Refutação ao Apostolado contemporâneo [parte 04]

.

Continuação...

4ª Análise: De acordo com Atos 14:14, Barnabé foi um Apóstolo como os demais?

“Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão...”

Este texto que liga a palavra “apóstolo” com Barnabé é altamente utilizada para defender que existia o “ministério dos apóstolos” não somente para os 12 restritos que JESUS escolheu, mas que tinha outras pessoas que tinham este mesmo dom.

Porém, neste caso há duas possibilidades a ser analisadas devido ao contexto. É possível que as referências em At. 14 tenham o sentido mais técnico da palavra, ou seja, “apóstolo” no sentido de “enviado”, mais amplo e não restrito aos Apóstolos nomeados por Cristo. Neste caso, considerando-se todos os dados do contexto, e a maneira altamente seletiva na qual o Novo Testamento intitula uma pessoa como apóstolo, se o texto indica que Barnabé era apóstolo no sentido mais restrito pode-se deduzir que ele também possuía as mesmas qualificações dos demais apóstolos.

É mais provável, porém, que o sentido da palavra em At. 14 é o mais amplo, já que Paulo e Barnabé tinham sido enviados para uma missão pela igreja em Antioquia (At 13:1-4), à qual deveriam prestar contas quando completassem a determinada obra (cf. At. 14:27). Portanto, é mais coerente afirmar que Barnabé foi um “apóstolo” no sentido mais amplo da palavra, ou seja, foi “enviado” juntamente com Paulo que, apesar de ser um “apóstolo” no sentido restrito da palavra, nesta passagem o nome “apóstolo” utilizado significa tão somente “enviados” (ποστέλλω = Grego: enviar).

Autor: Marcelo Parga de Souza
(extraído do site www.agirbrasil.org)

Continua as refutações nas próximas postagens...
.

Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!