Há alguns, e estes geralmente são os mais iletrados, que têm a expectativa de experimentar sonhos notáveis ou de ter visões singulares.
Eu às vezes fico surpreso de que ainda persista no meio do nosso povo uma noção de que certo tipo de sonho, especialmente se repetir-se várias vezes, e se for tão vívido que permaneça na imaginação por um longo período, é um sinal do favor divino. Nada poderia ser mais completamente falso, nada pode ser mais infundado e sem a menor sombra de evidência; e ainda assim muitos imaginam que se eles sofressem dolorosamente de indigestão de forma que seu sono fosse estragado por sonhos vívidos, então eles finalmente poderiam pôr sua confiança em Jesus Cristo.
A noção é tão absurda que se ela fosse tão somente mencionada a homens racionais, eles necessariamente teriam que ridicularizá-la. Ainda assim, conheço muitos que foram, e ainda são, escravos dessa ilusão.
“Eu não podia flertar com uma superstição tão ridícula.”
Há pouco tempo, depois de pregar em uma distante vila do interior, fui procurado insistentemente como conselheiro espiritual por uma carta importuna de uma mulher que atribuiu a mim uma sabedoria que eu nunca reivindiquei possuir. Eu desejei saber qual era a dificuldade espiritual que ela tinha, e quando fui até a casa dela e a encontrei muito doente, fiquei entristecido ao ver que ela era vítima de uma superstição na qual temo que seu pastor a tinha confortado e, desta forma, confirmado. Ela me informou solenemente que ela tinha visto algo se levantando à noite do pé da sua cama. Ela estava esperançosa de que se tratasse do nosso abençoado Senhor, mas infelizmente ela não tinha conseguido ver a cabeça dele. Como eu conhecia tanto a respeito das coisas espirituais, será que eu poderia lhe dizer quem era?
Eu disse que eu achava que ela devia ter pendurado o vestido dela em um gancho na parede, ao pé da cama, e na escuridão tinha confundido-o com uma aparição.
É claro que isso não a satisfez. Eu caí imediatamente a zero no conceito dela, ao nível de um homem de mente extremamente carnal, se não um escarnecedor, mas eu nada pude fazer a respeito. Eu não podia flertar com uma superstição tão ridícula. Fui obrigado a lhe dizer que era bobagem ela ter esperança de salvação porque ela era tola o bastante para imaginar que tinha visto Jesus com seus olhos carnais, enquanto a visão salvífica sempre é espiritual.
“(…) podem ter havido sonhos, e até mesmo aparições, que despertaram a consciência e assim conduziram ao princípio da vida espiritual em alguns raros casos em que Deus escolheu interferir de maneira especial. Mas que estes venham a ser procurados, e até aguardados, é uma coisa tão distante da verdade quanto o oriente do ocidente.”
Sobre a pergunta quanto ao fato da suposta aparição ter uma cabeça ou não, eu lhe disse que se ela usasse mais a sua própria cabeça e o seu coração, meditando na Palavra de Deus, ela estaria em uma condição bem mais esperançosa.
Podem ter havido, eu não negarei – porque coisas estranhas ás vezes acontecem – podem ter havido sonhos, e até mesmo aparições, que despertaram a consciência e assim conduziram ao princípio da vida espiritual em alguns raros casos em que Deus escolheu interferir de maneira especial. Mas que estes venham a ser procurados, e até aguardados, é uma coisa tão distante da verdade quanto o oriente do ocidente. E se você visse qualquer coisa, ou sonhasse qualquer coisa, o que isso prova? Ora, não prova absolutamente nada a não ser que você estava mal de saúde, e que sua imaginação encontrava-se morbidamente ativa.
Lance fora essas coisas, elas são superstições adequadas a povos não-civilizados, mas não são aceitáveis para cristãos do século dezenove. Eu apenas estou mencionando-as, não porque penso que qualquer de vocês tenha caído nelas, mas para que vocês sempre lidem com elas de forma extremamente rígida onde quer que se deparem com elas. Elas são superstições que não podem ser toleradas por homens cristãos. Entretanto há alguns que, de fato, não acreditarão no simples evangelho de Cristo a menos que algum absurdo desse tipo possa ser juntado a Ele.
Que Deus os livre de tal incredulidade.
Fonte: Trecho extraído do sermão Uma palavra com aqueles que esperam por sinais e maravilhas pregado em 31 de outubro de 1869.
Publicado por Phil Johnson no site Pyromaniacs.
Via: [ POIMENIA ] / [ PavaBlog ]
2 comentários
"Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos."
ResponderAtos 2:17
Joel 2:28
Esse texto muito me intrigou...
ResponderConfesso que nunca fico a vontade com irmãos falando o tempo todo sobre seus sonhos espirituais, mas não seria muita ousadia duvidar que ainda hoje Deus nos envia sonhos em algumas ocasiões especiais?
Sou uma pessoa simples, muito embora tenha os dois pés bem no chão, mas tive uma esperiência no mínimo curiosa.
A dez anos atrás, numa noite comum como qualquer outra tive um sonho:
Sonhei que saía de um velório na casa de meus avós, que já eram falecidos realmente, naquela época, de mãos dadas com meu marido.
A gente saiu para fora da sala daquele velório e eu vi uma onda de fogo gigantesca, que vinha em nossa direção.
Saimos correndo para nos salvar e quando olhei para trás vi um irmão jovem de minha congregação dando adeus com a mão e sendo engolido pelo fogo, ele parecia drogado, bêbado.
( Na igreja esse irmão louvava e parecia uma benção)
Enquanto fugia com meu marido, de repente me vi com uma enorme barriga de gravidez. então o bebê nasceu e eu o coloquei em uma bacia e continuei carregando a criança dentro daquela bacia, enquanto afundava os pés na lama do caminho.
Quando estávamos afundando, eis que apareceram mãos de todo jeito, cor e nos puxava para fóra do lamaçal.
Enfim, chegamos em um lugar distante onde haviam muitas casas iguais e uma igreja de paredes brancas. Então vi que a criança já estava grande e segurava minhas mãos, de pé ao meu lado.
Então meu espôso disse que ali seria nossa morada e nossa igreja e ele seria o pastor dela.
Faz dez anos que tive esse sonho...
Meu marido nem era convertido ainda e hoje estuda teologia, pois sente o chamado para o ministério pastoral.
Três anos depois do sonho tive um filho que nasceu com ossos de cristal.
Tivemos que sair as pressas do paraná, de uma cidade muito pequena para Campinas, em busca de socorro na UNICAMP.
Meu filho se fraturava até de olhar pra ele, então não podia ficar no colo, por isso foi carregado durante muito tempo em uma banheira infantil, dessas de dar banho em bebês.
Passamos por uma dificuldade tão tremenda como nunca antes, e foi então que muitas mãos me abençoaram de todas as cores e religiões, levando durante muito tempo o alimento para minha casa, fraudas, remédios...
E sabe aquele irmão que vi no sonho ser engolido pelo fogo?
Pois é, se desviou e foi para as drogas!
O fogo do mundo realmente o engoliu.
No mais, não vou escrever para não cansar tanto o leitor, mas em tudo Deus tem cumprido tudo o que vi em sonho naquela noite.
Então eu lhe pergunto;
Pode você, explicar isso?
"Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos."
Atos 2:17
Joel 2:28
Deus abençôe a todos.
http://icabode-foiseagloriadedeus.blogspot.com/
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com
2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.
3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.
4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.
Para mais informações, clique aqui!
Blog Bereianos!