Narrativas

.

Olhamos o mundo a partir das nossas experiências. Elas nos ajudam a formar (pré)conceitos. Experiência e conceitos formam uma narrativa. Vivemos sob o poder dessas narrativas, que nada mais são do que a nossa cosmovisão, a maneira como enxergamos todas as coisas.

As narrativas são poderosas pois determinam nossa percepção. Nos relacionamos com Deus sob o poder das narrativas que construímos. O problema é que muitas delas são falsas ou imprecisas. Descendem de influências familiares, culturais e religiosas; nem sempre fontes muito seguras de uma narrativa saudável sobre Deus.

Há que se ter uma âncora, um referencial seguro a partir do qual possamos efetivamente construir uma confiável narrativa sobre Deus. A narrativa de Jesus sobre Deus é esta referência. Por outras palavras, mas dizendo a mesma coisa: a imagem que Jesus tinha de Deus é a narrativa maior e mais plena. Em Jesus, o conceito sobre Deus atingiu sua mais plena maturidade e confiabilidade. Portanto, todas as outras narrativas devem ser julgadas a partir da de Jesus. Ele, e somente ele, pode no ajudar com toda confiança possível a construir uma narrativa capaz de nos aproximar de Deus realmente como ele é e não como achamos que deveria ser.

Diante disso pergunta-se: Qual a narrativa de Jesus sobre Deus?

Fonte: [ Formatio ]
Via:[ PavaBlog ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!