Idolatria Gospel.

.
Pergunta: Alguns homens e mulheres são ávidos seguidores de alguns autores, pastores e cantores cristãos, que até parecem um fã-clube. É errado?

Resposta: Há pouco tempo, minha amiga Kim Hill e eu estávamos discutindo enquanto jantávamos em um restaurante. Não me lembro ao certo o tema da conversa, mas lembro que logo após eu ter dito algo ruim, um grupo de mulheres atentas se aproximou e disse que haviam visto Kim dirigir o louvor e ouvido minha palestra em uma conferência nacional de mulheres. Permaneceram por alguns instantes falando sobre o quanto nos admiravam.

Assim que nossas admiradoras foram embora, Kim e eu permanecemos caladas, olhando uma para a outra. Aquelas mulheres só conheciam nosso melhor comportamento no palco de um grande evento cristão. Não conheciam nossas desavenças bobas e nosso orgulho. Decidimos naquele momento que merecíamos comer as tortillas que tanto desejávamos, pelo resto da noite. Nem imagino o quanto mulheres conhecidas, como Beth Moore e Kay Arthur, são abordadas por fãs que as adoram e as admiram muito. E mesmo que esses fãs que as adoram sejam bem-intencionados, esta afeição excessiva não tem o foco correto. Só porque alguém canta, ensina ou escreve livros não significa que seja digno de exaltação. Todos os seres humanos estão quebrados pelo pecado e precisam desesperadamente de um Salvador, até aqueles que foram presenteados com talentos que resultam em apresentações públicas. Honestamente, idolatrar o comportamento de outros cristãos é contrário ao evangelho, é como alguém que está morrendo de sede e fica encantado com a garrafa plástica de água, em vez de ansiar pela água da vida que flui dentro da garrafa!

O que Deus fala a respeito disso? - A Bíblia deixa claro que as pessoas não merecem pedestais. Por exemplo, há um momento estranho em Atos quando um homem chamado Cornélio se ajoelha como se quisesse expressar sua estima pelo apóstolo Pedro. Pedro responde encorajando-o a canalizar sua admiração para um alvo maior: “Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o. Mas Pedro o fez levantar-se, dizendo: ‘Levante-se, eu sou homem como você’” (Atos 10.25-26).

Este tema também é abordado em Hebreus, onde um sábio e anônimo pastor explica a supremacia de Cristo para um grupo de fãs de Moisés: “(...) fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos (...) Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, da mesma forma que o construtor de uma casa tem mais honra do que a própria casa. Pois toda casa é construída por alguém, mas Deus é o edificador de tudo. Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que havia de ser dito no futuro, mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus, e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos” (Hebreus 3.1-6).

Como isso me afeta? - Adoração não foi planejada para ser apenas horizontal. Deus nos criou para adorá-lo, expressando verticalmente nosso louvor e adoração para ele. Pessoas se enganam e criam pedestais, seres humanos não podem preencher totalmente o vácuo de nosso coração, espaço criado para Deus. Somente Jesus pode preencher. Ele é o único que merece toda a nossa adoração.

Portanto, da próxima vez que você for a uma conferência cristã, acampamento, concerto, repita para você mesmo: “A base é nivelada aos pés da cruz.” Então coloque seu foco na adoração a Jesus e não na mulher que está segurando o microfone!

Lisa Harper é mestre em teologia com ênfase em estudos bíblicos pelo Covenant Theological Seminary, em St. Louis (EUA). É palestrante e escritora de diversos livros. Mais informações sobre a autora: www.lisaharper.net


Fonte: [ Cristianismo Hoje ]
.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!