Um pensamento sobre a função do canto no culto

.


Costumo ler o que alguns escrevem, no sentido de que uma das funções dos cânticos que entoamos no culto é de cunho didático. É dito que os cânticos possuem como uma de sua funções ensinar verdades bíblicas e doutrinárias.

Não nego que seja possível aprender por meio da música e dos cânticos. Um exemplo de que isso ocorre é a má influência que a moderna música gospel exerce sobre a vasta maioria dos membros das nossas igrejas. Se uma canção possui uma letra herética, obviamente, as pessoas que cantam tal música serão negativamente influenciadas. Cânticos, como "Restitui", inculcam e solidificam conceitos errôneos no ideário evangelical. Por outro lado, letras precisas do ponto de vista bíblico acabam contribuindo para a disseminação de conceitos ortodoxos a respeito de Deus, Cristo, a Igreja e etc.

Apesar dessa possibilidade, nego que essa seja a função precípua do canto no culto. Deus não ordenou o canto na sua igreja para que as pessoas possam aprender por meio dele. Esta é exatamente a função da pregação das Sagradas Escrituras. O Senhor ordenou que o seu povo cante para estimular as suas afeições diante da majestade do Ser divino e das suas gloriosas obras. Esta é a principal função do cântico no culto. Não é ensinar, embora o faça.

Concordo com Jonathan Edwards, que no seu famoso A Treatise Concerning Religious Affections afirma: "o dever de cantar louvores a Deus parece ser totalmente apontado para excitar e expressar afeições religiosas. Não há outro motivo para nos dirigirmos a Deus em verso, e não em prosa, e fazê-lo com música, mas apenas que é da nossa estrutura e natureza que estas coisas têm uma tendência a mover nossas afeições" (The Works of Jonathan Edwards. Vol. 1. Grand Rapids, MI: Christian Classics Ethereal Library, 2002. p. 1033).

O propósito do canto é afetar o nosso coração, despertando santos desejos, santas afeições, através das verdades bíblicas que cantamos.

***
Autor: Rev. Alan Rennê Alexandrino Lima
Fonte: Tribuna Charles Spurgeon
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!