Refutação ao apostolado contemporâneo [Parte 7]

.
Continuação...

7ª Análise: Atos 3:21 – Esta passagem se refere à Restauração dos Apóstolos e Profetas nos dias de hoje?

"O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio."

Talvez este seja o texto mais utilizado na Bíblia em que os defensores do apostolado contemporâneo utilizam para defender a tão chamada "restauração apostólica". Eles dizem que: a "restauração de todas as coisas" significa a restauração dos apóstolos e profetas. Com isso, dizem que esta passagem seria profética para o ressurgimento dos mesmos, pois tais dons haviam sido perdidos durante a história da Igreja por causa da "incredulidade e da tradição da Igreja". (fonte da afirmação: http://fundamentoapostolico.blogspot.com ).

Porém, após uma análise exegética correta nesta passagem, veremos facilmente que esta interpretação dos mesmos está totalmente fora de contexto do sentido original.

Quando o Apóstolo Pedro disse "aos tempos da restauração de tudo", ele se referia exclusivamente à volta de Jesus. A "restauração" nesta passagem é o "cumprimento" ou "estabelecimento" das profecias ditas pelos profetas (Isaías 34:4; 51:6; 65:17; etc), ou seja, a consumação do reino na volta de Jesus.

Em nenhum lugar nas escrituras encontraremos algum versículo que afirme que os apóstolos e profetas seriam restaurados nos últimos dias, nem no tão utilizado texto de Joel 2:28-31 em que os defensores do apostolado contemporâneo insistem em dizer que seria uma profecia para esta suposta restauração (Clique aqui para ver a refutação referente a esta passagem).


Alguns comentaristas dizem que esta restauração seria a do povo de Israel, da nação Israel, tendo em vista sobre o que é tratado no contexto (clique aqui para entender o contexto). Porém, tal restauração será cumprida "somente" na volta de Jesus Cristo.

Vejamos o que alguns dos melhores e renomados comentários Bíblicos dizem a respeito desta passagem:

É verdade que a messianidade de Jesus ainda não havia sido reconhecida fora da igreja, e não o seria enquanto ele não voltasse. No entretempo, o Senhor deve ficar no céu: "convém que o céu o contenha", não como se gozasse uma espécie de aposentadoria, mas ei-lo governando a igreja e o próprio mundo até os tempos da restauração ("tempos" é tradução literal; talvez Pedro tenha usado o plural a fim de transmitir a idéia de que o evento ainda estaria muito longe; cp. v. 20) "tempos da restauração de tudo" [por Deus]. Num sentido sumamente importante, a renovação de todas as coisas já havia começado com a primeira vinda de Jesus — e até mesmo antes, com a chegada de João Batista (cp. Malaquias 4:5s.; Mateus 11:14; 17:11). Todavia, o pensamento aqui é o da consumação do reino na volta de Jesus. Esta mensagem havia sido proclamada por Deus há muito tempo por meio de todos os seus profetas (cp. v. 18; Isaías 34:4; 51:6; 65:17; etc).

Fonte: Novo Comentário Bíblico de Atos - David J. Williams



Outro comentário:

Até aos tempos da restauração de todas as coisas (21). Em lugar de restauração (reintegração) leia-se "estabelecimento" ou "cumprimento". O sentido é: "até ao tempo em que tudo quanto Deus falou pelos profetas tiver sido cumprido".

Fonte: O Novo Comentário da Bíblia - F. Davison



Portanto, concluímos que não há absolutamente nada neste texto que indique alguma restauração preliminar de apóstolos e profetas antes da vinda de Jesus Cristo. É totalmente equivocado basear-se nesta passagem para afirmar que a mesma atesta a "restauração apostólica".

Continua a série de refutações nas próximas postagens...

Veja as postagens anteriores desta série de refutações, clicando aqui!


Ruy Marinho
Fonte: [ Bereianos ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

7 comentários

Ruy, uma dúvida

então não poderiam haver profetas (referindo-me ao dom de profecia) hoje em dia?

Responder

O problema do apóstolo não é o apóstolo em si, mas qual o motivo que leva uma pessoa a se tornar um, na Bíblia eu não vi em nenhum lugar (nem na contra-capa) a indicação de organismos e entidades humanas decretando que fulano vai ser apóstolo, será que a humildade que leva um servo a alcançar tão elevado posto, será a mansidão ou qualquer outro fruto do Espírito, teremos de prestar atenção nas "entrelinhas" deste ato, ou seremos "vacas de presépio".
Grato!

Responder

Olá André Luís.

Primeiramente agradeço pela sua particição no Blog Bereianos. Muito obrigado.

Na minha opinião, não existem nem apóstolos, nem profetas nos dias de hoje. Se quiser posso lhe explicar mais detalhadamente por e-mail: bereianos@hotmail.com

Grande abraço em Cristo!

Responder
Anônimo mod

Penso que está a haver um problemas de numeração dos artigos ou então um erro na continuação do mesmo. Este deveria ser a 7ª análise e não a 8ª.
Ou estou enganado.
Desde já agradeço muito este trabalho que tem sido desenvolvido ao redor desta temática.

Abraços

Responder

Olã irmão "anônimo".

Obrigado pela sua observação, realmente esta postagem é a 7ª e não a 8ª. Já fiz a alteração, ok!

Grande abraço, em Cristo!

Responder

O mandato apostólico também se encontra em At. 13:47.
Onde encontraram eles essa comissão?
De onde lhes veio?
Esta é a palavra profética que falou Isaias centenas de anos antes, Is. 49:6. Isaias estava profetizando acerca da grande comissão dos últimos tempos e a unção dos últimos tempos para os apóstolos.

Sobre a base desta palavra profética, Paulo e Barnabé foram as nações levando salvação e libertação. Esta comissão é para os confins da terra, Ito é o mesmo que as ultimas partes da terra. Dito por Jesus em At. 1:8

O Senhor ordenou aos apóstolos e os pôs como luz entre os gentios (nações). Ser colocado significa ser nomeado. Eles foram nomeados para trazer a salvação até o ultimo da terra. Isto é o que faz o ministério apostólico, muito além do limite da igreja local. O ministério apostólico traz luz (revelação) para as nações e al mesmo tempo salvação (liberação).

Responder

Olá Wilson.

Primeiramente obrigado pela sua participação no Blog Bereianos.

Sua análise está correta, porém somente até a primeira parte de sua última frase...

O grande problema está exatamente em "provar" biblicamente que o ministério apostólico continua até os dias de hoje ou que haveria - nos últimos dias que antecedem a volta de Cristo - de ter uma restauração no ministério apostólico.

Não há sustentação exegética para tal afirmativa.

Fique a vontade se caso você queira colocar seu ponto de vista teológico. Terei o prazer de estudar contigo.

Graça e Paz!

Responder

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!