Bíblia para quem não lê a Bíblia

.

Sou professor de História e como alguém que dedica muito tempo para leitura das mais diversas áreas e interesses, facilmente percebi com alguns anos de carreira que adolescentes e jovens tem pouco ou nenhum interesse por qualquer tipo de leitura. Acontece que a máxima cristã de nova criatura não atinge nem adolescentes, nem jovens, nem velhos nesse aspecto, quando esses acreditam ter aceitado a Cristo como “salvador de suas dívidas” e escape para “vossos cobradores” apegam-se a um novo tipo de bíblia, a ambulante, muito conhecido por apóstolo, profeta, pastor, discipulador, bispo ou levita.

Nesta semana, em um momento inesplicável, fiquei por talvez uns 5 minutos ouvindo, assistindo e tento enjôos, ao presenciar um programa da igreja universal, onde as pessoas relatavam que suas vidas haviam mudado após comerem de um pão consagrado e beber de uma água abençoada. Curioso, agüentei mais uns instantes, afinal, mesmo distorcendo tudo, a bispada sincretista da universal sempre encontra um versículo na Bíblia para justificar suas mandingas.

O versículo em questão era o de Êxodo 23.25, onde sutilmente e propositalmente teve palavras suprimidas (sem esquecer que a referência também foi suprimida, para que referência, ninguém vai ler mesmo). A Palavra diz: E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. No entanto no programa aparecia escrito: E ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. Alguém ou por simplicidade no coração ou por “estupidez espiritual”, poderia dizer que importa apenas a 2ª parte do versículo (tipo palavra em drops), mas para alguém que conhece a Palavra e as obras de tal denominação fica bem claro algumas coisas.

Porque pregariam tais bispos que é necessário SERVIR a Deus se nós temos até mesmo o poder de “determinar” o que Ele deve ou não fazer em nossa vida, se nós é que dissemos: “Não senhor, eu não aceito essa doença! Não aceito esse emprego! Me dá um aumento ou tu não é deus! Consome com meus inimigos porque é tua a vingança e eu a quero agora!”. Perceba, esses pastores não servem a Deus mas a seu próprio ventre, como então poderiam pregar: “Sirva a Deus para que Ele abençoe teu pão, tua água e tire de ti as enfermidades”? Seria muito contraditório (mesmo para eles).

Após suprimirem este versículo, para completarem suas estratégia de vendas de indulgências e ícones da cristandade pós-moderna medieval, alteraram até a compreensão de nosso próprio vernáculo. Para que pudessem “distribuir” os pães e copos com água consagrados, fizeram a seguinte interpretação. Deus disse: se você comer do pão e beber da água abençoada, será curado. Ora, dentro do contexto em que aquela palavra se aplica e na sua própria construção como frase, o que lemos é: Deus abençoará teu pão e tua água e te curará, independente se você vai comer ou beber da água, não é no pão ou na água que está o poder (Deus não precisa de água ao pão para curar, Sua Palavra, não a sua mas a de Deus, tem Poder)... mas aí como eu vendo, digo, distribuo meu pão e água miraculosos?

Esse foi apenas um exemplo das tantas distorções que acontecem na Palavra em prol desses inúmeros ministérios, imagine se o bispo continuasse lendo todo o texto e terminasse com: não fareis aliança com os que não são do povo (v.32)? Não dá né? Uma outra muito famosa, é a de Lucas 12.31, que diz: Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Aqui é a troca da palavra “estas” que nos remete ao que Cristo lista-nos nos versículos anteriores (comida, vestuário e habitação) para a palavra “demais”. Alguém mais uma vez pode dizer que estou vendo ondas onde só há marola, mas não. Amados, quando digo “demais” estou dizendo emprego, carro, celular novo, viagens a Disney... não digo que Deus não possa te abençoar e te proporcionar tudo isso, mas não era essa a preocupação de Cristo e portanto não foi isso que ele falou... mas como escrevi lá no início deste pequeno artigo... pastores, apóstolos e bispos são hoje a bíblia dos que não lêem a Bíblia. Afinal a letra mata não é mesmo? Então melhor não ler.

Autor: Daniel C. Cesar
Via e-mail
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!