Mundo virtual x líderes neopentecostais

.
É um fenômeno das igrejas neopentecostais: a denúncia de práticas de autêntica má-fé por obreiros ou pastores dissidentes de suas fileiras. Podemos notar que o alvo da maior parte das denúncias é sempre o produto principal das denominações. E com o Youtube, tudo pode ficar bem mais complicado. Vejamos dois casos de denominações com destaque no cenário nacional:

A Universal

Como a Universal tem o foco na teologia da prosperidade, as principais denúncias estão relacionadas à captação de recursos e ao seu destino.

Um dos casos mais célebres é o de Carlos Magno, que apresentou o vídeo de Edir Macedo com sua teologia do "dá ou desce" para a Globo. Estava ali a reposta da emissora carioca ao chute na santa do dia 12 de outubro de 1995 por um pastor da Universal. Com o Youtube, qualquer um pode ver o vídeo quando desejar, eternizando o "papo descontraído" de Edir ou a contagem dos dólares no fundo da igreja.

Há também o livro Nos Bastidores do Reino, de Mário Justino (disponível em PDF). Na introdução da obra, o ex-pastor da denominação declara:
Eu acredito que no Brasil essas vitimas [pessoas enganadas por líderes religiosos] sejam em grande número ex-pastores, missionários, evangelistas, obreiros, membros. Pessoas de boa fé que deram seus lombos para que sobre eles fosse construído o império de Macedo. Somente denunciando elas serão ouvidas.
A denúncia mais recente foi veiculada na Revista Época em setembro de 2009. Não precisa comprar a edição, é só procurar no site da revista. Uma parte das declarações de Gustavo Alves da Rocha, ex-pastor (foto ao lado, da Época):

Ele me ensinou o seguinte: como era uma igreja pequena, primeiro eu tinha de fazer um atendimento corpo a corpo, conversar com cada um dos membros da igreja, visitar a casa, participar da vida. Eu levantava toda a vida da pessoa e determinava o dízimo. E eu ia colocando isso na cabeça das pessoas. Elas chegavam para me contar alguma coisa: ‘Pastor, fui viajar e bati meu carro’. Eu dizia: ‘A senhora está sendo fiel no seu dízimo?’. Ela dizia que não. Então eu falava que era por isso que ela tinha batido o carro.

Em resposta, a Record exibiu uma reportagem com a ex-mulher de Gustavo, na qual ela negava todas as acusações e ainda afirmou que ele recebeu dinheiro para colaborar com a Época. Vídeo também disponível no Youtube.

A Mundial

O vídeo abaixo foi o inspirador deste artigo:



Particularmente, achei o vídeo muito fraco: não apresenta nenhuma prova a respeito do que afirma, como entrevistas com o ex-obreiro ou com os atores contratados. Também não explica quem são as senhoras da foto - eu imagino que sejam atrizes, mas faltou mostrá-las em um culto (talvez em uma trágica ironia com o "antes e depois" do milagre, que Valdemiro gosta tanto).

Mesmo assim, este vídeo demonstra que a dinâmica das denúncias também pode recair sobre a Mundial mais rapidamente do que imaginamos. Seguindo a mesma tendência da Universal, o ataque é ao produto principal da denominação. Neste caso, é a alegação de falsas curas que pode minar o diferencial da Mundial frente à sua concorrência e a credibilidade junto aos seus fiéis.

Conclusão

A tendência de escândalos criados por dissidentes parece continuar. Em um passado recente, quem estava em desacordo contentava-se em sair e em abrir outra igreja, caso de Valdemiro Santiago (ex-pastor da Universal que criou a Mundial). Contudo, alguns ex-participantes das denominações têm juntado provas e procurado os meios de comunicação com seu material.

Uma nova tendência pode estar começando com o mundo virtual. Acredito que as mídias autônomas, como os blogs, o Orkut e o Youtube podem revolucionar a dinâmica das denúncias. Retira-se do cenário o intermediário - emissoras e editoras - e o dissidente pode divulgar sua mensagem para todo o planeta. Inclusive sem comprometimento à sua pessoa (como mostrar o seu rosto) ou mesmo sem nenhum cuidado em levantar provas, como no caso do vídeo neste artigo.

É bom que os líderes das denominações neopentecostais tomem cuidado - agora não apenas com as Organizações Globo, mas também com o Acrobat Reader, o Orkut, os blogs e o Youtube!

Autora: Nani
Fonte: [ Nani e a Teologia ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

Graça e paz Ruy. Em relação a pessoas contratadas para se fingir de doentes não é nenhuma novidade, o Caio Fábio em um vídeo disse que o Morris Cerullo já fazia isso em suas campanhas. Isso é coisa velha, muito velha...
Fique na Paz!
Pr Silas

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!