Artistas gospel: pregar ou louvar, só pagando

.
http://www.blogflaviopereira.com.br/wp-content/uploads/2009/01/dinheiro.bmp


“E ordenou ao povo, que morava em Jerusalém, que desse a parte dos sacerdotes e levitas, para que eles pudessem se dedicar à lei do SENHOR.”
– 2 Cr 31.4


“Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: digno é o obreiro do seu salário.” – 1 Tm 5.17-18

“E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam, dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores.” – Lc 19.45-46

Estava procurando material na internet para o assunto da semana desse blog quando me deparei com o site da Agência Videira, autodenominada “agência de conteúdo cristão – produzindo os melhores frutos”. Naveguei pelo site, para conhecer o trabalho da tal agência, e pasme! o principal produto é o agenciamento de pastores e cantores gospel. Semelhante a esse, há o site M2B Produções e Eventos.

A empresa Videira oferece vários serviços: construção de sites, gerenciamento de internet, representação comercial e agenciamento de cantores e pastores, assessoria de imprensa, campanhas de marketing via internet, produção de shows e eventos gospel, entre outros. Antes de qualquer coisa, gostaria de deixar claro que, conforme a Bíblia, todo o trabalhador é digno do seu salário, e assim nada mais justo do que cobrar pela criação e manutenção de um site, mesmo que seja da igreja ou de um pastor ou cantor gospel. Também não é ilegal eu indicar um pastor ou cantor para pregar em algumas igrejas, aliás é até bom, pois é uma forma de expandir a pregação do Evangelho.

O problema, aqui, é a negociação do Sagrado.

Anteontem tivemos a notícia da morte do cantor Michael Jackson. Ele, sem sombras de dúvida, foi um dos maiores cantores, considerado o rei do pop. Seu modo de dançar cativou a gerações. Eu mesma ontem relembrei, durante a visualização de alguns clipes, os passinhos que ensaiava com minhas amigas quando criança/adolescente. Se não tivesse morrido, Michael Jackson cumpriria uma jornada de shows que lhe renderia milhões de dólares. Nada mais justo, o artista tinha um grande talento e cantava para a glória própria. O cachê fazia parte do jogo, ele entretinha o público e esse pagava para receber esse entretenimento.

Mas Igreja não é lugar para entretenimento, para auto-glorificação, para enriquecimento utilizando-se das coisas sagradas!!!

Qual deveria ser a função do cantor gospel? A de levar as pessoas a adorarem a Deus, apenas. Um cantor gospel não está ali para dar espetáculo, para ser ovacionado pelo público (embora o público evangélico ande muito confuso, aplaudindo o cantor ao invés do Criador), para ficar rico: está para servir a Deus. Entendo que o glamour do mundo possa mexer com muita gente, mas os cristãos não podemos nos associar com o mundo, que jaz no maligno, mas buscar a aproximação com Deus.

Qual deveria ser a função de um pastor? Em primeiro lugar, pastorear suas ovelhas, se preocupar com elas, levanta-las todas as vezes que caírem, ensinar-lhes a Palavra de Deus, a Palavra de Vida. Um pastor não pode usar da Palavra para enriquecer, para se engrandecer, para querer aparecer mais do que os outros. Se Deus quisesse que seus sacerdotes fossem pessoas cheias de honra, glória e poder, nomearia reis, não pastores de ovelhas.

É muito triste ver que o principal objetivo de um cantor gospel não é mais levar a Palavra de Deus através da música, mas gravar um CD de sucesso e ganhar dinheiro com sua venda e com a realização de shows. Quem tem sorte e conhecimento na área, consegue um contrato com alguma grande gravadora gospel e, de tanto seu CD tocar nas rádios que fazem parte do esquema, torna-se um sucesso nacional. Quem não tem tal sorte ou conhecimento, mas tem o mesmo sonho de sucesso usando do nome de Deus, faz assim: http://rn.quebarato.com.br/classificados/banda-gospel-__49420.html.

Exposto tudo isso, vou copiar alguns textos do site da Agência Videira:

Página sobre Representação Comercial
Nesse serviço estão incluídos gestão e negociação de agenda, gerenciamento e marcação de ensaios e sessões de fotos, envio de materiais e informações para contratantes em geral, atendimento relacionado ao artista via site, e-mail e telefone, negociação de direitos de imagem para campanhas publicitárias, negociação com gravadoras e contratantes em geral e negociação de liberação de musicas para novas gravações (no caso de compositores).
Custo Mensal do Serviço: R$ 249,00 + percentual a ser negociado

Agenciamento de pastores e cantores gospel
“O Agenciamento é realizado através de um pacote de serviços prestados aos cantores, bandas e pastores que tenham o perfil desejado pela empresa e tenham grande potencial de mercado. Os artistas agenciados têm acesso aos serviços da empresa sem custo fixo mensal, e têm preferência na alocação em eventos da empresa e eventos de parceiros e clientes. (…)O serviço de agenciamento não pode ser contratado, uma vez que é a Videira que define quem são os clientes-artistas que receberão essa modalidade de serviços.”

