apenas nas maõs de poucos intelectuais. Devemos ser capazes de popularizar e adaptar às massas, os argumentos pró-teístas. E quem sabe aos poucos, não mudamos a idéia de que ser cristão é cometer suicídio intelectual.

Você pode assistir o vídeo da palestra de Craig na Saddleback aqui.

Visite também o site do Dr. Craig

Se você quer saber sobre mais o livro A veracidade da fé cristã clique aqui

Autor: Daniel Grubba
Fonte: [ Soli Deo Gloria ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!