Culto ao Personalismo, quando o pastor cai em tentação.

.
Por Renato Vargens

O neo-pentecostalismo traz em seu bojo uma forte ênfase ao personalismo. Com raríssimas exceções, as denominações neo-pentecostais usam e abusam da figura pública do pastor. Na verdade, elas dependem exclusivamente do aparecimento de personalidades carismáticas, cuja postura e comportamento impõem um estilo populista sobre a comunidade da fé.


Pois é, infelizmente, inúmeros líderes evangélicos têm contribuído para esse trágico culto da personalidade quando alegam possuir virtudes e dons especiais, atribuindo a si mesmos títulos como o de apóstolos, bispos e paipostolos.

Os reformadores protestantes do século 16 ao contrário dos simonistas pós-modernos, contestaram este pérfido sistema cujos líderes eram tidos como detentores de um poder espiritual especial. Para os apóstolos do primeiro século o que valia era o princípio bíblico de que todos os crentes são sacerdotes de Deus (I Pd 2.5,9; Ap 1.6) e, portanto, são todos iguais diante dele.

O pastor ao aderir ao personalismo cai em tentação, permitindo assim que o adversário de nossas almas o leve a cometer o pecado de querer ser igual a Deus. Como bem disse o Hermes Fernandes "Todo menino quer ser homem, todo homem quer ser rei, todo rei quer ser Deus..”

Pois é cara pálida, que o Senhor nos livre disso!

Pense nisso!

Renato Vargens
Fonte: [ Blog do autor ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!