Assessoria de imprensa para cantores gospel
“Novos cantores e bandas de pequeno e médio porte, geralmente têm orçamento reduzido para investirem em marketing e comunicação. Isso dificulta o processo de promoção do artista, uma vez que o custo das mídias tradicionais (rádio, TV, jornais e principais revistas) é extremamente alto. Com isso, exige-se que os investimentos de mídia e promoção tenham os menores custos possíveis com o maior retorno possível. (…)A Videira tem atualmente, um banco de dados dos principais jornalistas, através de parcerias com empresas de mídia, e oferece aos seus clientes o serviço de assessoria de imprensa. Nesse serviço estão incluídos: criação de releases com temas de interesse da imprensa (lançamento de CDs, eventos, participação em outros CDs, gravação de novos CDs e etc) para serem enviados à nossa base de dados de jornalistas com total possibilidade de segmentação de imprensa por área geográfica e canal de mídia (jornal, revista, site…) e envio de release e informações solicitadas por outros jornalistas. Custo Mensal do Serviço: R$ 249,00

Produção de shows e eventos
“Eventos proprietários: são eventos realizados por empresas visando atender um determinado público, no nosso caso, o público cristão. Nesses eventos, o que se procura é gerar identificação do público com a empresa ou marca contratante, através de experiências vivenciadas nesse evento. Com isso, nós atuamos no planejamento e elaboração do projeto do evento com a empresa interessada, definindo público alvo do evento, artistas com perfil desejado, principais mídias para divulgação e realizamos toda a produção do evento, contando com o suporte financeiro da empresa contratante.”


Como se pode perceber, não há a menor preocupação com o servir a Deus, com o levar o público a Cristo, com o abençoar a igreja onde se fará o evento (esse é o termo que o próprio site utiliza para denominar culto ou momento do louvor): a única preocupação é a de fazer o artista (não mais pastor ou cantor gospel) ter sucesso, e com isso lucrar em cima dele, e ao mesmo tempo faze-lo lucrar para si também. É o mercado do culto ao MAMON, não a DEUS. E o pior é que muita igreja tem se deixado levar por esse mercado demoníaco, aceitando pagar altos cachês a “artistas gospel” para que preguem ou cantem na denominação, e quem sabe assim novos fiéis sejam atraídos, ou aumente a arrecadação pelo menos no dia do “evento”! Quem é mais corrupto: quem corrompe ou quem aceita ser corrompido?

Creio que cantores e pastores devam receber por seu trabalho na igreja, até porque precisam se manter, mas não creio que seja de Deus a cobrança de cachês pré-estipulados, ou a contratação de empresas que resolvam esse parte burocrática, intermediando contratos. Será que Deus se alegra quando uma igreja tenta trazer um pastor ou cantor, mas tem seu pedido recusado por não ter o dinheiro que lhe é solicitado? Será que a pregação da Palavra e o louvor têm um preço, e por isso só quem pode mais tem direito a receber a “bênção”? E será que Deus verdadeiramente age em meio a tamanha corrupção, ou será que os “artistas” já perderam sua unção e, para compensar, utilizam de artíficios que a falsificam, como tentar emocionar a platéia e incentivar a manifestação de “fogo estranho”, como crente girando mais do que orixá no terreiro, mas achando que é obra do Espírito Santo?

É fato que, em muitos shows e eventos gospel, quem discerne só vê emocionalismo e manifestações da alma ou sei lá do quê. Será esse o motivo pelo qual, apesar da grande quantidade de eventos que propagandeiam avivamento, esse avivamento nunca chega? No ano seguinte o fiel vai de novo, acha que é bênção, fica bem uns dois dias e depois tudo volta a ser como antes, com a mesma pequenez espiritual.

Seria tão melhor se nós, cristãos, fôssemos sinceros conosco mesmo, com Deus e com os demais, ao invés de nos escondermos num falso traje de santidade! Tão bom seria se aqueles que almejam fama e sucesso lutassem por isso, mas num ambiente secular, não usando do santo nome de Deus… Um pastor pode estudar e fazer sucesso dando palestras sobre outros assuntos; um cantor ou músico, fazendo música secular. Não podemos vender o que não é nosso. Não podemos vender ou comprar a Deus, como muitos fazemos todos os dias. Os mercadores do templo aprenderam essa lição do próprio Jesus, da forma mais drástica possível.

Para o Espírito Santo agir, é necessário que os “artistas” se dispam de si mesmos e Lhe dêem lugar. É necessário nos arrependermos e renunciarmos a Mamon, buscando verdadeiramente a Deus. Satanás disse a Jesus: “te darei tudo se me adorares”, e ele realmente dá fama, sucesso e dinheiro para quem o adora consciente e até mesmo inconscientemente. Infelizmente, muitos que prosperam nas igrejas pensam que é obra de Deus, mas não é. Maldita teologia da prosperidade.

Fonte: [ Uma estrangeira no mundo ]
..
Imprimir ou salvar em PDF

1 comentários:

E os levitas, que eram cantores, todos eles, de Asafe, de Hemã, de Jedutum, de seus filhos e de seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com saltérios e com harpas, estavam em pé para o oriente do altar; e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas).
2 Crônicas 5:12
Nesse evento os cantores cantavam para a glória de Deus. Notem que eles foram ao templo pra louvar à Deus e fizeram isso sem uma platéia presente. Não era um show, não tinha ninguém para aplaudi-los. Esses sim são os verdadeiros Levitas.

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!