Refutação ao Apostolado contemporâneo [parte 03]

.

Continuação...


3ª Análise: 1 Co 3:10 – Esta passagem anuncia que os apóstolos modernos iriam continuar a inserir o fundamento da Igreja?

"Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele".

Segundo alguns defensores do Apostolado Contemporâneo, esta passagem, quando fala “e outro edifica sobre ele”, dizem ser os “apóstolos de edificação”, enquanto o primeiro é o “Apóstolo de fundação – Paulo”.

Os apóstolos contemporâneos chegam até a tomar para si mesmo o texto de I Coríntios 9:2-3 fazendo da defesa do apóstolo Paulo sua defesa.

Porém, uma simples análise do texto em enfoque desanuviará as dúvidas de um leitor leigo e atraído pelo discurso herético desse pregador.

Vejamos o contexto:

Pela inveja e contenda existentes na Igreja de Corinto (v.3), Paulo adverte que os coríntios eram "carnais". Havia declaradamente (v.4) uma intriga entre os que foram batizados por Paulo e os que o foram por Apolo. Paulo os adverte dizendo que ambos eram apenas "homens e servos pelos quais crestes" (v.5). Nesse cenário, Paulo fazendo-se igual a Apolo, ilustra o relato com uma lavoura e um edifício, dizendo: "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus" (v.9). Então chegamos no ponto da discussão: "... pus eu como sábio arquiteto, o fundamento (semeei a palavra - v.6), e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele". Embora os teólogos contemporâneos afirmem que "o outro" é Apolo, não podemos aplicar essa interpretação a qualquer pessoa que diz ter uma revelação apostólica de Deus. Isso é contra a própria Bíblia (Apocalipse 22:18). Ademais, contanto que o texto trate no v. 10 de Apolo, em nenhum momento dá brechas para que os apóstolos contemporâneos vejam a si mesmo como um "apóstolo de edificação". A Bíblia não faz tal divisão de apostolado. Na continuação do contexto, os versos 12 a 15 deixam claro que a construção do edifício simboliza a contribuição de cada membro para essa finalidade, visto que expressões pessoais (esse sofrerá prejuízo, entre outras) fica patenteada no contexto demonstrando que cada um prestará contas da sua parte no edifício levantado sobre o fundamento que é Jesus Cristo.


Continua as refutações nas próximas postagens...

Ruy Marinho
Fonte: [ Bereianos ]

.
Imprimir ou salvar em PDF

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:

1 - Poste somente o necessário. Se quiser colocar estudos, artigos ou textos grandes, mande para nós por e-mail: bereianos@hotmail.com

2 - A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários com conteúdo ofensivo não serão publicados, pois debatemos idéias, não pessoas. Discordar não é problema, visto que na maioria das vezes redunda em edificação e aprendizado. Contudo, discorde com educação e respeito.

3 - Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

4 - A aprovação de seu comentário seguirá os nossos critérios. O Blog Bereianos tem por objetivo à edificação e instrução. Comentários que não seguirem as regras acima e estiver fora do contexto do blog, não serão publicados.

Para mais informações, clique aqui!

Blog Bereianos!